[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sexta Março 7 17:57:16 BRT 2014


Mas falando sério... com a gramatura de alguns sulfites não precisa nem de
óleo nem de nada. kkk


Em 7 de março de 2014 17:39, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:

> É verdade, Ademir. Só sentindo pra saber. kkkk
>
>
> Em 7 de março de 2014 17:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
> Gilbert Salander,
>>
>> Desculpo não. Você já deveria ter se metido antes. Aliás, obrigado por se
>> intrometer. Rsrs.
>>
>> O tópico é exatamente troca de informações e se você trabalha com
>> serigrafia seja bem vindo.
>>
>> Realmente o correto é trabalhar com papel vegetal, porém a pessoa que
>> está me ensinando utiliza essa técnica e obtém ótimos resultados. Mas eu só
>> vou ver realmente na prática. Fazendo experiências e comparando os
>> resultados. Com o tempo, com tudo estruturado, poderei fazer de maneiras
>> melhores e profissionais. Outro fato que tenho que levar em consideração é
>> custo e ganho.
>>
>> Com que tipo de mesa serigráfica utiliza? Acha melhor a Plana ou
>> Carrossel?
>>
>>
>> Em 7 de março de 2014 16:44, Gilbert Salanger <betoslz100 em yahoo.com.br>escreveu:
>>
>>> Wagner
>>>
>>> Desculpe me meter. mas só quero dá uma sugestão, pois trabalhamos aqui
>>> com serigrafia e só digo que imprimir em papel sufite e depois passar oleo
>>> é da epoca de Adão e não fica bom. Imprimir em filme laser ou mesmo em
>>> vegetal fica bom e mais profissional, só tem que ser em uma impressora
>>> laser, mas dá qualidade e é isso que deves perseguir.
>>>
>>> Cordialmente,
>>> Gilbert
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em Sexta-feira, 7 de Março de 2014 13:48, Douglas Fiedler <
>>> dognew em gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Eu cheguei a rascunhar uma combinação de mesa plana com carrossel. Ainda
>>> >estou com dúvida quanto a alguns detalhes e custo de material pois não
>>> >entrei em contato com um serralheiro ainda.
>>> >
>>> >
>>> >Em 7 de março de 2014 13:45, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> escreveu:
>>> >
>>> >> Alisson,
>>> >>
>>> >> Muito obrigado. Só o site já será bem útil, estava com dificuldade de
>>> >> encontrar.
>>> >>
>>> >> Quanto aos equipamentos, precisarei de soprador térmico, "rodinhos",
>>> uma
>>> >> caixa de luz que eu mesmo farei e a mesa serigráfica. Fora isso é
>>> alicate
>>> >> para puxar as telas e talvez alguns outros apetrechos que irei
>>> conhecendo e
>>> >> comprando para facilitar o trabalho.
>>> >>
>>> >> Tem uma outra empresa aqui de uniformes que está me dando apoio
>>> quanto aos
>>> >> conhecimentos serigráficos, ele utiliza uma caixa de luz que ele
>>> mesmo fez,
>>> >> usando maderite, papel luminado e lâmpadas fluorescente.
>>> >>
>>> >> As técnicas que utilizarei serão as que esta empresa usa, depois com o
>>> >> tempo vou criando as minhas.
>>> >>
>>> >> O processo que ela utiliza é simples e bem artesanal.
>>> >>
>>> >> O trabalho é impresso em folha sulfite embebida em óleo;
>>> >>
>>> >> Para revelação das telas precisa-se de uma sala escura, é colocada as
>>> >> telas com os reagentes, sobrepõe a folha de sulfite, vidro e apoio. A
>>> tampa
>>> >> da caixa de luz exercerá uma pressão equivalente a 8Kg. Tempo de
>>> >> permanência na caixa de luz 3 minutos exatos. Retira-se as telas e
>>> leva-as
>>> >> para lavagem (esguicha-se água com uma mangueira). Não me foi passado
>>> o
>>> >> processo de secagem das telas... acho que ele seca ao natural, ele não
>>> >> mostrou pra mim nenhuma estufa.
>>> >>
>>> >> Para a estamparia eles utilizam o carroussel que mostrei em anexo, só
>>> que
>>> >> eles sobrepõe o bercinho com um vidro embebido com "fixador". Após
>>> passar a
>>> >> tinta na tela, usa-se o soprador no tecido.
>>> >>
>>> >> E pronto!
>>> >>
>>> >> Eles trabalham com plastisol, eu irei trabalhar com base d'água, então
>>> >> acredito que terei que me atentar com a densidade e homogeneidade da
>>> tinta
>>> >> para que não fique manchas na estampa.
>>> >>
>>> >> Tudo isso me foi passado em menos de 30min. Onde me apresentou o
>>> processo
>>> >> no computador, os materiais, equipamentos e estampou um logo. Ficou de
>>> >> marcar um dia pra mim ir lá revelar algumas telas com ele.
>>> >>
>>> >> Resumindo é isso que sei de serigrafia. Acredito que com a prática
>>> >> aprenderei mais.
>>> >>
>>> >> O que está me preocupando é a mesa serigráfica.
>>> >>
>>> >> A Mesa Plana com 6 berços eu encontro usada a partir de R$ 200,00.
>>> >>
>>> >> O Carroussel com 1 berço, tipo rototec<
>>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=27&n=Carrossel+manual+1+ber%E7o+4+garras
>>> >,
>>> >> eu encontro usada a partir de R$ 450,00<
>>> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539298743-serigrafia-maq-rototec-galvanizada-4-cores-aceito-trocas-_JM
>>> >.
>>> >> Do mesmo modelo que anexei, com dois berços encontro nova por R$
>>> 850,00<
>>> http://www.shopsilk.com.br/IMPRESSORA-TEXTIL-04-GARRAS/prod-1592047/>
>>> >>
>>> >> Minha dúvida reside em qual é mais prática para produção.
>>> >>
>>> >> A plana, por ser mais barata e possuir mais berços, aumenta a
>>> produção e
>>> >> diminui investimento. Porém, como não conheço nenhuma pessoalmente,
>>> não sei
>>> >> se tem que ficar removendo e recolocando a tela para cada berço,
>>> somando
>>> >> isso o fato de ter que ficar se locomovendo em torno da mesa e
>>> carregando
>>> >> tintas e apetrechos...
>>> >>
>>> >> A Rotativa, se for até 4 cores, é rápida e prática para estampar e
>>> você
>>> >> não precisa ficar mudando as telas nem se locomovendo e nem carregando
>>> >> apetrechos, basta rodar o carrossel. Se usar mais de um berço terá
>>> que  se
>>> >> mover, mas é pouco. Pelos vídeos que eu vi parece mais prático. Porém
>>> os
>>> >> vídeos só demonstram uma peça, gostaria de saber se, com o carrossel a
>>> >> produção também é maior.
>>> >>
>>> >> Qual sua opinião, Alisson?
>>> >>
>>> >>
>>> >> Em 6 de março de 2014 12:43, alisson <coffeemachine em gmail.com>
>>> escreveu:
>>> >>
>>> >> Olá Douglas!
>>> >>>
>>> >>> Trabalhei algum tempo em uma malharia pequena aqui em Marília/SP e
>>> não sei
>>> >>> o quanto você conseguiu de informação sobre serigrafia então me
>>> desculpe
>>> >>> se
>>> >>> em algum momento eu disser algo que possa parecer muito obvio.
>>> >>>
>>> >>> A operação aqui era pequena (para não dizer precária), mas o chefe da
>>> >>> estamparia era um cara bem competente e eu percebia que o cara tirava
>>> >>> muito
>>> >>> de pouco. Basicamente para fazer a coisa fluir seria legal você
>>> pensar no
>>> >>> todo, além das mesas para impressão você vai precisar de sopradores
>>> >>> térmicos, uma lavadora de alta pressão para recuperar as telas, uma
>>> mesa
>>> >>> para gravação, uma estufa para secar as telas, sendo que os dois
>>> últimos
>>> >>> isso podem ser resolvido sem desembolsar muito se você desenhar
>>> projetos
>>> >>> simples e encomendar com serralheiros e vidraceiros locais.
>>> >>>
>>> >>> O mesmo vale para as mesas, caso opte pela mesa plana, você montar
>>> por aí
>>> >>> mesmo economizando para investir em treinamento e ter uma reserva
>>> para
>>> >>> épocas de baixa como janeiro, março e agosto/setembro (por aqui eram
>>> >>> exatamente estes os meses ruins).
>>> >>>
>>> >>> Caso escolha o tipo carrocel existem versões com mais berços, dando
>>> uma
>>> >>> vasculhada pela net encontrei este aqui:
>>> >>>
>>> >>>
>>> http://www.yguacumaquinas.com.br/d.php?id=28&n=Carrossel+manual+6+ber%E7os+e+6+garrasNunca
>>> >>> trabalhei com um carrocel mas tem jeito de ser bem mais prático que a
>>> >>> mesa fria tradicional mas daí a investir capital nesse tipo de
>>> equipamento
>>> >>> depende do tamanho da sua operação.
>>> >>>
>>> >>> Não sei se "chovi no molhado" mas espero ter ajudado com algo.
>>> >>> abraço aí e boa sorte nessa empreitada.
>>> >>>
>>> >>>
>>> >>>
>>> >>> Em 4 de março de 2014 14:54, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> escreveu:
>>> >>>
>>> >>> > Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
>>> >>> > link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela
>>> >os
>>> >>> > resultados são os melhores na maioria dos casos?
>>> >>> >
>>> >>> >
>>> >>> > Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>>> >>> escreveu:
>>> >>> >
>>> >>> > > Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei
>>> instruir
>>> >>> > meus
>>> >>> > > alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil
>>> quando as
>>> >>> > > próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se
>>> >>> importam
>>> >>> > com
>>> >>> > > isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma
>>> >>> história
>>> >>> > que
>>> >>> > > já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar
>>> >>> defeito
>>> >>> > de
>>> >>> > > toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não
>>> >>> tinha
>>> >>> > > 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da
>>> >>> Imagem,
>>> >>> > > depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É.
>>> >>> Então me
>>> >>> > > manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só
>>> comentei
>>> >>> > por
>>> >>> > > comentar.
>>> >>> > >
>>> >>> > > Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando
>>> palavras ao
>>> >>> > > vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou
>>> >>> investindo em
>>> >>> > > mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos
>>> utilizar.
>>> >>> Foi
>>> >>> > o
>>> >>> > > que decidi!
>>> >>> > >
>>> >>> > > O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar,
>>> pois
>>> >>> está
>>> >>> > > relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito
>>> importante, pois
>>> >>> > com
>>> >>> > > essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade,
>>> mesmo
>>> >>> que
>>> >>> > não
>>> >>> > > seja a minha.
>>> >>> > >
>>> >>> > >
>>> >>> > > Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com
>>> >>> > >escreveu:
>>> >>> > >
>>> >>> > > Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me
>>> pedirem
>>> >>> > >> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles.
>>> Aqui, não
>>> >>> > sei.
>>> >>> > >> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são
>>> arquivos a
>>> >>> 300
>>> >>> > >> dpis
>>> >>> > >> mesmo.
>>> >>> > >>
>>> >>> > >>
>>> >>> > >> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <
>>> mozartcouto em gmail.com>
>>> >>> > >> escreveu:
>>> >>> > >>
>>> >>> > >> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso
>>> trabalho,
>>> >>> > podem
>>> >>> > >> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao
>>> processo,
>>> >>> > >> mantendo
>>> >>> > >> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria
>>> interessante que
>>> >>> > >> houvesse
>>> >>> > >> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos
>>> que
>>> >>> > devemos
>>> >>> > >> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma
>>> possível
>>> >>> nas
>>> >>> > >> mãos
>>> >>> > >> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o
>>> melhor é
>>> >>> mesmo
>>> >>> > >> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo
>>> menos,
>>> >>> > como
>>> >>> > >> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que
>>> ter uma
>>> >>> > >> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma
>>> ótima
>>> >>> > >> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as
>>> possibilidades
>>> >>> > que
>>> >>> > >> os
>>> >>> > >> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de
>>> mais
>>> >>> > >> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os
>>> >>> Softwares
>>> >>> > >> > Gráficos Livres.
>>> >>> > >> >
>>> >>> > >> >
>>> >>> > >> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <
>>> dognew em gmail.com>
>>> >>> > >> escreveu:
>>> >>> > >> >
>>> >>> > >> > Mozart Couto,
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são
>>> importantes
>>> >>> para
>>> >>> > >> uma
>>> >>> > >> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos
>>> as
>>> >>> > >> empresas
>>> >>> > >> >> se
>>> >>> > >> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a
>>> minha
>>> >>> > amarga
>>> >>> > >> >> experiência com empresas que não se importam com nada.
>>> Quando pego
>>> >>> > >> algum
>>> >>> > >> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que
>>> eu
>>> >>> estava
>>> >>> > >> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem
>>> que um
>>> >>> > >> arquivo
>>> >>> > >> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me
>>> pedir
>>> >>> as
>>> >>> > >> >> imagens
>>> >>> > >> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de
>>> cores.
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores
>>> >>> > realmente
>>> >>> > >> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que
>>> >>> visualizo
>>> >>> > no
>>> >>> > >> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho
>>> importante
>>> >>> > realizar
>>> >>> > >> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus
>>> >>> conhecimentos e
>>> >>> > a
>>> >>> > >> >> importância disso no seu dia-a-dia.
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados,
>>> >>> > trabalhos e
>>> >>> > >> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a
>>> >>> experiência
>>> >>> > >> de
>>> >>> > >> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o
>>> trabalho
>>> >>> final
>>> >>> > >> isso
>>> >>> > >> >> tudo.
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <
>>> mozartcouto em gmail.com>
>>> >>> > >> >> escreveu:
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava
>>> meio
>>> >>> > >> parada. É
>>> >>> > >> >> uma
>>> >>> > >> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores
>>> para
>>> >>> usar
>>> >>> > >> como
>>> >>> > >> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão
>>> CMYK
>>> >>> > >> >> posterior e
>>> >>> > >> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que
>>> usar o
>>> >>> > >> perfil
>>> >>> > >> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores"
>>> ativado,
>>> >>> > claro,
>>> >>> > >> no
>>> >>> > >> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo
>>> >>> menos
>>> >>> > se
>>> >>> > >> >> tem um
>>> >>> > >> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros
>>> >>> > programas
>>> >>> > >> (
>>> >>> > >> >> no
>>> >>> > >> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação
>>> em se
>>> >>> > >> >> tratando
>>> >>> > >> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em
>>> Off
>>> >>> Set -
>>> >>> > >> >> livros,
>>> >>> > >> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK.
>>> >>> > Gostaria
>>> >>> > >> de
>>> >>> > >> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB
>>> seria
>>> >>> > >> mesmo o
>>> >>> > >> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria
>>> esse,
>>> >>> > mas
>>> >>> > >> >> ainda
>>> >>> > >> >> > estou precisando de mais confirmações.
>>> >>> > >> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais
>>> sobre os
>>> >>> > outros
>>> >>> > >> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há
>>> >>> muito o
>>> >>> > >> que
>>> >>> > >> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência
>>> pessoal eu
>>> >>> > tenha
>>> >>> > >> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu
>>> >>> trabalho
>>> >>> > >> com as
>>> >>> > >> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como
>>> Saraiva,
>>> >>> FTD e
>>> >>> > >> >> outras)
>>> >>> > >> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a
>>> impressão
>>> >>> > sempre
>>> >>> > >> sai
>>> >>> > >> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor,
>>> ainda
>>> >>> acho
>>> >>> > >> que é
>>> >>> > >> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o
>>> Separate+ e
>>> >>> seus
>>> >>> > >> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e
>>> impressão CMYK
>>> >>> > >> fique
>>> >>> > >> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
>>> >>> > >> interessarem.
>>> >>> > >> >> > Obrigado.
>>> >>> > >> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos
>>> demonstrativos são
>>> >>> > >> muito
>>> >>> > >> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
>>> >>> > >> >> >
>>> >>> > >> >> >
>>> >>> > >> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <
>>> dognew em gmail.com>
>>> >>> > >> >> escreveu:
>>> >>> > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada,
>>> fico
>>> >>> > >> contente
>>> >>> > >> >> que
>>> >>> > >> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso...
>>> sempre
>>> >>> > enchi o
>>> >>> > >> >> saco
>>> >>> > >> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o
>>> que a
>>> >>> > >> >> Certificação
>>> >>> > >> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se
>>> tratava...
>>> >>> > >> >> realmente
>>> >>> > >> >> > eu
>>> >>> > >> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem.
>>> Meu
>>> >>> > >> >> conhecimento
>>> >>> > >> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar
>>> de
>>> >>> > explicar
>>> >>> > >> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o
>>> mundo
>>> >>> dá
>>> >>> > >> >> voltas!
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender
>>> de que
>>> >>> > >> raios
>>> >>> > >> >> de
>>> >>> > >> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os
>>> >>> ângulos
>>> >>> > no
>>> >>> > >> >> vídeo.
>>> >>> > >> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me
>>> >>> chamado
>>> >>> > >> >> muito a
>>> >>> > >> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar
>>> em
>>> >>> > relação
>>> >>> > >> a
>>> >>> > >> >> cada
>>> >>> > >> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o
>>> >>> vídeo.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande
>>> ajuda
>>> >>> > visual.
>>> >>> > >> E
>>> >>> > >> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já
>>> >>> tinha...
>>> >>> > só
>>> >>> > >> não
>>> >>> > >> >> > sei
>>> >>> > >> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A
>>> janela é
>>> >>> > >> igual do
>>> >>> > >> >> > > vídeo...
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os
>>> >>> perfis
>>> >>> > da
>>> >>> > >> >> > > Adobe<
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> >
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >>
>>> >>> >
>>> >>>
>>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>>> >>> > >> >> > > >que
>>> >>> > >> >> > > encontrei nesse
>>> >>> > >> >> > > tutorial<
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> >
>>> >>> > >> >>
>>> >>> > >>
>>> >>> >
>>> >>>
>>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>>> >>> > >> >> > > >.
>>> >>> > >> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta
>>> >>> > /home/<user>/.local/share/icc
>>> >>> > >> >> porém
>>> >>> > >> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil
>>> que nem
>>> >>> > >> sabia
>>> >>> > >> >> que
>>> >>> > >> >> > > possuía.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de
>>> cores.
>>> >>> > Como
>>> >>> > >> >> > sempre
>>> >>> > >> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e
>>> >>> ficar
>>> >>> > >> >> > definindo e
>>> >>> > >> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo
>>> utilizando
>>> >>> > >> alguma
>>> >>> > >> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer
>>> algum
>>> >>> > >> trabalho
>>> >>> > >> >> que
>>> >>> > >> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que
>>> >>> sempre
>>> >>> > >> >> atendi.
>>> >>> > >> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
>>> >>> > >> esclarecendo
>>> >>> > >> >> as
>>> >>> > >> >> > > minhas também.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo
>>> isso...
>>> >>> é
>>> >>> > em
>>> >>> > >> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito
>>> >>> cromia,
>>> >>> > >> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços
>>> >>> rápidos e
>>> >>> > >> >> ganhos
>>> >>> > >> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não
>>> faço
>>> >>> ideia
>>> >>> > >> de
>>> >>> > >> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é
>>> >>> digno
>>> >>> > ou
>>> >>> > >> >> não.
>>> >>> > >> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi
>>> muitos
>>> >>> > >> comentários
>>> >>> > >> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já
>>> tê-lo
>>> >>> > >> utilizado
>>> >>> > >> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum
>>> programa...
>>> >>> mas
>>> >>> > >> nunca
>>> >>> > >> >> por
>>> >>> > >> >> > > terminal.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois
>>> como eu
>>> >>> já
>>> >>> > >> tinha
>>> >>> > >> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no
>>> >>> > Photoshop,
>>> >>> > >> >> > imprimia
>>> >>> > >> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que
>>> fazia
>>> >>> as
>>> >>> > >> >> retículas
>>> >>> > >> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de
>>> luz.... é
>>> >>> > claro
>>> >>> > >> >> que
>>> >>> > >> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não
>>> resolvia
>>> >>> > >> >> diretamente
>>> >>> > >> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp
>>> e
>>> >>> trocar
>>> >>> > >> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e
>>> tal,
>>> >>> mas,
>>> >>> > >> João e
>>> >>> > >> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia?
>>> >>> Estamparia
>>> >>> > em
>>> >>> > >> >> > tecido
>>> >>> > >> >> > > mesmo?
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
>>> >>> > >> equipamento
>>> >>> > >> >> > > também.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil
>>> Manual),
>>> >>> > Mesa
>>> >>> > >> >> > > plana<
>>> >>> > http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
>>> >>> > >> >e
>>> >>> > >> >> > > Carroussel<
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >>
>>> >>>
>>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>>> >>> > >> >> > >...
>>> >>> > >> >> > > aí vai as perguntas:
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
>>> >>> > >> equipamentos?
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link
>>> >>> acima).
>>> >>> > >> Achei
>>> >>> > >> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa
>>> menos
>>> >>> > >> >> espaço...
>>> >>> > >> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a
>>> dúvida... o
>>> >>> > seria
>>> >>> > >> >> mais
>>> >>> > >> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu
>>> baixaria bem
>>> >>> os
>>> >>> > >> >> custos
>>> >>> > >> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na
>>> >>> > internet,
>>> >>> > >> >> acabei
>>> >>> > >> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel
>>> podendo
>>> >>> > chegar a
>>> >>> > >> >> oito
>>> >>> > >> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais
>>> e
>>> >>> > >> terminar de
>>> >>> > >> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um
>>> >>> serralheiro e
>>> >>> > >> ter
>>> >>> > >> >> > noção
>>> >>> > >> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra
>>> do
>>> >>> > >> serralheiro
>>> >>> > >> >> > será
>>> >>> > >> >> > > baixa...
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência
>>> pelo Off.
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
>>> >>> > >> jsbueno em python.org.br
>>> >>> > >> >> > > >escreveu:
>>> >>> > >> >> > >
>>> >>> > >> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>>> >>> > >> >> > > >
>>> >>> > >> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a
>>> iniciativa tão
>>> >>> > >> rápido
>>> >>> > >> >> e
>>> >>> > >> >> > > > já ter feito o vídeo.
>>> >>> > >> >> > > >
>>> >>> > >> >> > > >
>>> >>> > >> >> > > >   js
>>> >>> > >> >> > > >  -><-
>>> >>> > >> >> > > >
>>> >>> > >> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>>> wederclay em gmail.com
>>> >>> >:
>>> >>> > >> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos
>>> >>> desse
>>> >>> > >> >> filtro.
>>> >>> > >> >> > E,
>>> >>> > >> >> > > > como
>>> >>> > >> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o
>>> >>> > Separate+ e
>>> >>> > >> >> > > marquei a
>>> >>> > >> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um
>>> >>> arquivo
>>> >>> > >> com
>>> >>> > >> >> > > quatro
>>> >>> > >> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara
>>> >>> aplicada,
>>> >>> > >> assim
>>> >>> > >> >> > você
>>> >>> > >> >> > > > tem
>>> >>> > >> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo.
>>> >>> > Mencionei
>>> >>> > >> >> seu
>>> >>> > >> >> > > nome.
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>>> >>> > >> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>>> >>> > >> >> > > > >
>>> >>> > >> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <
>>> >>> wederclay em gmail.com
>>> >>> > >:
>>> >>> > >> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor
>>> CMYK
>>> >>> não
>>> >>> > vai
>>> >>> > >> >> dar
>>> >>> > >> >> > > > certo,
>>> >>> > >> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar
>>> o
>>> >>> aquivo
>>> >>> > >> >> final
>>> >>> > >> >> > > para
>>> >>> > >> >> > > > >> que o
>>> >>> > >> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do
>>> Silk
>>> >>> > >> screen,
>>> >>> > >> >> além
>>> >>> > >> >> > > da
>>> >>> > >> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem
>>> que ter
>>> >>> a
>>> >>> > >> >> > > > possibilidade de
>>> >>> > >> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que
>>> devem
>>> >>> ser
>>> >>> > >> bem
>>> >>> > >> >> > > maiores
>>> >>> > >> >> > > > >> que o
>>> >>> > >> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não
>>> conseguirá
>>> >>> > >> >> revelar a
>>> >>> > >> >> > > > tela.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho
>>> minha
>>> >>> > >> sugestão:
>>> >>> > >> >> se
>>> >>> > >> >> > > > >> você olhar o plug-in de
>>> >>> > >> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe,
>>> o
>>> >>> > tamanho
>>> >>> > >> e a
>>> >>> > >> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção
>>> de
>>> >>> gerar
>>> >>> > >> >> canais
>>> >>> > >> >> > > CMYK
>>> >>> > >> >> > > > >> com
>>> >>> > >> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o
>>> >>> comando é
>>> >>> > >> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
>>> >>> > >> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois
>>> estou sem
>>> >>> > >> tempo
>>> >>> > >> >> > agora,
>>> >>> > >> >> > > > mas
>>> >>> > >> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais
>>> >>> interessante de
>>> >>> > >> usar
>>> >>> > >> >> > que
>>> >>> > >> >> > > > >> o ghostscript -
>>> >>> > >> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula
>>> >>> visualmente e
>>> >>> > >> até
>>> >>> > >> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP
>>> >>> > (filtros
>>> >>> > >> de
>>> >>> > >> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc...,
>>> remover
>>> >>> > >> >> manualmente
>>> >>> > >> >> > uma
>>> >>> > >> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não
>>> deveria
>>> >>> > estar:
>>> >>> > >> >> por
>>> >>> > >> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser
>>> magenta
>>> >>> > >> puro -
>>> >>> > >> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal
>>> Ciano -
>>> >>> se
>>> >>> > >> >> estiver
>>> >>> > >> >> > por
>>> >>> > >> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar
>>> >>> manualmente
>>> >>> > >>  a
>>> >>> > >> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta
>>> ciano
>>> >>> > onde
>>> >>> > >> não
>>> >>> > >> >> > > > >> queria.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da
>>> >>> imagem", é
>>> >>> > >> até
>>> >>> > >> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>>> >>> > >> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos
>>> - algo
>>> >>> > que
>>> >>> > >> não
>>> >>> > >> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>>> >>> > >> >> > > > >> a retícula automaticamente.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é
>>> controlar o
>>> >>> LPI
>>> >>> > >> para
>>> >>> > >> >> > > > alterar o
>>> >>> > >> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente
>>> resultar em
>>> >>> > pontos
>>> >>> > >> >> > maiores
>>> >>> > >> >> > > > que
>>> >>> > >> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -
>>> você
>>> >>> pode
>>> >>> > >> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>>> >>> > >> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas
>>> de
>>> >>> > qualquer
>>> >>> > >> >> > forma.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais
>>> baixo
>>> >>> com o
>>> >>> > >> >> comando:
>>> >>> > >> >> > > gs
>>> >>> > >> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>>> >>> > >> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>>> >>> > >> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff
>>> >>> Documento-1.ps
>>> >>> > >> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser
>>> uma
>>> >>> imagem
>>> >>> > >> >> > > importada)
>>> >>> > >> >> > > > -
>>> >>> > >> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores -
>>> >>> converti o
>>> >>> > PS
>>> >>> > >> >> com o
>>> >>> > >> >> > > > >> comando
>>> >>> > >> >> > > > >> > acima.
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo
>>> que
>>> >>> > conheço
>>> >>> > >> de
>>> >>> > >> >> > > > revelação
>>> >>> > >> >> > > > >> de
>>> >>> > >> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é
>>> esse.
>>> >>> > >> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda
>>> trabalhava
>>> >>> com o
>>> >>> > >> >> Corel
>>> >>> > >> >> > > Draw.
>>> >>> > >> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e
>>> >>> bastava
>>> >>> > >> >> reduzir o
>>> >>> > >> >> > > LPI
>>> >>> > >> >> > > > >> para
>>> >>> > >> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que
>>> já usei
>>> >>> > >> >> bastante.
>>> >>> > >> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de
>>> >>> > verificação
>>> >>> > >> e
>>> >>> > >> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo
>>> um
>>> >>> > caminho
>>> >>> > >> >> mais
>>> >>> > >> >> > > > >> rápido - já que ele
>>> >>> > >> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode
>>> até
>>> >>> > usar o
>>> >>> > >> >> > recurso
>>> >>> > >> >> > > > >> de canais para
>>> >>> > >> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio.
>>> Crie um
>>> >>> novo
>>> >>> > >> >> "canal"
>>> >>> > >> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além
>>> do
>>> >>> CMYK
>>> >>> > >> que
>>> >>> > >> >> você
>>> >>> > >> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta
>>> fluorescente,
>>> >>>  e
>>> >>> > >> use a
>>> >>> > >> >> > > > >> retícula no canal.
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>   js
>>> >>> > >> >> > > > >>  -><-
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De
>>> Queiroz <
>>> >>> > >> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>>> >>> > >> >> > > > >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails
>>> nas
>>> >>> > listas
>>> >>> > >> por
>>> >>> > >> >> > ai,
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual
>>> Windows
>>> >>> ou
>>> >>> > >> linux
>>> >>> > >> >> (se
>>> >>> > >> >> > > > linux
>>> >>> > >> >> > > > >> >> qual distro)
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado
>>> >>> Separate
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>>> >>> > >> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
>>> >>> > >> conversoes.
>>> >>> > >> >> > > Funciona
>>> >>> > >> >> > > > >> para
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só
>>> >>> funciona
>>> >>> > >> em
>>> >>> > >> >> tese
>>> >>> > >> >> > > no
>>> >>> > >> >> > > > >> >> windows.
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas
>>> Fiedler <
>>> >>> > >> >> > > dognew em gmail.com
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >escreveu:
>>> >>> > >> >> > > > >> >>
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa
>>> nova
>>> >>> Área.
>>> >>> > >> rsrs
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e
>>> >>> utilizar
>>> >>> > >> meus
>>> >>> > >> >> > > > >> conhecimentos
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > de forma prática...
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > ... portanto...
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e
>>> linha,
>>> >>> mas é
>>> >>> > >> uma
>>> >>> > >> >> > > > realidade.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha
>>> esposa é
>>> >>> > >> >> costureira
>>> >>> > >> >> > > > ativa
>>> >>> > >> >> > > > >> e
>>> >>> > >> >> > > > >> >> eu
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção
>>> >>> fazendo
>>> >>> > >> >> > matrizes
>>> >>> > >> >> > > de
>>> >>> > >> >> > > > >> >> bordado
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que
>>> eu me
>>> >>> > >> >> > > responsabilize
>>> >>> > >> >> > > > >> pela
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo
>>> foi
>>> >>> se
>>> >>> > >> >> > amarrando e
>>> >>> > >> >> > > > >> isso é
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > ótimo.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha
>>> >>> história...
>>> >>> > >> vamos
>>> >>> > >> >> ao
>>> >>> > >> >> > > > motivo
>>> >>> > >> >> > > > >> de
>>> >>> > >> >> > > > >> >> eu
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas
>>> áreas...
>>> >>> > teria
>>> >>> > >> >> > alguém
>>> >>> > >> >> > > > que
>>> >>> > >> >> > > > >> tem
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos
>>> >>> informações
>>> >>> > >> desde
>>> >>> > >> >> > > > softwares,
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar
>>> >>> > utilizando o
>>> >>> > >> >> Gimp
>>> >>> > >> >> > > para
>>> >>> > >> >> > > > >> >> separar
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e
>>> >>> aplicando
>>> >>> > a
>>> >>> > >> >> > técnica
>>> >>> > >> >> > > de
>>> >>> > >> >> > > > >> >> cromia.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça
>>> isso
>>> >>> no
>>> >>> > >> Gimp,
>>> >>> > >> >> mas
>>> >>> > >> >> > > > duvido
>>> >>> > >> >> > > > >> >> que
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o
>>> mundo
>>> >>> Open
>>> >>> > >> >> Source
>>> >>> > >> >> > se
>>> >>> > >> >> > > > >> evolui
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>>> >>> > >> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows
>>> eu
>>> >>> teria
>>> >>> > >> que
>>> >>> > >> >> > jogar
>>> >>> > >> >> > > > essas
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores,
>>> >>> como se
>>> >>> > >> >> fosse o
>>> >>> > >> >> > > > >> >> rasterizar
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>>> >>> > >> >> separando-as em
>>> >>> > >> >> > > > >> camada.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na
>>> caixa de
>>> >>> > >> e-mail
>>> >>> > >> >> de
>>> >>> > >> >> > > > vocês.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Att.
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
>>> >>> > >> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>>> >>> > >> >> > > > >> >> >
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