[gt-educacao] Distribuição Gnu/Linux para um tablet educacional

Rainer Otto Wilhelm Krüger rainer em maguis.com.br
Sexta Fevereiro 15 05:52:48 BRST 2013

Ola meus queridos...

A questao eh um pouco complicada mesmo, olhando pela otica do esta comprado
e precisamos de alguma solucao, o Pandorga portado (se for possivel perante
ao Hardware) eh uma solucao viavel. Porem olhando sobre a otica do
conceito, pensando na linha pedagogica e tecnologica de que um Tablet nao
eh um substituto muito menos a evolucao do PC, entao precisa ser criado
tudo do zero sob esta nova perspectiva pedagogica e tecnologica. Com
certeza esta segunda parte precisa ser feita, quem sabe nao montamos um GT
para comecermos pesquisas neste sentido? Quem gostaria de participar?

Mas em questoes praticas:

   1. Qual eh o hardware que sera adquirido (para funcionar hoje num PC o
   Pandorga precisa de pelo menos 512MB de RAM e 4GB ou 5GB de HD, para sobrar
   espaco de dados)
   2. Sabendo o que sera comprado podemos pensar em testar a portabilidade,
   o Marcos esta acompanhando um teste de rodar o Pandorga num Raspberry Pi
   http://www.raspberrypi.org/ que eh processador ARM, isto ja comeca a
   viabilizar a plataforma Tablet tambem.
   3. Como o Marcos comentou, eh interessante montar um modelo de negocio
   para eles
      1. Quem sera responsavel pela portabilidade
      2. Quem sera responsavel pela instalacao
      3. Quem sera responsavel pelo treinamento/capacitacao
      4. Quem sera responsavel pelo suporte

Sendo com o Pandorga ou qualquer outra tecnologia livre, me interesso no
projeto, eh um grande desafio mas tambem ja passamos da hora de focar
nisso...

Abracos
Rainer O. W. Krüger
Maguis - Solução em Software Livre