[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sexta Março 7 13:45:42 BRT 2014


Alisson,

Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
encontrar.

Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos", uma
caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é alicate
para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei conhecendo e
comprando para facilitar o trabalho.

Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio quanto aos
conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele mesmo fez,
usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.

As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
tempo vou criando as minhas.

O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.

O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;

Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as telas
com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A tampa da
caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de permanência
na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e leva-as para lavagem
(esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado o processo de
secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não mostrou pra mim
nenhuma estufa.

Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só que
eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após passar a
tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.

E pronto!

Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da tinta
para que não fique manchas na estampa.

Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o processo
no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.

Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
aprenderei mais.

O que está me preocupando é a mesa serigráfica.

A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.

O Carroussel com 1 berço, tipo
rototec<http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras>,
eu encontro usada a partir de R$
450,00<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM>.
Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$
850,00<http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>

Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.

A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a produção e
diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente, não sei
se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço, somando
isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e carregando
tintas e apetrechos...

A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e você não
precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá que  se
mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém os
vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
produção também é maior.

Qual sua opinião, Alisson?


Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com> escreveu:

> Olá Douglas!
>
> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e não sei
> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me desculpe se
> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
>
> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava muito
> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você pensar no
> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma mesa
> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois últimos
> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar projetos
> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
>
> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar por aí
> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva para
> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
> exatamente estes os meses ruins).
>
> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando uma
> vasculhada pela net encontrei este aqui:
>
> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de equipamento
> depende do tamanho da sua operação.
>
> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
>
>
>
> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela>os
> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
> >
> >
> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> escreveu:
> >
> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei instruir
> > meus
> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando as
> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se importam
> > com
> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma história
> > que
> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
> defeito
> > de
> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não tinha
> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
> Imagem,
> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É. Então
> me
> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só comentei
> > por
> > > comentar.
> > >
> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras ao
> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou investindo
> em
> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos utilizar.
> Foi
> > o
> > > que decidi!
> > >
> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois está
> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante, pois
> > com
> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo que
> > não
> > > seja a minha.
> > >
> > >
> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
> > >escreveu:
> > >
> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não
> > sei.
> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a 300
> > >> dpis
> > >> mesmo.
> > >>
> > >>
> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> > >> escreveu:
> > >>
> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho,
> > podem
> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo,
> > >> mantendo
> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que
> > >> houvesse
> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que
> > devemos
> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível
> nas
> > >> mãos
> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é
> mesmo
> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos,
> > como
> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades
> > que
> > >> os
> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os Softwares
> > >> > Gráficos Livres.
> > >> >
> > >> >
> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> > >> escreveu:
> > >> >
> > >> > Mozart Couto,
> > >> >>
> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes
> para
> > >> uma
> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as
> > >> empresas
> > >> >> se
> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha
> > amarga
> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego
> > >> algum
> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu
> estava
> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um
> > >> arquivo
> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as
> > >> >> imagens
> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
> > >> >>
> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
> > realmente
> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo
> > no
> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante
> > realizar
> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos
> e
> > a
> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
> > >> >>
> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
> > trabalhos e
> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
> experiência
> > >> de
> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho
> final
> > >> isso
> > >> >> tudo.
> > >> >>
> > >> >>
> > >> >>
> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> > >> >> escreveu:
> > >> >>
> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio
> > >> parada. É
> > >> >> uma
> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar
> > >> como
> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
> > >> >> posterior e
> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o
> > >> perfil
> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado,
> > claro,
> > >> no
> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos
> > se
> > >> >> tem um
> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
> > programas
> > >> (
> > >> >> no
> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
> > >> >> tratando
> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set
> -
> > >> >> livros,
> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
> > Gostaria
> > >> de
> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria
> > >> mesmo o
> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse,
> > mas
> > >> >> ainda
> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os
> > outros
> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
> muito o
> > >> que
> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu
> > tenha
> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho
> > >> com as
> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva,
> FTD e
> > >> >> outras)
> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão
> > sempre
> > >> sai
> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda
> acho
> > >> que é
> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e
> seus
> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK
> > >> fique
> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
> > >> interessarem.
> > >> >> > Obrigado.
> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são
> > >> muito
> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
> > >> >> >
> > >> >> >
> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> > >> >> escreveu:
> > >> >> >
> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico
> > >> contente
> > >> >> que
> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
> > >> >> > >
> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre
> > enchi o
> > >> >> saco
> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
> > >> >> > >
> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
> > >> >> Certificação
> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
> > >> >> > >
> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
> > >> >> realmente
> > >> >> > eu
> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
> > >> >> conhecimento
> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de
> > explicar
> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo
>> > >> >> voltas!
> > >> >> > >
> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que
> > >> raios
> > >> >> de
> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos
> > no
> > >> >> vídeo.
> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
> chamado
> > >> >> muito a
> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em
> > relação
> > >> a
> > >> >> cada
> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
> vídeo.
> > >> >> > >
> > >> >> > >
> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda
> > visual.
> > >> E
> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
> > >> >> > >
> > >> >> > >
> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha...
> > só
> > >> não
> > >> >> > sei
> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é
> > >> igual do
> > >> >> > > vídeo...
> > >> >> > >
> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis
> > da
> > >> >> > > Adobe<
> > >> >> > >
> > >> >> >
> > >> >>
> > >>
> >
> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
> > >> >> > > >que
> > >> >> > > encontrei nesse
> > >> >> > > tutorial<
> > >> >> > >
> > >> >> >
> > >> >>
> > >>
> >
> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
> > >> >> > > >.
> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
> > /home/<user>/.local/share/icc
> > >> >> porém
> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem
> > >> sabia
> > >> >> que
> > >> >> > > possuía.
> > >> >> > >
> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores.
> > Como
> > >> >> > sempre
> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
> > >> >> > definindo e
> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando
> > >> alguma
> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum
> > >> trabalho
> > >> >> que
> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre
> > >> >> atendi.
> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
> > >> esclarecendo
> > >> >> as
> > >> >> > > minhas também.
> > >> >> > >
> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é
> > em
> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
> cromia,
> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
> rápidos e
> > >> >> ganhos
> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço
> ideia
> > >> de
> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno
> > ou
> > >> >> não.
> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
> > >> >> > >
> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
> > >> comentários
> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
> > >> utilizado
> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas
> > >> nunca
> > >> >> por
> > >> >> > > terminal.
> > >> >> > >
> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já
> > >> tinha
> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
> > Photoshop,
> > >> >> > imprimia
> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as
> > >> >> retículas
> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é
> > claro
> > >> >> que
> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
> > >> >> diretamente
> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e
> trocar
> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
> > >> >> > >
> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas,
> > >> João e
> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
> Estamparia
> > em
> > >> >> > tecido
> > >> >> > > mesmo?
> > >> >> > >
> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
> > >> equipamento
> > >> >> > > também.
> > >> >> > >
> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual),
> > Mesa
> > >> >> > > plana<
> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
> > >> >e
> > >> >> > > Carroussel<
> > >> >> > >
> > >> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
> > >> >> > >...
> > >> >> > > aí vai as perguntas:
> > >> >> > >
> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
> > >> >> > >
> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
> > >> >> > >
> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
> > >> equipamentos?
> > >> >> > >
> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
> acima).
> > >> Achei
> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
> > >> >> espaço...
> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o
> > seria
> > >> >> mais
> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
> > >> >> > >
> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem
> os
> > >> >> custos
> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
> > internet,
> > >> >> acabei
> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo
> > chegar a
> > >> >> oito
> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
> > >> terminar de
> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro
> e
> > >> ter
> > >> >> > noção
> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
> > >> serralheiro
> > >> >> > será
> > >> >> > > baixa...
> > >> >> > >
> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
> > >> >> > >
> > >> >> > >
> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
> > >> jsbueno em python.org.br
> > >> >> > > >escreveu:
> > >> >> > >
> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
> > >> >> > > >
> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão
> > >> rápido
> > >> >> e
> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
> > >> >> > > >
> > >> >> > > >
> > >> >> > > >   js
> > >> >> > > >  -><-
> > >> >> > > >
> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse
> > >> >> filtro.
> > >> >> > E,
> > >> >> > > > como
> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
> > Separate+ e
> > >> >> > > marquei a
> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
> arquivo
> > >> com
> > >> >> > > quatro
> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
> aplicada,
> > >> assim
> > >> >> > você
> > >> >> > > > tem
> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
> > Mencionei
> > >> >> seu
> > >> >> > > nome.
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> > >> >> > > > >
> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
> wederclay em gmail.com
> > >:
> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não
> > vai
> > >> >> dar
> > >> >> > > > certo,
> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o
> aquivo
> > >> >> final
> > >> >> > > para
> > >> >> > > > >> que o
> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk
> > >> screen,
> > >> >> além
> > >> >> > > da
> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
> > >> >> > > > possibilidade de
> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem
> ser
> > >> bem
> > >> >> > > maiores
> > >> >> > > > >> que o
> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
> > >> >> revelar a
> > >> >> > > > tela.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
> > >> sugestão:
> > >> >> se
> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o
> > tamanho
> > >> e a
> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de
> gerar
> > >> >> canais
> > >> >> > > CMYK
> > >> >> > > > >> com
> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
> comando é
> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem
> > >> tempo
> > >> >> > agora,
> > >> >> > > > mas
> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante
> de
> > >> usar
> > >> >> > que
> > >> >> > > > >> o ghostscript -
> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente
> e
> > >> até
> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
> > (filtros
> > >> de
> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
> > >> >> manualmente
> > >> >> > uma
> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria
> > estar:
> > >> >> por
> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta
> > >> puro -
> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se
> > >> >> estiver
> > >> >> > por
> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
> manualmente
> > >>  a
> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano
> > onde
> > >> não
> > >> >> > > > >> queria.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem",
> é
> > >> até
> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo
> > que
> > >> não
> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o
> LPI
> > >> para
> > >> >> > > > alterar o
> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em
> > pontos
> > >> >> > maiores
> > >> >> > > > que
> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de
> > qualquer
> > >> >> > forma.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com
> o
> > >> >> comando:
> > >> >> > > gs
> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
> Documento-1.ps
> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma
> imagem
> > >> >> > > importada)
> > >> >> > > > -
> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti
> o
> > PS
> > >> >> com o
> > >> >> > > > >> comando
> > >> >> > > > >> > acima.
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que
> > conheço
> > >> de
> > >> >> > > > revelação
> > >> >> > > > >> de
> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava
> com o
> > >> >> Corel
> > >> >> > > Draw.
> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava
> > >> >> reduzir o
> > >> >> > > LPI
> > >> >> > > > >> para
> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
> > >> >> bastante.
> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
> > verificação
> > >> e
> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um
> > caminho
> > >> >> mais
> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até
> > usar o
> > >> >> > recurso
> > >> >> > > > >> de canais para
> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um
> novo
> > >> >> "canal"
> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do
> CMYK
> > >> que
> > >> >> você
> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e
> > >> use a
> > >> >> > > > >> retícula no canal.
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>   js
> > >> >> > > > >>  -><-
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >>
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> > >> >> > > > >> >
> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas
> > listas
> > >> por
> > >> >> > ai,
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou
> > >> linux
> > >> >> (se
> > >> >> > > > linux
> > >> >> > > > >> >> qual distro)
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
> > >> conversoes.
> > >> >> > > Funciona
> > >> >> > > > >> para
> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
> funciona
> > >> em
> > >> >> tese
> > >> >> > > no
> > >> >> > > > >> >> windows.
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
> > >> >> > > dognew em gmail.com
> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
> > >> >> > > > >> >>
> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova
> Área.
> > >> rsrs
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
> utilizar
> > >> meus
> > >> >> > > > >> conhecimentos
> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha,
> mas é
> > >> uma
> > >> >> > > > realidade.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
> > >> >> costureira
> > >> >> > > > ativa
> > >> >> > > > >> e
> > >> >> > > > >> >> eu
> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
> fazendo
> > >> >> > matrizes
> > >> >> > > de
> > >> >> > > > >> >> bordado
> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
> > >> >> > > responsabilize
> > >> >> > > > >> pela
> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
> > >> >> > amarrando e
> > >> >> > > > >> isso é
> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história...
> > >> vamos
> > >> >> ao
> > >> >> > > > motivo
> > >> >> > > > >> de
> > >> >> > > > >> >> eu
> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas...
> > teria
> > >> >> > alguém
> > >> >> > > > que
> > >> >> > > > >> tem
> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações
> > >> desde
> > >> >> > > > softwares,
> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
> > utilizando o
> > >> >> Gimp
> > >> >> > > para
> > >> >> > > > >> >> separar
> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
> aplicando
> > a
> > >> >> > técnica
> > >> >> > > de
> > >> >> > > > >> >> cromia.
> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no
> > >> Gimp,
> > >> >> mas
> > >> >> > > > duvido
> > >> >> > > > >> >> que
> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo
> Open
> > >> >> Source
> > >> >> > se
> > >> >> > > > >> evolui
> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu
> teria
> > >> que
> > >> >> > jogar
> > >> >> > > > essas
> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como
> se
> > >> >> fosse o
> > >> >> > > > >> >> rasterizar
> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
> > >> >> separando-as em
> > >> >> > > > >> camada.
> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de
> > >> e-mail
> > >> >> de
> > >> >> > > > vocês.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Att.
> > >> >> > > > >> >> >
> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
> > >> >> > > > >> >> >
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> > >> >> > > > >> >> >   Quer Scribus?
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