[gt-educacao] É hora de trabalharmos para organizar o fil14!

Sábado Março 16 18:57:13 BRT 2013

Oi Fátima e demais amigos,

Citando Fa <fconti em gmail.com>:

> Oi gente :)
>

> Primeiramente gostaria de perguntar se podemos ter uma sala
> um pouquinho maior e não lá em cima no 6o. andar.

Penso que é essa é uma meta que precisamos buscar junto à organização
do fisl. Tem um auditório no prédio em frente ao prédio 40 (o local
dos stands) que é perfeito. Enfim, esse ambiente precisa ser mais
estratégico e, para isso, penso que precisa ser mais próximo à sala
Paulo Freire.

> Muitas vezes esteve lotada e acho que não foi mais gente exatamente
> por causa da localização.

Provavelmente isso aconteceu mesmo.

> No FISL passado participei de quatro atividades nossas, além de entrevistas.

Sobre as entrevistas eu quase não percebi a TV ou Rádio SL na sala
Paulo Freire e nunca da sala 601 - eduacação. Se estiver enganado peço
que alguém me corrija...precisamos levantar a bandeira da
democratização da comunicação no fisl.

> [...]
>
> Assim, quando voltei, fiquei digerindo essa ideia e acabei começando
> a organizar uma palestra, que gerou esse PDF:
>
> Com Software Livre você pode!
> http://www.ufpa.br/dicas/pdf/com-SL-vc-pode.pdf
>
> Os pontos relacionados são básicos e acho essencial que quem se
> interesse por software livre realmente esteja inteirado sobre eles.
>
> Ainda há pontos a acrescentar, mas acho que a essência está pronta.
>
> Inclusive já teve uma correção do @rms, quando esteve em Belém
>
> Por isso gostaria muito de apresentá-la no FISL, onde ela foi inspirada.

Fátima eu apoio a ideia desde que seja bem prática. O mínimo de teoria
e o máximo de mão na massa. Penso que essa tua oficina é sempre uma
necessidade. Diria mais: é fundamental realizá-la em conexão com a
necessidade dos educadores, por isso, faz sentido você ministrá-la
enfatizando o impress porque os professores usam muito essa
ferramenta, todavia sem deixar de mostrar o conteúdo que você já
incorporou à oficina.

> Quando li o que o Wilkens escreveu em
> Software livre ou proprietário na escola, faz diferença?
> entendi que é outro jeito de encarar a mesma questão.
>
> ( De repente podia ser uma mesa )

Essa é a ideia: palestra ou mesa (eu penso que mesa é sempre mais rico)

> [...]
> usando há alguns anos.
>
> Acho impressionante como, em quase todos os locais em que estive,
> pouquíssimas pessoas parecem conhecer os temas Estilos e Extensões.
>
> Por isso gostaria muito de
>
> 1. repetir a palestra / oficina de Estilos no Writer, já dada no ano passado.
>
> Não sei se vocês gostam da ideia de repetir algo. Mas, sempre que
> falo nisso, percebo a enorme ignorância das pessoas. Assim, acho que
> vou oferecer o tema muitas vezes.
>
> Mesmo sendo introdutória. Pois Estilos é um tema enorme de que só
> sei um pouquinho. E também, é possível falar um pouquinho de

Vamos definí-a como proposta da grade de oficinas.

> [...]
> Alt Search, CoGrOO - Corretor gramatica, Modern Impress Templates,
> Pagination, SmART Gallery, VERO - Verificador ortográfico, Zotero
>
> E já há o seguinte PDF: Algumas extensões dos Office livres
> pdf - http://www.ufpa.br/dicas/pdf/offi-ext.pdf
>
> -
>
> Lógico que, se alguém quiser, posso tentar colaborar em alguma mesa.
> Gostei muito das mesas / debates em que estive no ano passado :)
>
> -
>
> Não entendi se o wiki está funcionando e não sei o endereço.
>
> Se estiver, me digam que coloco as propostas lá.

Podem ser duas oficinas de curta duração. Não esquecendo de sempre
trazer as ideias para a prática pedagógica como alternativa para
criação de estratégias de ensino e aprendizagem na escola blz?

> --
>
> Beijins
> Fa

Abraços.