[gt-educacao] É hora de trabalharmos para organizar o fil14!

Fa fconti em gmail.com
Sábado Março 16 16:13:28 BRT 2013

Oi gente :)

Primeiramente gostaria de perguntar se podemos ter uma sala
um pouquinho maior e não lá em cima no 6o. andar.

Muitas vezes esteve lotada e acho que não foi mais gente exatamente por
causa da localização.

-

No FISL passado participei de quatro atividades nossas, além de
entrevistas.

Pareceu-me que na maioria das vezes houve coisas que repeti.

Assim, quando voltei, fiquei digerindo essa ideia e acabei começando a
organizar uma palestra, que gerou esse PDF:

Com Software Livre você pode!
http://www.ufpa.br/dicas/pdf/com-SL-vc-pode.pdf

Os pontos relacionados são básicos e acho essencial que quem se
interesse por software livre realmente esteja inteirado sobre eles.

Ainda há pontos a acrescentar, mas acho que a essência está pronta.

Inclusive já teve uma correção do @rms, quando esteve em Belém

Por isso gostaria muito de apresentá-la no FISL, onde ela foi inspirada.

Quando li o que o Wilkens escreveu em
Software livre ou proprietário na escola, faz diferença?
entendi que é outro jeito de encarar a mesma questão.

( De repente podia ser uma mesa )

-

Paralelamente, gostaria de participar bastante da parte de Oficinas,
pois penso que muita gente fica encantada em assistir algo realmente
útil, prático, que vai usar no dia a dia.

Aqui acho que posso falar bastante dos Offices livres, que venho usando
há alguns anos.

Acho impressionante como, em quase todos os locais em que estive,
pouquíssimas pessoas parecem conhecer os temas Estilos e Extensões.

Por isso gostaria muito de

1. repetir a palestra / oficina de Estilos no Writer, já dada no ano
passado.

Não sei se vocês gostam da ideia de repetir algo. Mas, sempre que falo
nisso, percebo a enorme ignorância das pessoas. Assim, acho que vou
oferecer o tema muitas vezes.

Mesmo sendo introdutória. Pois Estilos é um tema enorme de que só sei um
pouquinho. E também, é possível falar um pouquinho de Sumários. :)

A palestra é baseada em:

http://www.ufpa.br/dicas/open/wri-est.htm  e em:
http://www.ufpa.br/dicas/open/wri-sum.htm

Já há os seguintes PDFs:

Writer - Introdução ao uso de estilos
pdf - http://www.ufpa.br/dicas/pdf/wri-est.pdf

Writer - Sumários
pdf - http://www.ufpa.br/dicas/pdf/wri-sum.pdf

2. Outro tema que me encanta são as Extensões. Há algumas no Firefox e
nos Office livres muito úteis.

E acho muito legal atentarmos para elas. Acredito que, para novos
programadores são uma enorme fonte de inspiração e participação, pois,
não têm que criar todo o programa base e o trabalho fica muito menor e
muito criativo.

Acho que vai ser muito bom falar, mesmo que brevemente sobre o uso de
extensões como
Alt Search, CoGrOO - Corretor gramatica, Modern Impress Templates,
Pagination, SmART Gallery, VERO - Verificador ortográfico, Zotero

E já há o seguinte PDF: Algumas extensões dos Office livres
pdf - http://www.ufpa.br/dicas/pdf/offi-ext.pdf

-

Lógico que, se alguém quiser, posso tentar colaborar em alguma mesa.
Gostei muito das mesas / debates em que estive no ano passado :)

-

Não entendi se o wiki está funcionando e não sei o endereço.

Se estiver, me digam que coloco as propostas lá.

--

Beijins
Fa

Ubuntu User number is # 32559

eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

O melhor anti vírus é usar Linux :)
Conheça o Ubuntu 12.10! http://www.ubuntu-br.org/