[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sexta Março 7 17:39:19 BRT 2014


É verdade, Ademir. Só sentindo pra saber. kkkk


Em 7 de março de 2014 17:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:

> Gilbert Salander,
>
> Desculpo não. Você já deveria ter se metido antes. Aliás, obrigado por se
> intrometer. Rsrs.
>
> O tópico é exatamente troca de informações e se você trabalha com
> serigrafia seja bem vindo.
>
> Realmente o correto é trabalhar com papel vegetal, porém a pessoa que está
> me ensinando utiliza essa técnica e obtém ótimos resultados. Mas eu só vou
> ver realmente na prática. Fazendo experiências e comparando os resultados.
> Com o tempo, com tudo estruturado, poderei fazer de maneiras melhores e
> profissionais. Outro fato que tenho que levar em consideração é custo e
> ganho.
>
> Com que tipo de mesa serigráfica utiliza? Acha melhor a Plana ou Carrossel?
>
>
> Em 7 de março de 2014 16:44, Gilbert Salanger <betoslz100 em yahoo.com.br>escreveu:
>
>> Wagner
>>
>> Desculpe me meter. mas só quero dá uma sugestão, pois trabalhamos aqui
>> com serigrafia e só digo que imprimir em papel sufite e depois passar oleo
>> é da epoca de Adão e não fica bom. Imprimir em filme laser ou mesmo em
>> vegetal fica bom e mais profissional, só tem que ser em uma impressora
>> laser, mas dá qualidade e é isso que deves perseguir.
>>
>> Cordialmente,
>> Gilbert
>>
>>
>>
>>
>> Em Sexta-feira, 7 de Março de 2014 13:48, Douglas Fiedler <
>> dognew em gmail.com> escreveu:
>>
>> Eu cheguei a rascunhar uma combinação de mesa plana com carrossel. Ainda
>> >estou com dúvida quanto a alguns detalhes e custo de material pois não
>> >entrei em contato com um serralheiro ainda.
>> >
>> >
>> >Em 7 de março de 2014 13:45, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> escreveu:
>> >
>> >> Alisson,
>> >>
>> >> Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
>> >> encontrar.
>> >>
>> >> Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos",
>> uma
>> >> caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é
>> alicate
>> >> para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei
>> conhecendo e
>> >> comprando para facilitar o trabalho.
>> >>
>> >> Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio quanto
>> aos
>> >> conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele mesmo
>> fez,
>> >> usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.
>> >>
>> >> As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
>> >> tempo vou criando as minhas.
>> >>
>> >> O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.
>> >>
>> >> O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;
>> >>
>> >> Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as
>> >> telas com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A
>> tampa
>> >> da caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de
>> >> permanência na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e
>> leva-as
>> >> para lavagem (esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado o
>> >> processo de secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não
>> >> mostrou pra mim nenhuma estufa.
>> >>
>> >> Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só
>> que
>> >> eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após
>> passar a
>> >> tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.
>> >>
>> >> E pronto!
>> >>
>> >> Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
>> >> acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da
>> tinta
>> >> para que não fique manchas na estampa.
>> >>
>> >> Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o
>> processo
>> >> no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
>> >> marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.
>> >>
>> >> Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
>> >> aprenderei mais.
>> >>
>> >> O que está me preocupando é a mesa serigráfica.
>> >>
>> >> A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.
>> >>
>> >> O Carroussel com 1 berço, tipo rototec<
>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras
>> >,
>> >> eu encontro usada a partir de R$ 450,00<
>> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM
>> >.
>> >> Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$
>> 850,00<
>> http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>
>> >>
>> >> Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.
>> >>
>> >> A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a produção
>> e
>> >> diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente,
>> não sei
>> >> se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço,
>> somando
>> >> isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e
>> carregando
>> >> tintas e apetrechos...
>> >>
>> >> A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e você
>> >> não precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
>> >> apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá
>> que  se
>> >> mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém
>> os
>> >> vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
>> >> produção também é maior.
>> >>
>> >> Qual sua opinião, Alisson?
>> >>
>> >>
>> >> Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com>
>> escreveu:
>> >>
>> >> Olá Douglas!
>> >>>
>> >>> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e
>> não sei
>> >>> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me
>> desculpe
>> >>> se
>> >>> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
>> >>>
>> >>> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
>> >>> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava
>> >>> muito
>> >>> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você
>> pensar no
>> >>> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
>> >>> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma
>> mesa
>> >>> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois
>> últimos
>> >>> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar
>> projetos
>> >>> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
>> >>>
>> >>> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar
>> por aí
>> >>> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva para
>> >>> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
>> >>> exatamente estes os meses ruins).
>> >>>
>> >>> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando
>> uma
>> >>> vasculhada pela net encontrei este aqui:
>> >>>
>> >>>
>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
>> >>> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
>> >>> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de
>> equipamento
>> >>> depende do tamanho da sua operação.
>> >>>
>> >>> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
>> >>> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
>> >>>
>> >>>
>> >>>
>> >>> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> escreveu:
>> >>>
>> >>> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
>> >>> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela
>> >os
>> >>> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
>> >>> >
>> >>> >
>> >>> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> >>> escreveu:
>> >>> >
>> >>> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei
>> instruir
>> >>> > meus
>> >>> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando
>> as
>> >>> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se
>> >>> importam
>> >>> > com
>> >>> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma
>> >>> história
>> >>> > que
>> >>> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
>> >>> defeito
>> >>> > de
>> >>> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não
>> >>> tinha
>> >>> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
>> >>> Imagem,
>> >>> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É.
>> >>> Então me
>> >>> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só
>> comentei
>> >>> > por
>> >>> > > comentar.
>> >>> > >
>> >>> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando
>> palavras ao
>> >>> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou
>> >>> investindo em
>> >>> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos
>> utilizar.
>> >>> Foi
>> >>> > o
>> >>> > > que decidi!
>> >>> > >
>> >>> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois
>> >>> está
>> >>> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante,
>> pois
>> >>> > com
>> >>> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade,
>> mesmo
>> >>> que
>> >>> > não
>> >>> > > seja a minha.
>> >>> > >
>> >>> > >
>> >>> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
>> >>> > >escreveu:
>> >>> > >
>> >>> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
>> >>> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles.
>> Aqui, não
>> >>> > sei.
>> >>> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos
>> a
>> >>> 300
>> >>> > >> dpis
>> >>> > >> mesmo.
>> >>> > >>
>> >>> > >>
>> >>> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
>> >
>> >>> > >> escreveu:
>> >>> > >>
>> >>> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso
>> trabalho,
>> >>> > podem
>> >>> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao
>> processo,
>> >>> > >> mantendo
>> >>> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante
>> que
>> >>> > >> houvesse
>> >>> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que
>> >>> > devemos
>> >>> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma
>> possível
>> >>> nas
>> >>> > >> mãos
>> >>> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor
>> é
>> >>> mesmo
>> >>> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo
>> menos,
>> >>> > como
>> >>> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que
>> ter uma
>> >>> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma
>> ótima
>> >>> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as
>> possibilidades
>> >>> > que
>> >>> > >> os
>> >>> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de
>> mais
>> >>> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os
>> >>> Softwares
>> >>> > >> > Gráficos Livres.
>> >>> > >> >
>> >>> > >> >
>> >>> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com
>> >
>> >>> > >> escreveu:
>> >>> > >> >
>> >>> > >> > Mozart Couto,
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são
>> importantes
>> >>> para
>> >>> > >> uma
>> >>> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos
>> as
>> >>> > >> empresas
>> >>> > >> >> se
>> >>> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a
>> minha
>> >>> > amarga
>> >>> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando
>> pego
>> >>> > >> algum
>> >>> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu
>> >>> estava
>> >>> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem
>> que um
>> >>> > >> arquivo
>> >>> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me
>> pedir
>> >>> as
>> >>> > >> >> imagens
>> >>> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de
>> cores.
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
>> >>> > realmente
>> >>> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que
>> >>> visualizo
>> >>> > no
>> >>> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante
>> >>> > realizar
>> >>> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus
>> >>> conhecimentos e
>> >>> > a
>> >>> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
>> >>> > trabalhos e
>> >>> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
>> >>> experiência
>> >>> > >> de
>> >>> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o
>> trabalho
>> >>> final
>> >>> > >> isso
>> >>> > >> >> tudo.
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <
>> mozartcouto em gmail.com>
>> >>> > >> >> escreveu:
>> >>> > >> >>
>> >>> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava
>> meio
>> >>> > >> parada. É
>> >>> > >> >> uma
>> >>> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para
>> >>> usar
>> >>> > >> como
>> >>> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão
>> CMYK
>> >>> > >> >> posterior e
>> >>> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que
>> usar o
>> >>> > >> perfil
>> >>> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores"
>> ativado,
>> >>> > claro,
>> >>> > >> no
>> >>> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo
>> >>> menos
>> >>> > se
>> >>> > >> >> tem um
>> >>> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
>> >>> > programas
>> >>> > >> (
>> >>> > >> >> no
>> >>> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação
>> em se
>> >>> > >> >> tratando
>> >>> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off
>> >>> Set -
>> >>> > >> >> livros,
>> >>> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
>> >>> > Gostaria
>> >>> > >> de
>> >>> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB
>> seria
>> >>> > >> mesmo o
>> >>> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria
>> esse,
>> >>> > mas
>> >>> > >> >> ainda
>> >>> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
>> >>> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre
>> os
>> >>> > outros
>> >>> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
>> >>> muito o
>> >>> > >> que
>> >>> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência
>> pessoal eu
>> >>> > tenha
>> >>> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu
>> >>> trabalho
>> >>> > >> com as
>> >>> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como
>> Saraiva,
>> >>> FTD e
>> >>> > >> >> outras)
>> >>> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a
>> impressão
>> >>> > sempre
>> >>> > >> sai
>> >>> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor,
>> ainda
>> >>> acho
>> >>> > >> que é
>> >>> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o
>> Separate+ e
>> >>> seus
>> >>> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão
>> CMYK
>> >>> > >> fique
>> >>> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
>> >>> > >> interessarem.
>> >>> > >> >> > Obrigado.
>> >>> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos
>> demonstrativos são
>> >>> > >> muito
>> >>> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
>> >>> > >> >> >
>> >>> > >> >> >
>> >>> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <
>> dognew em gmail.com>
>> >>> > >> >> escreveu:
>> >>> > >> >> >
>> >>> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada,
>> fico
>> >>> > >> contente
>> >>> > >> >> que
>> >>> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso...
>> sempre
>> >>> > enchi o
>> >>> > >> >> saco
>> >>> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que
>> a
>> >>> > >> >> Certificação
>> >>> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se
>> tratava...
>> >>> > >> >> realmente
>> >>> > >> >> > eu
>> >>> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
>> >>> > >> >> conhecimento
>> >>> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de
>> >>> > explicar
>> >>> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o
>> mundo
>> >>> dá
>> >>> > >> >> voltas!
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender
>> de que
>> >>> > >> raios
>> >>> > >> >> de
>> >>> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os
>> >>> ângulos
>> >>> > no
>> >>> > >> >> vídeo.
>> >>> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
>> >>> chamado
>> >>> > >> >> muito a
>> >>> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em
>> >>> > relação
>> >>> > >> a
>> >>> > >> >> cada
>> >>> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
>> >>> vídeo.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda
>> >>> > visual.
>> >>> > >> E
>> >>> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já
>> >>> tinha...
>> >>> > só
>> >>> > >> não
>> >>> > >> >> > sei
>> >>> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A
>> janela é
>> >>> > >> igual do
>> >>> > >> >> > > vídeo...
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os
>> >>> perfis
>> >>> > da
>> >>> > >> >> > > Adobe<
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> >
>> >>> > >> >>
>> >>> > >>
>> >>> >
>> >>>
>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>> >>> > >> >> > > >que
>> >>> > >> >> > > encontrei nesse
>> >>> > >> >> > > tutorial<
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> >
>> >>> > >> >>
>> >>> > >>
>> >>> >
>> >>>
>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>> >>> > >> >> > > >.
>> >>> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
>> >>> > /home/<user>/.local/share/icc
>> >>> > >> >> porém
>> >>> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil
>> que nem
>> >>> > >> sabia
>> >>> > >> >> que
>> >>> > >> >> > > possuía.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de
>> cores.
>> >>> > Como
>> >>> > >> >> > sempre
>> >>> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e
>> >>> ficar
>> >>> > >> >> > definindo e
>> >>> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo
>> utilizando
>> >>> > >> alguma
>> >>> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer
>> algum
>> >>> > >> trabalho
>> >>> > >> >> que
>> >>> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que
>> >>> sempre
>> >>> > >> >> atendi.
>> >>> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
>> >>> > >> esclarecendo
>> >>> > >> >> as
>> >>> > >> >> > > minhas também.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo
>> isso...
>> >>> é
>> >>> > em
>> >>> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
>> >>> cromia,
>> >>> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
>> >>> rápidos e
>> >>> > >> >> ganhos
>> >>> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não
>> faço
>> >>> ideia
>> >>> > >> de
>> >>> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é
>> >>> digno
>> >>> > ou
>> >>> > >> >> não.
>> >>> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
>> >>> > >> comentários
>> >>> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já
>> tê-lo
>> >>> > >> utilizado
>> >>> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum
>> programa...
>> >>> mas
>> >>> > >> nunca
>> >>> > >> >> por
>> >>> > >> >> > > terminal.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como
>> eu
>> >>> já
>> >>> > >> tinha
>> >>> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
>> >>> > Photoshop,
>> >>> > >> >> > imprimia
>> >>> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que
>> fazia
>> >>> as
>> >>> > >> >> retículas
>> >>> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de
>> luz.... é
>> >>> > claro
>> >>> > >> >> que
>> >>> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não
>> resolvia
>> >>> > >> >> diretamente
>> >>> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e
>> >>> trocar
>> >>> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal,
>> >>> mas,
>> >>> > >> João e
>> >>> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
>> >>> Estamparia
>> >>> > em
>> >>> > >> >> > tecido
>> >>> > >> >> > > mesmo?
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
>> >>> > >> equipamento
>> >>> > >> >> > > também.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil
>> Manual),
>> >>> > Mesa
>> >>> > >> >> > > plana<
>> >>> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
>> >>> > >> >e
>> >>> > >> >> > > Carroussel<
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >>
>> >>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>> >>> > >> >> > >...
>> >>> > >> >> > > aí vai as perguntas:
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
>> >>> > >> equipamentos?
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
>> >>> acima).
>> >>> > >> Achei
>> >>> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa
>> menos
>> >>> > >> >> espaço...
>> >>> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a
>> dúvida... o
>> >>> > seria
>> >>> > >> >> mais
>> >>> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria
>> bem
>> >>> os
>> >>> > >> >> custos
>> >>> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
>> >>> > internet,
>> >>> > >> >> acabei
>> >>> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo
>> >>> > chegar a
>> >>> > >> >> oito
>> >>> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
>> >>> > >> terminar de
>> >>> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um
>> >>> serralheiro e
>> >>> > >> ter
>> >>> > >> >> > noção
>> >>> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
>> >>> > >> serralheiro
>> >>> > >> >> > será
>> >>> > >> >> > > baixa...
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo
>> Off.
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
>> >>> > >> jsbueno em python.org.br
>> >>> > >> >> > > >escreveu:
>> >>> > >> >> > >
>> >>> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>> >>> > >> >> > > >
>> >>> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a
>> iniciativa tão
>> >>> > >> rápido
>> >>> > >> >> e
>> >>> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
>> >>> > >> >> > > >
>> >>> > >> >> > > >
>> >>> > >> >> > > >   js
>> >>> > >> >> > > >  -><-
>> >>> > >> >> > > >
>> >>> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>> wederclay em gmail.com
>> >>> >:
>> >>> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos
>> >>> desse
>> >>> > >> >> filtro.
>> >>> > >> >> > E,
>> >>> > >> >> > > > como
>> >>> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
>> >>> > Separate+ e
>> >>> > >> >> > > marquei a
>> >>> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
>> >>> arquivo
>> >>> > >> com
>> >>> > >> >> > > quatro
>> >>> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
>> >>> aplicada,
>> >>> > >> assim
>> >>> > >> >> > você
>> >>> > >> >> > > > tem
>> >>> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
>> >>> > Mencionei
>> >>> > >> >> seu
>> >>> > >> >> > > nome.
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>> >>> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>> >>> > >> >> > > > >
>> >>> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>> >>> wederclay em gmail.com
>> >>> > >:
>> >>> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor
>> CMYK
>> >>> não
>> >>> > vai
>> >>> > >> >> dar
>> >>> > >> >> > > > certo,
>> >>> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o
>> >>> aquivo
>> >>> > >> >> final
>> >>> > >> >> > > para
>> >>> > >> >> > > > >> que o
>> >>> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do
>> Silk
>> >>> > >> screen,
>> >>> > >> >> além
>> >>> > >> >> > > da
>> >>> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que
>> ter
>> >>> a
>> >>> > >> >> > > > possibilidade de
>> >>> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que
>> devem
>> >>> ser
>> >>> > >> bem
>> >>> > >> >> > > maiores
>> >>> > >> >> > > > >> que o
>> >>> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não
>> conseguirá
>> >>> > >> >> revelar a
>> >>> > >> >> > > > tela.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
>> >>> > >> sugestão:
>> >>> > >> >> se
>> >>> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
>> >>> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o
>> >>> > tamanho
>> >>> > >> e a
>> >>> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção
>> de
>> >>> gerar
>> >>> > >> >> canais
>> >>> > >> >> > > CMYK
>> >>> > >> >> > > > >> com
>> >>> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
>> >>> comando é
>> >>> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
>> >>> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois
>> estou sem
>> >>> > >> tempo
>> >>> > >> >> > agora,
>> >>> > >> >> > > > mas
>> >>> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais
>> >>> interessante de
>> >>> > >> usar
>> >>> > >> >> > que
>> >>> > >> >> > > > >> o ghostscript -
>> >>> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula
>> >>> visualmente e
>> >>> > >> até
>> >>> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
>> >>> > (filtros
>> >>> > >> de
>> >>> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc...,
>> remover
>> >>> > >> >> manualmente
>> >>> > >> >> > uma
>> >>> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não
>> deveria
>> >>> > estar:
>> >>> > >> >> por
>> >>> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser
>> magenta
>> >>> > >> puro -
>> >>> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal
>> Ciano -
>> >>> se
>> >>> > >> >> estiver
>> >>> > >> >> > por
>> >>> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
>> >>> manualmente
>> >>> > >>  a
>> >>> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta
>> ciano
>> >>> > onde
>> >>> > >> não
>> >>> > >> >> > > > >> queria.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da
>> >>> imagem", é
>> >>> > >> até
>> >>> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>> >>> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos -
>> algo
>> >>> > que
>> >>> > >> não
>> >>> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> >>> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é
>> controlar o
>> >>> LPI
>> >>> > >> para
>> >>> > >> >> > > > alterar o
>> >>> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar
>> em
>> >>> > pontos
>> >>> > >> >> > maiores
>> >>> > >> >> > > > que
>> >>> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você
>> >>> pode
>> >>> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> >>> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de
>> >>> > qualquer
>> >>> > >> >> > forma.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo
>> >>> com o
>> >>> > >> >> comando:
>> >>> > >> >> > > gs
>> >>> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>> >>> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> >>> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
>> >>> Documento-1.ps
>> >>> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma
>> >>> imagem
>> >>> > >> >> > > importada)
>> >>> > >> >> > > > -
>> >>> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores -
>> >>> converti o
>> >>> > PS
>> >>> > >> >> com o
>> >>> > >> >> > > > >> comando
>> >>> > >> >> > > > >> > acima.
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que
>> >>> > conheço
>> >>> > >> de
>> >>> > >> >> > > > revelação
>> >>> > >> >> > > > >> de
>> >>> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é
>> esse.
>> >>> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda
>> trabalhava
>> >>> com o
>> >>> > >> >> Corel
>> >>> > >> >> > > Draw.
>> >>> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e
>> >>> bastava
>> >>> > >> >> reduzir o
>> >>> > >> >> > > LPI
>> >>> > >> >> > > > >> para
>> >>> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já
>> usei
>> >>> > >> >> bastante.
>> >>> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
>> >>> > verificação
>> >>> > >> e
>> >>> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um
>> >>> > caminho
>> >>> > >> >> mais
>> >>> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
>> >>> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode
>> até
>> >>> > usar o
>> >>> > >> >> > recurso
>> >>> > >> >> > > > >> de canais para
>> >>> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie
>> um
>> >>> novo
>> >>> > >> >> "canal"
>> >>> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além
>> do
>> >>> CMYK
>> >>> > >> que
>> >>> > >> >> você
>> >>> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta
>> fluorescente,
>> >>>  e
>> >>> > >> use a
>> >>> > >> >> > > > >> retícula no canal.
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>   js
>> >>> > >> >> > > > >>  -><-
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >>
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De
>> Queiroz <
>> >>> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> >>> > >> >> > > > >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails
>> nas
>> >>> > listas
>> >>> > >> por
>> >>> > >> >> > ai,
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual
>> Windows
>> >>> ou
>> >>> > >> linux
>> >>> > >> >> (se
>> >>> > >> >> > > > linux
>> >>> > >> >> > > > >> >> qual distro)
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado
>> >>> Separate
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> >>> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
>> >>> > >> conversoes.
>> >>> > >> >> > > Funciona
>> >>> > >> >> > > > >> para
>> >>> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
>> >>> funciona
>> >>> > >> em
>> >>> > >> >> tese
>> >>> > >> >> > > no
>> >>> > >> >> > > > >> >> windows.
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler
>> <
>> >>> > >> >> > > dognew em gmail.com
>> >>> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
>> >>> > >> >> > > > >> >>
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa
>> nova
>> >>> Área.
>> >>> > >> rsrs
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
>> >>> utilizar
>> >>> > >> meus
>> >>> > >> >> > > > >> conhecimentos
>> >>> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e
>> linha,
>> >>> mas é
>> >>> > >> uma
>> >>> > >> >> > > > realidade.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha
>> esposa é
>> >>> > >> >> costureira
>> >>> > >> >> > > > ativa
>> >>> > >> >> > > > >> e
>> >>> > >> >> > > > >> >> eu
>> >>> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
>> >>> fazendo
>> >>> > >> >> > matrizes
>> >>> > >> >> > > de
>> >>> > >> >> > > > >> >> bordado
>> >>> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que
>> eu me
>> >>> > >> >> > > responsabilize
>> >>> > >> >> > > > >> pela
>> >>> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo
>> foi
>> >>> se
>> >>> > >> >> > amarrando e
>> >>> > >> >> > > > >> isso é
>> >>> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha
>> >>> história...
>> >>> > >> vamos
>> >>> > >> >> ao
>> >>> > >> >> > > > motivo
>> >>> > >> >> > > > >> de
>> >>> > >> >> > > > >> >> eu
>> >>> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas
>> áreas...
>> >>> > teria
>> >>> > >> >> > alguém
>> >>> > >> >> > > > que
>> >>> > >> >> > > > >> tem
>> >>> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos
>> >>> informações
>> >>> > >> desde
>> >>> > >> >> > > > softwares,
>> >>> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
>> >>> > utilizando o
>> >>> > >> >> Gimp
>> >>> > >> >> > > para
>> >>> > >> >> > > > >> >> separar
>> >>> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
>> >>> aplicando
>> >>> > a
>> >>> > >> >> > técnica
>> >>> > >> >> > > de
>> >>> > >> >> > > > >> >> cromia.
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça
>> isso
>> >>> no
>> >>> > >> Gimp,
>> >>> > >> >> mas
>> >>> > >> >> > > > duvido
>> >>> > >> >> > > > >> >> que
>> >>> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o
>> mundo
>> >>> Open
>> >>> > >> >> Source
>> >>> > >> >> > se
>> >>> > >> >> > > > >> evolui
>> >>> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> >>> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>> >>> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu
>> >>> teria
>> >>> > >> que
>> >>> > >> >> > jogar
>> >>> > >> >> > > > essas
>> >>> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores,
>> >>> como se
>> >>> > >> >> fosse o
>> >>> > >> >> > > > >> >> rasterizar
>> >>> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>> >>> > >> >> separando-as em
>> >>> > >> >> > > > >> camada.
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na
>> caixa de
>> >>> > >> e-mail
>> >>> > >> >> de
>> >>> > >> >> > > > vocês.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Att.
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>> >>> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>> >>> > >> >> > > > >> >> >
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