[gt-educacao] Propostas de mesas, palestras e oficinas para o fisl14

Sheyla Acioli sheyla em educatux.com.br
Sexta Março 22 14:46:05 BRT 2013

Temos levantado junto aos professores e colaboradores que trabalham
conosco, o termo Inteligência Educacional (
http://www.educatux.com.br/inteligencia-educacional), que seria a
possibilidade de registrar ações e desempenhos realizadas em jogos e
softwares livres. Esse conceito permitiria ao professor avaliar melhor o
desempenho dos alunos dentro do universo computacional, oferecendo para
ele, relatórios de acompanhamento, fornecendo elementos fundamentais para
avaliação do aluno.

Porém para esse modelo funcionar adequadamente, é imprescindível seguir
alguns padrões, e organizações na hora de se montar uma sala de aula
digital (http://www.educatux.com.br/sala-de-aula-digital), levando-se em
conta que cada aluno deverá ter seu perfil único e exclusivo.

Pensando nisso estamos trabalhando numa versão da distribuição do EducatuX.
A inicialização (boot) será exclusivamente por LIVE USB, chamamos essa
versão carinhosamente de BOOT-ME. Permitindo que cada alunos possa ter um
ambiente individual, igual em casa e na escola. A medida que ele for
realizando as atividades, e avançando nas fases, atividade e projetos, tudo
estará em seu ambiente, permitindo futuras avaliações de seus professores.

Outra etapa a ser vencida é sobre o padrão de como os jogos e atividades
geram os resultados e os registram. Seria muito interessante se houvesse
alguma padronização na forma como os jogos e aplicações geram resultados.
Afinal, ter que estudar, interpretar e analisar cada um dos padrões que
cada um dos jogos utiliza pode tornar essa tarefa difícil na hora de
construir aplicativos para geração automática e consolidada dos relatórios
de desempenho individuais e coletivos dos alunos, como inviabilizar a
confecção de relatórios manuais pelos professores.

Temos realizados palestras e eventos nas Universidades de pedagogia e
computação convocando alunos a realizarem trabalhos de conclusão de curso
voltados para esse cenário, com finalidade de construir uma rede de
informações acadêmicas para municiar a sociedade e acadêmicos de
informações de como gerar e obter esses resultados, pois na visão de nossa
comunidade, é imprescindível oferecer ao professor informações necessárias
para obtenção destes resultados.

Alguma atividades que podem ser realizadas com o EducatuX para o fisl 13:

Instalação de pendrives (boot-me), O participante leva seu pendrive (4GB) e
realizamos a instalação para ele.

Oficina: Suas aulas ficam mais divertidas com Software Livre (235 propostas
de atividades que podem fazer parte do dia-a-dia de sua escola hoje) -
Sheyla Acioli
Resumo: Apresentar softwares e jogos que podem ser utilizados em sala de
aula sem a necessidade de investimentos de licenças de software, dando
ênfase em técnicas pedagógicas baseadas no conceito de jogos e aprendizagem
significativa.

Eu substituiria essa palestra

Palestra: EducatuX e Raspberry PI, um computador de baixo custo que pode
mudar a realidade das escolas. - Aderbal Botelho

Por:

EducatuX Boot-Me, como um pendrive pode mudar o dia a dia de uma escola.
Resumo: Uma distribuição voltada para educação, onde cada aluno de posse de
um simples pendrive pode levar sua sala de aula digital para casa, realizar
atividades e ser avaliado no futuro pelos professores.  também ministrada
pelo prof. Aderbal Botelho

Peço que consideremos a importância de se incluir debates pedagógicos,
afinal, a parte que mais interessa, o uso das ferramentas livre em sala de
aula, espera no mínimo ouvir questões pertinentes à área de pedagogia e
educação.

Também temos um interesse especial na participação na mesa:

Software livre ou proprietário na escola, faz diferença? - Wilkens Lenon
Resumo: Mostrar ao público educacional que existem diferenciais vitais
entre software livre e software proprietário aplicados ao contexto
educacional. Diferenças sócio-culturais, políticas, ideológicas e
pedagógicas que implicam em mudança de mentalidades, de práticas e de
hábitos que terminam por influenciar na formação da identidade dos sujeitos
interagentes na cultura escolar.

Onde posso contribuir com a minha experiência pessoal e como comunidade com
a implantação do EducatuX e softwares livres nas escolas públicas e
particulares.

O EducatuX é um projeto atualmente focado em crianças dos 2 aos 12 anos,
englobamos na maioria das escolas que trabalhamos, os conceitos de "Sala de
aula digital", "Inteligência educacional", "Boot-me" visando uma aplicação
pedagógica da educação em ambientes computacionais.

**