[gt-educacao] Construindo o caminho, juntos!

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Segunda Julho 30 09:11:22 BRT 2012

Olá Marcos e demais,

Consta no registro MSV29550 do Livro da Grande Teia que
marcos, em 29/07/12 escreveu o seguinte:

> Bem, foi bom enquanto durou, mas não podemos perder o foco nem o
> pique. Outros eventos virão e devemos cada vez mais consolidar a
> educação dentro destes.

Muito bem colocado! Devemos evitar o que eu chamo de "efeito dia
seguinte", em que, após os eventos, saímos cheios de ideias, mas não
implementamos nenhuma, porque somos atropelados pelo nosso cotidiano.

Nesse FISL, além do espaço maravilhoso que a educação conquistou (e
que, não me canso de repetir, foi histórico e MUITO significativo),
foram fechadas também duas importantes iniciativas:

- LibrEdu: uma iniciativa (inicialmente) latino-americana que visa
  agregar grupos de usuários e associações que discutam o uso
  educacional de softwares livres. Vou explicar com mais detalhes em
  uma publicação que pretendo fazer hoje ou amanhã (vai depender do
  tempo), mas quem quiser ver a ata da reunião que fizemos, já com
  nossos objetivos e data da primeira reunião, pode dar uma olhada
  aqui: http://miniurl.org/libredu1.

- RISoL: essa já é mais ambiciosa. É uma tentativa de se montar uma
  rede mundial de software livre, também constituída por associações e
  grupos de usuário, que visa melhorar o diálogo entre esses grupos.
  Construímos uma carta nesse grupo que foi lida ao final do FISL 13
  (um momento muito emocionante, diga-se de passagem). Pra quem quiser
  ter uma ideia de como rolou a discussão, pode dar uma olhada aqui:
  http://miniurl.org/galacticos. Mas já aviso que está mais na forma de
  um brainstorm do que de uma ata. Pra ver a carta que foi lida no
  FISL, podem pular diretamente para o final do texto.

Ambas iniciativas tem uma característica comum: elas visam agregar
grupos e não pessoas isoladas. Isso tem por objetivo reforçarmos as
bases, ou seja, os grupos de usuários e associações. Portanto, já fica
aqui o convite para todos os grupos de usuários que assinam essa lista
para procurarem mais informações sobre os grupos. O LibrEdu, como
consta na ata, terá uma reunião no dia 1º de setembro. Até lá estarei
organizando a infra-estrutura digital do grupo e vou dando notícias
aqui. Já o RISoL eu ainda não tenho notícias de como será a dinâmica
dos trabalhos, mas assim que tiver alguma, aviso aqui também, ok?

E sigamos trabalhando pelo software livre!  :-)

Um abraço e até mais.

Fred (aka aracnus)
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)