[gt-educacao] Tabuleta do MEC

"Aprendendo Física - ?==?iso-8859-1?Q?" contato em aprendendofisica.pro.br
Sexta Janeiro 4 17:35:36 BRST 2013

Olá Paulo e todos [desculpe a mensagem repetida...você assina mais de uma
lista de discussão :-)]

Consta nas coordenadas do espaço-tempo que...  Paulo Francisco Slomp
escreveu:

> Tabuleta do MEC
>
> www.fnde.gov.br/tableteducacional
>
> O Ministério da Educação exige conta de email no Gmail Google para
> ativar o tablete (tabuleta, prancheta)?

Não é uma exigência do MEC e sim do sistema operacional Android!

> O tablete do MEC já vem com ferramentas do Google instaladas?

Sim, todo dispositivo Android opera no ecossistema da Google! E não
adianta ficar de "mimimi". Ou você instala um sistema operacional
alternativo ou usa o sistema maduro do Android com os seus efeitos
colaterais.

Notícia ruim: não existe nenhum sistema livre e maduro para instalar no
Hardware comprado pelo MEC.

Não atire as pedras agora :-) Eu preferia ter notebooks que Tabletes
(http://psfl.in/61 e http://psfl.in/d1)... mas os Tabletes estão aí, então
é mais produtivo pesquisar e organizar as alternativas do que ficar só no
mimimi :-)

> O MEC recomenda aos professores a utilização do www.dropbox.com?

É um sistema maduro e que funciona bem nos mais variados ecossistemas
(linux, windows, Mac, Androis IOS). Faz sentido o uso  de disco virtual
para integrar os tabletes aos computadores (pessoais e das escolas)...

Uma alternativa livre (tem que configurar e instalar num servidor -  o
professor médio NÃO VAI FAZER - com cliente para Android é o OwnCloud
(http://www.vivaolinux.com.br/artigo/OwnCloud-Crie-a-sua-propria-nuvem-Alternativa-ao-Dropbox/?pagina=2)

> NÃO ACREDITO!

A questão é que Tabletes viraram hypes!  E já gastaram uma grana com a
compra deles. Se quisermos contribuir de verdade temos que ser
propositivos!

Meus 2 centavos!