[gt-educacao] Fwd: Fórum Mundial de Ciência 2013

Fa fconti em gmail.com
Segunda Agosto 27 16:17:47 BRT 2012

Oi gente

Acho que muita gente dentro do campo científico, não sabe que o software
livre é a base da cultura livre.

E muita gente não vê como alternativa, mas algo de moleques nerds.

Em muitos casos é desconhecimento mesmo. A pessoa mal sabe que há
alternativas pro windows e mac.

Em outros é preguiça, por não querer ter que aprender a usar outro
sistema e outros programas, o que, de fato, pode dar muito trabalho.

E ainda, em outros, é falta de informação nova. A pessoa pensa que o
linux ainda só tem opção de entrada por texto. Tem uma ideia de mais
de 20 anos na cabeça e acha que nada mudou

Nem estou pensando em quem está vendido para essa ou aquela grande
empresa e só pretende defendê-la.

Mas a discussão sobre formatos de arquivos que aprisionam a um sistema
e/ou programa é muito importante e acho que devemos levá-la aonde pudermos.

Acho essa discussão fundamental para as pessoas compreenderem porque
devem se interessar por software livre.

Tentei colocar esse assunto, de forma bem simples aqui:
http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-exte.htm
É um texto onde falo de formatos de arquivos.

E tem mais alguma coisa aqui:
Padrões abertos de documentação - ODF
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-odf1.htm

-

Lá em Olinda, eu e o Xavier (funcionário do SERPRO de Belém e dos grupos
de Libre e Apache OpenOffice), conhecemos o sr Jomar do Centro de
Recondicionamento de Computadores - Emaús - de Belém e que já tinha
pedido auxílio pro pessoal do SERPRO por esclarecimentos em software livre.

Nessa semana em 31 de agosto, a partir das 14:00h, acontecerá um
encontro sobre migração para Software Livre através de palestras.
Soubemos que as 100 vagas pra inscrições foram preenchidas.

Como será na sexta a tarde, vamos ver se terá bom comparecimento  :)

Devo falar de Formatos de arquivos - Lei ODF.

O site é:
http://enclibre.blogspot.com.br/2012/08/i-encontro-de-software-livre-no-centro.html

-

O prof Nelson tem mais informação sobre o tal encontro mundial?

Pode conseguir um convite pra que um de nós vá lá dar o nosso recado?

Ou outra pessoa pode?

Temos mais alguém que pode falar com a Agência FAPESP?

Beijins
Fa
"Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla!."

Ubuntu User number is # 32559

Se houver documentos de escritório incluídos neste e-mail,
eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

Cansou de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
O melhor anti vírus é usar Linux
Conheça o novo Ubuntu 12.04! http://www.ubuntu-br.org/