[gt-educacao] fisl15 em perspectiva

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Terça Dezembro 10 07:52:07 BRST 2013

Olá Wilkens e demais,

Em 03-12-2013 17:29, wlenon em softwarelivre.org escreveu:

> Sei que ainda estamos estamos a seis meses do fisl15, mas gostaria de
> chamar todos e todas para uma update pessoal e coletiva aqui em nossa
> lista e ouvir de vocês sobre suas expectativas para o fisl15, tomando
> como base nossa caminhada até aqui.
> O próximo fisl será de 07 a 10 de maio de 2014. Notem que seis meses
> voam, então, é muito importante que comecemos os primeiros diálogos
> sobre nossas atividades futuras.

Pois é. Resolvi esperar um pouco pra ver se mais alguém se manifestava.
Mas uma semana já se passou e tivemos somente dois comentários. E isso é
sintomático.

> 1) Daquilo que temos feito até agora, enquanto GT-Educação do fisl, o
> que, de fato, tem feito diferença na prática das pessoas que
> participaram das nossas atividades até agora, na opinião de vocês?

Não tenho a menor ideia. E isso é muito ruim, porque pode ser um sinal
que fez pouca ou nenhuma diferença. Veja bem, o que efetivamente
discutimos nesse grupo sobre prática com o software livre educacional?
Sobre propostas? Sobre ideias? Tivemos anúncios de seminários,
replicação de notícias e uma discussão ou outra sobre usos de
tecnologia, mas que também não foi pra frente. Ou seja, que diferença
efetivamente temos feito com essa discussão?

Fico vendo tanto aqui quanto na SLEducacional que são sempre as mesmas
pessoas se manifestando, vejo propostas de trabalho que não vão pra
frente e fico questionando o quanto as pessoas estão efetivamente
dispostas a CONTRIBUIR com o software livre (e não somente usá-lo). O
que estamos efetivamente fazendo de retorno para a comunidade? Depois
não adianta reclamar que a Microsoft ou a Google estão batendo pesado
nas áreas educacionais. É ÓBVIO que eles vão ocupar um espaço que está
vago. E aí não vai adiantar ficar de mimimi ou fazer carta de repúdio. O
estrago já está feito.

E pra não ficar eu também só na queixa, seguem abaixo minhas propostas.

> 2) Nossas propostas para o ano que vem poderiam seguir uma trilha/tema?
> Isso agregaria valor às atividades que serão propostas? Como?

Eu tenho medo dessa questão de tema engessar a trilha. Além disso,
acredito na diversidade. Por fim, acho que temas são válidos quando
existem propostas em excesso e precisamos limitá-las, o que não é o
nosso caso. Então defendo que o tema seja aberto, atrelado, obviamente,
à questão do uso educacional de tecnologias livres.

> 3) Na reunião de avaliação, ao final do fisl14, foi proposto e apoiada a
> temática da "Sustentabilidade", alguém gostaria de comentar/agregar algo
> nesse sentido?

Como defendi acima, não acredito que devamos nos prender a uma temática
específica.

> Eu quis retomar a lista neste momento por entender que, daqui apouco,
> teremos um breve intervalo com as festividades de fim de ano e, em
> seguida, já estaremos a pleno vapor para realizar mais um fisl. Por
> isso, nada melhor do que começar a dar uma esquentada nos motores para o
> próximo ano.

Pois é. E já está na hora de definirmos tarefas. Tentei atualizar a
wiki, mas não consigo entrar lá há alguns dias. Como andei tendo alguns
problemas de conectividade, achei que a culpa era do lado de cá. Mas
acho que o problema é lá mesmo. Alguém aí está conseguindo entrar em:

https://wiki.softwarelivre.org/GTEducacao/WebHome

Eu não tenho o menor tino nem contatos suficientes para cuidar da parte
de arrecadação de verbas. Por isso não me comprometo com isso. Mas posso
cuidar da estruturação da wiki, da organização da grade e de outras
tarefas que venham a surgir (mediante discussão). Quem mais? Acho que
está na hora de nomes e tarefas.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém
que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)