[gt-educacao] Tablet Educacional

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quarta Outubro 16 18:39:37 BRT 2013

Olá Thiago e demais,

Em 2013-10-16 17:00, Thiago Henrique Ferreira Zoroastro escreveu:

> Alguém mais aqui na lista pensa também que os Tablets limitam a
> criatividade?

Não diria que "limitam a criatividade", mas defendo, desde o início
dessa discussão sobre tablets, que eles não são o aparelho ideal para
colocar nas mãos das crianças sem que seja criada toda uma
infraestrutura sólida de rede wireless nas escolas, associada uma
discussão sobre o que fazer com esses equipamentos. E ainda assim eu não
acho que seja o equipamento ideal. O problema é um monte de gente achar
que basta simplesmente colocar "aplicações educacionais" (e cada dia eu
questiono mais essa expressão) nas maquinetas.

Mas acho que eles podem ser ótimas ferramentas para os professores,
especialmente para aqueles que se dispuserem a "sair da caixinha" e
explorar o potencial dessas máquinas. Caso contrário, vão simplesmente
aumentar o fornecimento de dados pra Google.

> Eles são tão manuseáveis e 'digitais' que a falta do mouse e do
> teclado
> parece serem fatores limitantes. Ou não. Algo a dizerem? Se não
> também,
> ok, pode ser que esteja errado.

O mouse nem tanto, mas digitar textos grandes no teclado de tela é uma
tarefa complexa.

> Mas enfim, os tablets são realmente melhores? O que estou querendo
> dizer é
> que Netbooks são melhores que aquilo.

E eu concordo com você. Inclusive acho que o potencial dos notebooks
mal foi arranhado e já deram bomba no projeto. Aí, daqui a um ou dois
anos, vai acontecer o mesmo com os tablets?

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)