[gt-educacao] Distribuição Gnu/Linux para um tablet educacional

marcos silva vieira marc_mil em hotmail.com
Sexta Fevereiro 15 07:36:08 BRST 2013

Bom dia,

Concordo que há muitas questões a serem gerenciadas e, minha contribuição sempre foi bem menos técnica e, mais pedagógica (seus usos e conceitos). Porém sempre estou a disposição de trabalhar em prol do S.L. e principalmente do S.L.E. . Acredito que a formação de um GT voltado a construção de um modelo pedagógico para Tablets seria uma excelente alternativa. Quanto ao projeto do uso do Pandorga no hardware Raspberry Pi, ele esta neste momento parado (como disse minha contribuição técnica é muito pequena). Mas estava coordenando estudo sobre o uso do mesmo. Quanto a capacitação, cito aqui o que sempre digo em qualquer de minhas palestras (bato muito nesta tecla), ou seja que é essencial e que deve ser contínuo. Instalação e supporte poderiam ser delegados a uma só pessoa (ou equipe) pois demandam uma função semelhante. O que ainda me deixa frustrado é a portabilidade do projeto, onde conheço muito pouco para ajudar quem quer que seja.
Bem, vou concluindo que ainda penso em modelos de negócio sustentáveis e, em S.L.E. Porque ainda perdura o conceito de que Software Livre é software gratuíto

Abraços e perdoem minhas palavras mais duras.

Prof. Marcos S. Vieira
Currículo Lates

Date: Fri, 15 Feb 2013 08:52:48 +0100
From: rainer em maguis.com.br
To: gt-educacao em listas.softwarelivre.org
Subject: Re: [gt-educacao]	Distribuição Gnu/Linux para um tablet educacional

Ola meus queridos...

A questao eh um pouco complicada mesmo, olhando pela otica do esta comprado e precisamos de alguma solucao, o Pandorga portado (se for possivel perante ao Hardware) eh uma solucao viavel. Porem olhando sobre a otica do conceito, pensando na linha pedagogica e tecnologica de que um Tablet nao eh um substituto muito menos a evolucao do PC, entao precisa ser criado tudo do zero sob esta nova perspectiva pedagogica e tecnologica. Com certeza esta segunda parte precisa ser feita, quem sabe nao montamos um GT para comecermos pesquisas neste sentido? Quem gostaria de participar?

Mas em questoes praticas:
Qual eh o hardware que sera adquirido (para funcionar hoje num PC o Pandorga precisa de pelo menos 512MB de RAM e 4GB ou 5GB de HD, para sobrar espaco de dados)Sabendo o que sera comprado podemos pensar em testar a portabilidade, o Marcos esta acompanhando um teste de rodar o Pandorga num Raspberry Pi http://www.raspberrypi.org/ que eh processador ARM, isto ja comeca a viabilizar a plataforma Tablet tambem.
Como o Marcos comentou, eh interessante montar um modelo de negocio para elesQuem sera responsavel pela portabilidadeQuem sera responsavel pela instalacaoQuem sera responsavel pelo treinamento/capacitacao
Quem sera responsavel pelo suporte

Sendo com o Pandorga ou qualquer outra tecnologia livre, me interesso no projeto, eh um grande desafio mas tambem ja passamos da hora de focar nisso...

Abracos
Rainer O. W. Krüger
Maguis - Solução em Software Livre
Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento