[gt-educacao] Resumo de email "digest"

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Segunda Abril 15 09:35:42 BRT 2013

Olá Ana e demais,

Em 15-04-2013 07:54, Ana Cristina Fricke Matte escreveu:

> é costume clássico em listas de e-mail:

Só porque é clássico, não quer dizer que é bom.  ;-)

> 1) manter o assunto da mensagem original (quando vem de digest,
> modificar o assunto para recuperar a thread que se quer responder, a
> informação vem junto no corpo do digest)

Pois é. Mas o problema do digest é que justamente ele "quebra" a thread.
Como ele é um acúmulo de várias mensagens, ele tem um identificador
diferente e, a não ser que o seu cliente de e-mail tenha uma opção para
agrupar TAMBÉM por assunto, o digest vai gerar uma thread nova. Em
tempo, a maioria dos webmails NÃO tem essa opção. Logo você vai ter um
único assunto espalhado em várias treads.

> 2) manter o histórico, pois quem não usa um sistema de e-mail que
> apresente as mensagens organizadas por thread vai ter que abrir inúmeras
> mensagens se precisar das informações anteriores.
> Assim, esse pedido para apagar o histórico não é uma boa prática (é uma
> prática pouco prática).

O problema é que isso é um terror pra quem acessa e-mails via celular ou
qualquer outro dispositivo móvel. As mensagens demora a descarregar
(lembrem-se, nem sempre tem um wi-fi por perto e precisamos das malditas
conexões das operadoras), geram tráfego desnecessário na rede (sim,
também temos que nos preocupar com o "meio ambiente digital") e podem
"poluir" a resposta, dificultando a visualização correta dela.

Em resumo, deixar o histórico é uma prática muito prática só pra quem
consegue acessar as mensagens a partir de um desktop conetado em uma
rede rápida. E se a pessoa está nessa situação, ela pode perfeitamente
acessar o histórico da mensagem via web (no rodapé de todas as nossas
mensagens tem o endereço web da nossa lista, onde consta o nosso
histórico). Considerando o universo de equipamentos e conexões, acho
importante considerarmos essa questão.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém
que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)