[gt-educacao] fisl15 em perspectiva

Rafaela Melo rafaela.melo em ufrgs.br
Terça Dezembro 10 11:03:47 BRST 2013

Pessoal,

Com relação ao próximo FISL gostaria de dar algumas sugestões ...

1. Manter o FISL na escola e tentar entrar em contato com mais escolas a
partir de um levantamento e posterior contato com os núcleos de
tecnologias na educação dos estados, buscando mais escolas que trabalham
com software livre para socializarem suas experiências. E investir no
MConf (uma ferramenta livre para webconferência).

- Eu poderia ajudar no levantamento e contato com as escolas. Aqui no
Rio Grande do Sul, posso entrar em contato com os NTE's.

2. Instalação de software livre (conseguir uma daquelas máquinas que
grave cds e dvds). Isso também dá pra conseguir, o pessoal do Grupo de
Usuários de Software Livre do Vale dos Sinos dispoe desse equipamento.
Não deve ser difícil levá-lo para o fisl.

3. Como o Lenon tinha levantado em outro momento, uma parceria com o GT
Robótica seria bem interessante. Principalmente a relação entre arte,
educação e "lixo tecnológico".

4. Sobre o tema, embora o fisl adote como tema oficial a
sustentabilidade, também acho que não se pode limitar a isso. Outras
coisas devem entrar, como a questão da formação de professores, publico
que vem procurando as atividades do GT Educação, pois há uma grande
demanda por capacitações e formações nas secretarias de educação
(demandas muito atrelada a falta de pessoas que realmente entendam de
software livre. A questão da cultura livre e os recursos educacionais
abertos podem entrar também.

5. Outro tema que sinto muita falta e muito se procura são as
tecnologias assistivas em software livre. O que se tem produzido nessa
área e experiências no uso do software livre por pessoas com alguma
deficiência.

6. O beabá do software livre tem que continuar presente nas discussões.
Para nós parece óbvio, mas há muitas pessoas que ainda não compreendem a
diferença entre o software livre e proprietário. Além dos princípios
éticos e pedagógicos presentes no software livre, que são ofuscados pelo
discurso do "é bom porque economizamos dinheiro".

7. Promover encontros entre os desenvolvedores e usuários dos softwares.
Uma sugestão é convidar alguém do Projeto KDEdu para conversar com a
comunidade de educadores. Este é um dos projetos que eu particulamente
tenho muitas sugestões e tenho contribuído. Seria bem interessante que
esta aproximação entre "quem usa nas escolas e quem desenvolve" pudesse
ser feita.

8. Também me comprometo a escrever ainda mais matérias sobre as
atividades do GT Educação. Como alguns sabem, eu faço parte do GT
Comunicação e neste tenho dado visibilidade as atividades do GT
Educação, mas como o evento é grande e tem muitas coisas para cobrir,
confesso que as matérias tem sido poucas. Para o próximo pretendo apenas
"cobrir" as atividades do GT Educação, para ter uma repercussão ainda
maior.

Vou pensar mais coisas e me coloco disponível para o que precisarem.

Um abraço,
Rafaela

--
Rafaela Melo