[gt-educacao] Tabuleta do MEC

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Segunda Janeiro 7 14:28:45 BRST 2013

Olá Rafael e demais,

Consta no registro RP07481 do Livro da Grande Teia que Rafael, em
07/01/13 escreveu o seguinte:

>Talvez você esteja se referindo a educação pública e o programa
>oficial como implementado agora. Mas será que nenhuma escola,
>faculdade ou universidade do Brasil, incluindo as privadas, esteja
>usando serviços web proprietários que requem conta no google, dropbox
>ou similares para realizar atividades administrativas, didáticas ou
>operacionais de modo que todos os professores precisam estar
>cadastrados para poderem fazer seu trabalho?

Sim, você tem razão. Estava pensando no universo público. Nas
instituições privadas as regras ficam a cargo do dono. Aí pode qualquer
coisa dentro da lei. Inclusive a hipótese que você levantou.

>Reforço que despedir ou então deixar de contratar um profissional por
>não ter conta em serviços web proprietários é um passo pequeno e não
>está longe da nossa realidade. E com a adoção crescente destas
>ferramentas ditas maduras podem resultar no pressuposto que todos
>tenham contas nestes serviços. É uma forma velada de coerção para que
>se aceitem termos de uso e privacidade destes serviços sem o
>entendimento do que isto representa. A tabuleta é um catalizador para
>isto. O site do MEC já está fazendo isto

Bom, não sei se é bem assim. Independente do MEC as instituições
privadas já podem fazer esse tipo de coisa. Inclusive sei de pelo menos
um caso de pessoa que não foi contratada em uma empresa porque ela não
tinha Facebook (doideira, né?). Mas realmente não acredito que o
posicionamento do MEC reforce esse posicionamento nessas instituições
mais do que elas já o fazem. É bom lembrar que algumas universidades
privadas já utilizam tablets com material didático para seus alunos há
algum tempo (inclusive fazem propagando disso).

> [...]
>disponível sob uma licença de software livre; se for equipamento, que
>seja hardware livre.
>
>O maior desafio técnico da atualidade é o microprocessador dos
>dispositivos, mas já existem empresas querendo levantar fundos para
>fazer um processador open source:
>http://tech.slashdot.org/story/12/12/04/1748232/toward-an-fsf-endorsable-embedded-processor
>
>Um video game já conseguiu levantar a metade dos custos de
>desenvolvimento de um processador de maneira colaborativa. Será
>possível levantar esta verba pensando em educação?

Acho pouco provável. Especialmente porque é difícil justificar o gasto
de dinheiro da educação na criação de hardware. Isso seria uma tarefa
interessante de ser encampada pela Ciência e Tecnologia. Mas aí o
pessoal de lá vai responder assim: pra que criar um processador se já
tem tanto no mercado?  :-P

Um abraço e até mais.

Frederico
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)