[gt-educacao] sobre licenças e sites de ensino

Carlos Henrique de Castro chenriquebh em yahoo.com.br
Segunda Novembro 26 11:26:08 BRST 2012

Olás!

Talvez tenham tido a intenção de reforçar a questão de citar a autoria, previsto na licença:  "remixem, adaptem, e criem obras derivadas ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos.

É fato que falam de PROPRIEDADE nos termos de uso... Eu usaria como orienta a licença CC BY SA e pronto.

 Carlos Henrique S. de Castro
31-8463-6946 / 31-3267-8732 / 31-9747-7330

________________________________

< http://lattes.cnpq.br/8846976753165320  >

> [...]
>Enviadas: Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012 9:46
>Assunto: [gt-educacao] sobre licenças e sites de ensino
>

>Uma aluna me perguntou se determinado site de espanhol (http://recursosdele.com) era livre ou não. Reproduzo minha resposta aqui porque, na verdade, é uma pergunta que eu devolvi pros alunos refletirem e gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. Estou equivocada?
>bjs e obrigada,
>Ana
>
>Vanessa, nem sempre é simples verificar isso. Geralmente eu começo
procurando informações sobre licença, condições de uso ou privacidade no
 pé da página principal. Nesta, logo no pe da página principal
encontramos:

>Queremos expresar nuestro agradecimiento a toda la gente generosa de la comunidad DRUPAL. Gracias también a ThemeBrain.
>A Audacity, por sus facilidades para construir los audios.
 Jahzzar*, cuya excelente canción "So easy" ambienta y engrandece
nuestros audios. Os recomiendo que escuchéis sus creaciones
(distribuidas bajo licencia Creative Commons). No os dejarán
indiferentes.
>A todos nuestros amigos y colegas, que nos estáis
ayudando tanto, tantísimo, en la comunicación de esta página por el
mundo entero.Y a toda la buena gente que nos quiere, siempre nos anima y
 jamás nos demanda las horas que no podemos dedicarles.
>MUCHAS GRACIAS A TODOS. Sin vosotros esta página no sería posible.
>
>Tema musical.  Autor: Jahzzar.  Canción: So Easy   (Jahzzar) / CC BY-SA 3.0
>Como
 eu disse, em geral quem faz trabalhos livres gosta de dizer que faz.
Essa nota de agradecimentos cita os diversos softwares livres que usa
(drupal serviu para fazer o site, themebrain serviu para fazer o layout,
 audacity serviu pra edição de áudio)  e cita a licença usada pela
canção, Creative commons.

>É aí que começa a confusão: a licença Creative Commons By-Sa diz que:
>

>Atribuição – Compartilhamento pela mesma Licença (by-sa)
contanto que o crédito seja atribuído ao autor e que essas obras sejam
licenciadas sob os mesmos termos. Esta licença é geralmente comparada a
licenças de software livre. Todas as obras derivadas devem ser
licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as obras derivadas
também poderão ser usadas para fins comerciais. (fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/)

veja o que diz a página de termos de uso: http://recursosdele.com/content/terminos-de-uso
>Todo el material publicado en nombre de Recursos de ELE
(RecurSOS_d_ELE) es propiedad de María RAMOS PASCASIO, excepto aquel que expresamente especifique otra autoría.
>(este é o início, continuem lendo na fonte).
>Acho muito esquisito e até contraditório este termo de uso, pois usou
software e licenças livres mas produz material que não é livre? O que
acham?