[gt-educacao] Digest Gt-educacao, volume 2, assunto 4

Simone Garofalo sigarofalo em gmail.com
Quarta Agosto 1 16:06:58 BRT 2012

Pessoal,

Uma das coisas que eu queria chamar a atenção é que Belo Horizonte não está
na lista do FLISOL: http://flisol.net/FLISOL2012/Brasil
Acho que o legal do FLISOL, pelo último que participei, é ver a moçada de
BH reunida (e aí fortalecendo o reginal), com debates variados. Um lance
que eu acho muito bacana é uma espaço legal para o Installfest e aí
poderíamos ter tanto no FLISOL como no Dia da Cultura Livre.
O lance do Installfest entra muito no assunto que eu levantei com o Wilkens
pós-palestra... lembra Wilkens?!

*Para quem não sabe o que é Installfest:

O Installfest é um evento geralmente promovido por um Grupo de Usuários
Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações
de um sistema operacional
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional>de software
livre <http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre> em vários
computadores<http://pt.wikipedia.org/wiki/Computadores>,
principalmente o sistema operacional
Linux<http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux>e outros softwares livres ou
de código
aberto <http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto>.

É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde
iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação
de seu sistema operacional preferido ao local do installfest, e usuários
experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Às vezes CDs
contendo alguma distribuição de
Linux<http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_de_Linux>e
informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes.

Os installfests recebem bem pessoas de diversos níveis de conhecimento, de
iniciantes a usuários avançados. Os installfests podem variar de encontros
informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento
dependerá da organização que o promove.

A palavra *Installfest* é uma junção de *instalação* e *festival*. O
termo *install
fest* ou a variação *Install Fest* são também utilizados.
*Installfest*captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às
outras através de
instalações que algumas vezes podem ser difíceis.
P.S.: Eu nunca fui a um installfest em BH! Bora fazer Ana e Fred? hehehehe
;-)