[gt-educacao] Tabuleta do MEC

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quarta Janeiro 9 08:46:36 BRST 2013

Olá Ana e demais,

Consta no registro ACFM08032 do Livro da Grande Teia que Ana, em
08/01/13 escreveu o seguinte:

>Essa questão do Hardware Livre é também importante pra educação, Fred.
>Pense na Robótica Livre, por exemplo, qual sua maior frente?
>Justamente a educação. Por isso uma das metas do GT para o Fisl14 é
>unir as forças com o GT de Robótica e com o de Cultura: tem tudo a ver
>e eles estão bem antenados nessa conexão. E talvez possamos pensar o
>fisl como o espaço para buscar soluções pro futuro (e parar de
>remendar o passado).

Não disse que não é importante. Aliás, pelo contrário, acredito que
seja uma discussão que já passou da hora de ser feita. Só falei que é
difícil justificar esse tipo de gasto na rubrica da educação (e estou
falando isso enquanto funcionário do governo). As pessoas não
compreendem a importância de desenvolvimento em infra-estrutura e
preferem comprar soluções prontas. Eu vivo penando com isso aqui na
Prefeitura...

>Sobre o hardware ser um problema a ser encampado pelas exatas... iiii
>se depender da engenharia, nem o software é livre. Claro, com
>maravilhosas exceções, inclusive minha formação para o softwre livre
>veio do contato com um engenheiro, mas o que acontece é que eles não
>pensam a universidade como nós, pra eles fazer pesquisa e conseguir
>verba são praticamente sinônimos. Não é à tôa  que o laboratório de
>software livre da USP é no Instituto de Matemática e Estatística, e
>não na POLI... Mas estamos nos infiltrando :)

Na verdade não pensei em "emcampamento" (existe isso?), :-) mas sim em
justificar o gasto por lá. Burocraticamente tem mais a ver uma coisa
com a outra.

Mas, como você disse, temos que nos infiltrar sim. Procurar as brechas
e ocupá-las é a melhor alternativa pra gente.  ;-)

Um abraço e até mais.

Frederico
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)