[gt-educacao] licença livre?

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quinta Maio 2 15:10:02 BRT 2013

Olá Ana e demais,

Em 02-05-2013 06:50, Ana Cristina Fricke Matte escreveu:

> No momento todos os computadores que estou usando são tops (do ano
> passado ou anterior, mas ainda tops) e esse desempenho ruim dá até
> raiva.

Um comportamento que eu tento manter sempre é o de me ater aos pacotes
liberados oficialmente pela Debian, que é a distribuição que eu uso.
Isso porque na maioria das vezes não precisamos das últimas alterações
que os programas incorporam e que, por padrão, geralmente produzem algum
tipo de instabilidade (daí, por exemplo, as repetidas atualizações do
LibreOffice). Com isso, se tem uma queixa que eu não faço é a de
lentidão (meu LibreOffice é o 3.5.4.2, padrão da versão Wheezy da
Debian). Apesar de ter mudado de máquina há umas duas semanas, meu
computador anterior era um Core2 Quad com 4 Gb de memória e não tinha
esse problema com ele. E meu notebook (que tem mais cara de netbook) é
um Celeron.

> Fico me perguntando se não é outra coisa, porque o firefox também tá
> uma carroça: pode ser o KDE?

Bom, eu não uso o Ubuntu e derivados desde antes dessa confusão toda de
spyware. E um dos motivos que eu não o usava era justamente o fato dele
ter tanta coisa automatizada que acabava interferindo na performance da
máquina (e não sou só eu quem reclamo disso). Portanto, esse já é um
problema. Como disse acima, uso o KDE na Debian tanto em meu desktop
quanto netbook sem problemas.

Agora pode ser que o vilão não seja o Firefox, mas sim o plugin do
Flash. Esse sim, é um inferno pra tornar máquinas lentas. Dá uma olhada
nos processos em execução e veja quem está comendo processamento e/ou
memória.

> Morrerei de tristeza se for, mas já comecei a testar o Lubuntu e
> esse  tá arrasando. Um dos testes foi no meu netbook e
> estou gostando, o outro, apesar de não ser tão significativo porque
> ele está num Imac que é um avião, o desempenho de tudo é simplesmente
> 3x melhor do que era com o MacOS.

Já que está experimentando, dê uma chance pra Debian. Aproveite que vai
sair a versão nova agora no início de maio. Ou então experimente a Mint,
que está muito boa também (eu recomendo a Mint Debian Edition). Posso te
ajudar com isso se você quiser.

> Acho que seria legal manter no wiki (ou no SLEducacional) um espaço
> para esse tipo de comparação, porque, ao propor o linux para alunos,
> a gente tem que saber o que pode acontecer - de bom e de ruim - e ter
> alternativas.

O problema maior dessa tipo de comparação é que geralmente elas são
muito subjetivas. Por exemplo, o que significa "muito mais rápido"?
Temos que pensar em termos mais objetivos (talvez programas de benchmark
ou coisa do gênero).

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém
que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)