[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sexta Março 7 17:35:42 BRT 2014


Gilbert Salander,

Desculpo não. Você já deveria ter se metido antes. Aliás, obrigado por se
intrometer. Rsrs.

O tópico é exatamente troca de informações e se você trabalha com
serigrafia seja bem vindo.

Realmente o correto é trabalhar com papel vegetal, porém a pessoa que está
me ensinando utiliza essa técnica e obtém ótimos resultados. Mas eu só vou
ver realmente na prática. Fazendo experiências e comparando os resultados.
Com o tempo, com tudo estruturado, poderei fazer de maneiras melhores e
profissionais. Outro fato que tenho que levar em consideração é custo e
ganho.

Com que tipo de mesa serigráfica utiliza? Acha melhor a Plana ou Carrossel?


Em 7 de março de 2014 16:44, Gilbert Salanger <betoslz100 em yahoo.com.br>escreveu:

> Wagner
> Desculpe me meter. mas só quero dá uma sugestão, pois trabalhamos aqui com
> serigrafia e só digo que imprimir em papel sufite e depois passar oleo é da
> epoca de Adão e não fica bom. Imprimir em filme laser ou mesmo em vegetal
> fica bom e mais profissional, só tem que ser em uma impressora laser, mas
> dá qualidade e é isso que deves perseguir.
>
> Cordialmente,
> Gilbert
>
>
>
>
> Em Sexta-feira, 7 de Março de 2014 13:48, Douglas Fiedler <
> dognew em gmail.com> escreveu:
>
> Eu cheguei a rascunhar uma combinação de mesa plana com carrossel. Ainda
> >estou com dúvida quanto a alguns detalhes e custo de material pois não
> >entrei em contato com um serralheiro ainda.
> >
> >
> >Em 7 de março de 2014 13:45, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
> >
> >> Alisson,
> >>
> >> Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
> >> encontrar.
> >>
> >> Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos", uma
> >> caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é
> alicate
> >> para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei
> conhecendo e
> >> comprando para facilitar o trabalho.
> >>
> >> Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio quanto
> aos
> >> conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele mesmo
> fez,
> >> usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.
> >>
> >> As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
> >> tempo vou criando as minhas.
> >>
> >> O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.
> >>
> >> O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;
> >>
> >> Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as
> >> telas com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A
> tampa
> >> da caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de
> >> permanência na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e
> leva-as
> >> para lavagem (esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado o
> >> processo de secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não
> >> mostrou pra mim nenhuma estufa.
> >>
> >> Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só
> que
> >> eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após
> passar a
> >> tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.
> >>
> >> E pronto!
> >>
> >> Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
> >> acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da
> tinta
> >> para que não fique manchas na estampa.
> >>
> >> Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o
> processo
> >> no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
> >> marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.
> >>
> >> Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
> >> aprenderei mais.
> >>
> >> O que está me preocupando é a mesa serigráfica.
> >>
> >> A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.
> >>
> >> O Carroussel com 1 berço, tipo rototec<
> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras
> >,
> >> eu encontro usada a partir de R$ 450,00<
> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM
> >.
> >> Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$ 850,00<
> http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>
> >>
> >> Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.
> >>
> >> A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a produção e
> >> diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente, não
> sei
> >> se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço, somando
> >> isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e
> carregando
> >> tintas e apetrechos...
> >>
> >> A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e você
> >> não precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
> >> apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá que
> se
> >> mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém os
> >> vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
> >> produção também é maior.
> >>
> >> Qual sua opinião, Alisson?
> >>
> >>
> >> Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com>
> escreveu:
> >>
> >> Olá Douglas!
> >>>
> >>> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e não
> sei
> >>> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me
> desculpe
> >>> se
> >>> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
> >>>
> >>> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
> >>> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava
> >>> muito
> >>> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você pensar
> no
> >>> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
> >>> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma
> mesa
> >>> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois
> últimos
> >>> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar
> projetos
> >>> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
> >>>
> >>> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar por
>> >>> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva para
> >>> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
> >>> exatamente estes os meses ruins).
> >>>
> >>> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando uma
> >>> vasculhada pela net encontrei este aqui:
> >>>
> >>>
> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
> >>> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
> >>> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de
> equipamento
> >>> depende do tamanho da sua operação.
> >>>
> >>> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
> >>> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> escreveu:
> >>>
> >>> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
> >>> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela
> >os
> >>> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
> >>> >
> >>> >
> >>> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> >>> escreveu:
> >>> >
> >>> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei
> instruir
> >>> > meus
> >>> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando
> as
> >>> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se
> >>> importam
> >>> > com
> >>> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma
> >>> história
> >>> > que
> >>> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
> >>> defeito
> >>> > de
> >>> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não
> >>> tinha
> >>> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
> >>> Imagem,
> >>> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É.
> >>> Então me
> >>> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só
> comentei
> >>> > por
> >>> > > comentar.
> >>> > >
> >>> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras
> ao
> >>> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou
> >>> investindo em
> >>> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos
> utilizar.
> >>> Foi
> >>> > o
> >>> > > que decidi!
> >>> > >
> >>> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois
> >>> está
> >>> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante,
> pois
> >>> > com
> >>> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo
> >>> que
> >>> > não
> >>> > > seja a minha.
> >>> > >
> >>> > >
> >>> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
> >>> > >escreveu:
> >>> > >
> >>> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
> >>> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui,
> não
> >>> > sei.
> >>> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a
> >>> 300
> >>> > >> dpis
> >>> > >> mesmo.
> >>> > >>
> >>> > >>
> >>> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> >>> > >> escreveu:
> >>> > >>
> >>> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso
> trabalho,
> >>> > podem
> >>> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao
> processo,
> >>> > >> mantendo
> >>> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante
> que
> >>> > >> houvesse
> >>> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que
> >>> > devemos
> >>> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma
> possível
> >>> nas
> >>> > >> mãos
> >>> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é
> >>> mesmo
> >>> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo
> menos,
> >>> > como
> >>> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter
> uma
> >>> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma
> ótima
> >>> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as
> possibilidades
> >>> > que
> >>> > >> os
> >>> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de
> mais
> >>> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os
> >>> Softwares
> >>> > >> > Gráficos Livres.
> >>> > >> >
> >>> > >> >
> >>> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> >>> > >> escreveu:
> >>> > >> >
> >>> > >> > Mozart Couto,
> >>> > >> >>
> >>> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes
> >>> para
> >>> > >> uma
> >>> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as
> >>> > >> empresas
> >>> > >> >> se
> >>> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a
> minha
> >>> > amarga
> >>> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando
> pego
> >>> > >> algum
> >>> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu
> >>> estava
> >>> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem
> que um
> >>> > >> arquivo
> >>> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me
> pedir
> >>> as
> >>> > >> >> imagens
> >>> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de
> cores.
> >>> > >> >>
> >>> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
> >>> > realmente
> >>> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que
> >>> visualizo
> >>> > no
> >>> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante
> >>> > realizar
> >>> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus
> >>> conhecimentos e
> >>> > a
> >>> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
> >>> > >> >>
> >>> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
> >>> > trabalhos e
> >>> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
> >>> experiência
> >>> > >> de
> >>> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho
> >>> final
> >>> > >> isso
> >>> > >> >> tudo.
> >>> > >> >>
> >>> > >> >>
> >>> > >> >>
> >>> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <
> mozartcouto em gmail.com>
> >>> > >> >> escreveu:
> >>> > >> >>
> >>> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio
> >>> > >> parada. É
> >>> > >> >> uma
> >>> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para
> >>> usar
> >>> > >> como
> >>> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão
> CMYK
> >>> > >> >> posterior e
> >>> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que
> usar o
> >>> > >> perfil
> >>> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado,
> >>> > claro,
> >>> > >> no
> >>> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo
> >>> menos
> >>> > se
> >>> > >> >> tem um
> >>> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
> >>> > programas
> >>> > >> (
> >>> > >> >> no
> >>> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação
> em se
> >>> > >> >> tratando
> >>> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off
> >>> Set -
> >>> > >> >> livros,
> >>> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
> >>> > Gostaria
> >>> > >> de
> >>> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB
> seria
> >>> > >> mesmo o
> >>> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria
> esse,
> >>> > mas
> >>> > >> >> ainda
> >>> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
> >>> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre
> os
> >>> > outros
> >>> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
> >>> muito o
> >>> > >> que
> >>> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal
> eu
> >>> > tenha
> >>> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu
> >>> trabalho
> >>> > >> com as
> >>> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva,
> >>> FTD e
> >>> > >> >> outras)
> >>> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão
> >>> > sempre
> >>> > >> sai
> >>> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda
> >>> acho
> >>> > >> que é
> >>> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+
> e
> >>> seus
> >>> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão
> CMYK
> >>> > >> fique
> >>> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
> >>> > >> interessarem.
> >>> > >> >> > Obrigado.
> >>> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos
> são
> >>> > >> muito
> >>> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
> >>> > >> >> >
> >>> > >> >> >
> >>> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <
> dognew em gmail.com>
> >>> > >> >> escreveu:
> >>> > >> >> >
> >>> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico
> >>> > >> contente
> >>> > >> >> que
> >>> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre
> >>> > enchi o
> >>> > >> >> saco
> >>> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
> >>> > >> >> Certificação
> >>> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se
> tratava...
> >>> > >> >> realmente
> >>> > >> >> > eu
> >>> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
> >>> > >> >> conhecimento
> >>> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de
> >>> > explicar
> >>> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o
> mundo
> >>> dá
> >>> > >> >> voltas!
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de
> que
> >>> > >> raios
> >>> > >> >> de
> >>> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os
> >>> ângulos
> >>> > no
> >>> > >> >> vídeo.
> >>> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
> >>> chamado
> >>> > >> >> muito a
> >>> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em
> >>> > relação
> >>> > >> a
> >>> > >> >> cada
> >>> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
> >>> vídeo.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda
> >>> > visual.
> >>> > >> E
> >>> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já
> >>> tinha...
> >>> > só
> >>> > >> não
> >>> > >> >> > sei
> >>> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A
> janela é
> >>> > >> igual do
> >>> > >> >> > > vídeo...
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os
> >>> perfis
> >>> > da
> >>> > >> >> > > Adobe<
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> >
> >>> > >> >>
> >>> > >>
> >>> >
> >>>
> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
> >>> > >> >> > > >que
> >>> > >> >> > > encontrei nesse
> >>> > >> >> > > tutorial<
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> >
> >>> > >> >>
> >>> > >>
> >>> >
> >>>
> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
> >>> > >> >> > > >.
> >>> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
> >>> > /home/<user>/.local/share/icc
> >>> > >> >> porém
> >>> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que
> nem
> >>> > >> sabia
> >>> > >> >> que
> >>> > >> >> > > possuía.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de
> cores.
> >>> > Como
> >>> > >> >> > sempre
> >>> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e
> >>> ficar
> >>> > >> >> > definindo e
> >>> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo
> utilizando
> >>> > >> alguma
> >>> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum
> >>> > >> trabalho
> >>> > >> >> que
> >>> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que
> >>> sempre
> >>> > >> >> atendi.
> >>> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
> >>> > >> esclarecendo
> >>> > >> >> as
> >>> > >> >> > > minhas também.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo
> isso...
> >>> é
> >>> > em
> >>> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
> >>> cromia,
> >>> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
> >>> rápidos e
> >>> > >> >> ganhos
> >>> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço
> >>> ideia
> >>> > >> de
> >>> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é
> >>> digno
> >>> > ou
> >>> > >> >> não.
> >>> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
> >>> > >> comentários
> >>> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
> >>> > >> utilizado
> >>> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa...
> >>> mas
> >>> > >> nunca
> >>> > >> >> por
> >>> > >> >> > > terminal.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como
> eu
> >>> já
> >>> > >> tinha
> >>> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
> >>> > Photoshop,
> >>> > >> >> > imprimia
> >>> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que
> fazia
> >>> as
> >>> > >> >> retículas
> >>> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de
> luz.... é
> >>> > claro
> >>> > >> >> que
> >>> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não
> resolvia
> >>> > >> >> diretamente
> >>> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e
> >>> trocar
> >>> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal,
> >>> mas,
> >>> > >> João e
> >>> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
> >>> Estamparia
> >>> > em
> >>> > >> >> > tecido
> >>> > >> >> > > mesmo?
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
> >>> > >> equipamento
> >>> > >> >> > > também.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil
> Manual),
> >>> > Mesa
> >>> > >> >> > > plana<
> >>> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
> >>> > >> >e
> >>> > >> >> > > Carroussel<
> >>> > >> >> > >
> >>> > >>
> >>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
> >>> > >> >> > >...
> >>> > >> >> > > aí vai as perguntas:
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
> >>> > >> equipamentos?
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
> >>> acima).
> >>> > >> Achei
> >>> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa
> menos
> >>> > >> >> espaço...
> >>> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a
> dúvida... o
> >>> > seria
> >>> > >> >> mais
> >>> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria
> bem
> >>> os
> >>> > >> >> custos
> >>> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
> >>> > internet,
> >>> > >> >> acabei
> >>> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo
> >>> > chegar a
> >>> > >> >> oito
> >>> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
> >>> > >> terminar de
> >>> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um
> >>> serralheiro e
> >>> > >> ter
> >>> > >> >> > noção
> >>> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
> >>> > >> serralheiro
> >>> > >> >> > será
> >>> > >> >> > > baixa...
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo
> Off.
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
> >>> > >> jsbueno em python.org.br
> >>> > >> >> > > >escreveu:
> >>> > >> >> > >
> >>> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
> >>> > >> >> > > >
> >>> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa
> tão
> >>> > >> rápido
> >>> > >> >> e
> >>> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
> >>> > >> >> > > >
> >>> > >> >> > > >
> >>> > >> >> > > >   js
> >>> > >> >> > > >  -><-
> >>> > >> >> > > >
> >>> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <
> wederclay em gmail.com
> >>> >:
> >>> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos
> >>> desse
> >>> > >> >> filtro.
> >>> > >> >> > E,
> >>> > >> >> > > > como
> >>> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
> >>> > Separate+ e
> >>> > >> >> > > marquei a
> >>> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
> >>> arquivo
> >>> > >> com
> >>> > >> >> > > quatro
> >>> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
> >>> aplicada,
> >>> > >> assim
> >>> > >> >> > você
> >>> > >> >> > > > tem
> >>> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
> >>> > Mencionei
> >>> > >> >> seu
> >>> > >> >> > > nome.
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> >>> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> >>> > >> >> > > > >
> >>> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
> >>> wederclay em gmail.com
> >>> > >:
> >>> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK
> >>> não
> >>> > vai
> >>> > >> >> dar
> >>> > >> >> > > > certo,
> >>> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o
> >>> aquivo
> >>> > >> >> final
> >>> > >> >> > > para
> >>> > >> >> > > > >> que o
> >>> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do
> Silk
> >>> > >> screen,
> >>> > >> >> além
> >>> > >> >> > > da
> >>> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que
> ter
> >>> a
> >>> > >> >> > > > possibilidade de
> >>> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que
> devem
> >>> ser
> >>> > >> bem
> >>> > >> >> > > maiores
> >>> > >> >> > > > >> que o
> >>> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não
> conseguirá
> >>> > >> >> revelar a
> >>> > >> >> > > > tela.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
> >>> > >> sugestão:
> >>> > >> >> se
> >>> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
> >>> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o
> >>> > tamanho
> >>> > >> e a
> >>> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de
> >>> gerar
> >>> > >> >> canais
> >>> > >> >> > > CMYK
> >>> > >> >> > > > >> com
> >>> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
> >>> comando é
> >>> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
> >>> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou
> sem
> >>> > >> tempo
> >>> > >> >> > agora,
> >>> > >> >> > > > mas
> >>> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais
> >>> interessante de
> >>> > >> usar
> >>> > >> >> > que
> >>> > >> >> > > > >> o ghostscript -
> >>> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula
> >>> visualmente e
> >>> > >> até
> >>> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
> >>> > (filtros
> >>> > >> de
> >>> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
> >>> > >> >> manualmente
> >>> > >> >> > uma
> >>> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não
> deveria
> >>> > estar:
> >>> > >> >> por
> >>> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser
> magenta
> >>> > >> puro -
> >>> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano
> -
> >>> se
> >>> > >> >> estiver
> >>> > >> >> > por
> >>> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
> >>> manualmente
> >>> > >>  a
> >>> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta
> ciano
> >>> > onde
> >>> > >> não
> >>> > >> >> > > > >> queria.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da
> >>> imagem", é
> >>> > >> até
> >>> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
> >>> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos -
> algo
> >>> > que
> >>> > >> não
> >>> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> >>> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é
> controlar o
> >>> LPI
> >>> > >> para
> >>> > >> >> > > > alterar o
> >>> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar
> em
> >>> > pontos
> >>> > >> >> > maiores
> >>> > >> >> > > > que
> >>> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você
> >>> pode
> >>> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> >>> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de
> >>> > qualquer
> >>> > >> >> > forma.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo
> >>> com o
> >>> > >> >> comando:
> >>> > >> >> > > gs
> >>> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
> >>> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> >>> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
> >>> Documento-1.ps
> >>> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma
> >>> imagem
> >>> > >> >> > > importada)
> >>> > >> >> > > > -
> >>> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores -
> >>> converti o
> >>> > PS
> >>> > >> >> com o
> >>> > >> >> > > > >> comando
> >>> > >> >> > > > >> > acima.
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que
> >>> > conheço
> >>> > >> de
> >>> > >> >> > > > revelação
> >>> > >> >> > > > >> de
> >>> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é
> esse.
> >>> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava
> >>> com o
> >>> > >> >> Corel
> >>> > >> >> > > Draw.
> >>> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e
> >>> bastava
> >>> > >> >> reduzir o
> >>> > >> >> > > LPI
> >>> > >> >> > > > >> para
> >>> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já
> usei
> >>> > >> >> bastante.
> >>> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
> >>> > verificação
> >>> > >> e
> >>> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um
> >>> > caminho
> >>> > >> >> mais
> >>> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
> >>> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode
> até
> >>> > usar o
> >>> > >> >> > recurso
> >>> > >> >> > > > >> de canais para
> >>> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie
> um
> >>> novo
> >>> > >> >> "canal"
> >>> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do
> >>> CMYK
> >>> > >> que
> >>> > >> >> você
> >>> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta
> fluorescente,
> >>>  e
> >>> > >> use a
> >>> > >> >> > > > >> retícula no canal.
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>   js
> >>> > >> >> > > > >>  -><-
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >>
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz
> <
> >>> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> >>> > >> >> > > > >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas
> >>> > listas
> >>> > >> por
> >>> > >> >> > ai,
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual
> Windows
> >>> ou
> >>> > >> linux
> >>> > >> >> (se
> >>> > >> >> > > > linux
> >>> > >> >> > > > >> >> qual distro)
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado
> >>> Separate
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> >>> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
> >>> > >> conversoes.
> >>> > >> >> > > Funciona
> >>> > >> >> > > > >> para
> >>> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
> >>> funciona
> >>> > >> em
> >>> > >> >> tese
> >>> > >> >> > > no
> >>> > >> >> > > > >> >> windows.
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
> >>> > >> >> > > dognew em gmail.com
> >>> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
> >>> > >> >> > > > >> >>
> >>> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova
> >>> Área.
> >>> > >> rsrs
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
> >>> utilizar
> >>> > >> meus
> >>> > >> >> > > > >> conhecimentos
> >>> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha,
> >>> mas é
> >>> > >> uma
> >>> > >> >> > > > realidade.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha
> esposa é
> >>> > >> >> costureira
> >>> > >> >> > > > ativa
> >>> > >> >> > > > >> e
> >>> > >> >> > > > >> >> eu
> >>> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
> >>> fazendo
> >>> > >> >> > matrizes
> >>> > >> >> > > de
> >>> > >> >> > > > >> >> bordado
> >>> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que
> eu me
> >>> > >> >> > > responsabilize
> >>> > >> >> > > > >> pela
> >>> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo
> foi
> >>> se
> >>> > >> >> > amarrando e
> >>> > >> >> > > > >> isso é
> >>> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha
> >>> história...
> >>> > >> vamos
> >>> > >> >> ao
> >>> > >> >> > > > motivo
> >>> > >> >> > > > >> de
> >>> > >> >> > > > >> >> eu
> >>> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas
> áreas...
> >>> > teria
> >>> > >> >> > alguém
> >>> > >> >> > > > que
> >>> > >> >> > > > >> tem
> >>> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos
> >>> informações
> >>> > >> desde
> >>> > >> >> > > > softwares,
> >>> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
> >>> > utilizando o
> >>> > >> >> Gimp
> >>> > >> >> > > para
> >>> > >> >> > > > >> >> separar
> >>> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
> >>> aplicando
> >>> > a
> >>> > >> >> > técnica
> >>> > >> >> > > de
> >>> > >> >> > > > >> >> cromia.
> >>> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça
> isso
> >>> no
> >>> > >> Gimp,
> >>> > >> >> mas
> >>> > >> >> > > > duvido
> >>> > >> >> > > > >> >> que
> >>> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo
> >>> Open
> >>> > >> >> Source
> >>> > >> >> > se
> >>> > >> >> > > > >> evolui
> >>> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> >>> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
> >>> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu
> >>> teria
> >>> > >> que
> >>> > >> >> > jogar
> >>> > >> >> > > > essas
> >>> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores,
> >>> como se
> >>> > >> >> fosse o
> >>> > >> >> > > > >> >> rasterizar
> >>> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
> >>> > >> >> separando-as em
> >>> > >> >> > > > >> camada.
> >>> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa
> de
> >>> > >> e-mail
> >>> > >> >> de
> >>> > >> >> > > > vocês.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Att.
> >>> > >> >> > > > >> >> >
> >>> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
> >>> > >> >> > > > >> >> >
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> >>> > >> >> > Mozart Couto
> >>> > >> >> > www.mozartcouto.com.br
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> >>> > >> >
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> >>> > >> http://mozartcoutoimagens.blogspot.com>
> >>> > >> >
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