[gt-educacao] Tablet Educacional

Thiago Henrique Ferreira Zoroastro thiagozoroastro em riseup.net
Quinta Outubro 17 10:18:25 BRT 2013

Olá a todos,

> 1) Quais as vantagens reais dos tablets sobre os note ou netebooks, ou
> mesmo sobre os computadores dos laborátórios de informática educativa,
> que são fixos? (vamos excluir, por enquanto, a limitação dos comps dos
> labs não serem portáteis, ok?)

As vantagens reais dos tablets eu realmente não sei. Se aquilo tem
algunmas 'vantagens comerciais' por 'interesses arbitrários da indústria'
de nos colocar usando aquilo, mas não tenho experiência com isso e acho
que o "Frederico Goncalves Guimaraes" <frederico em teia.bio.br> disse muito
bem: "Não diria que "limitam a criatividade", mas defendo, desde o início
dessa discussão sobre tablets, que eles não são o aparelho ideal para
colocar nas mãos das crianças sem que seja criada toda uma
infraestrutura sólida de rede wireless nas escolas, associada uma
discussão sobre o que fazer com esses equipamentos."

Principalmente aqui: "Mas acho que eles podem ser ótimas ferramentas para
os professores, "

> 2) Por outr lado, quais seriam as vantagens dos computadores
> convencionais, notes/netes/desktops?

Ter teclado e algum tipo de 'mousepad', porque afinal você precisa de
mobilidade e aparelho físico. O virtual poderia ser 'Apenas' o conteúdo,
não o teclado e sua mobilidade.

> 3) Quais as limitações dos tablets? (não esqueçamos dos repositórios
> de conteúdo que, a meu ver, são um ponto chave da questão).

Aqueles aparelhinhos difíceis de manusear para crianças? Complicado até
para mim, imagina com crianças. E a doença de LER?

> 4) Quais seriam as limitações dos computadores communs, tirando o fato
> dos que estão nos labs e não sejam portáteis?

Nem existem tais limitações, desde que eles tenham contato com um linux
personalizado para fins educativos ou não. Mas enfim, eles mexerem em
GNU/Linux é na verdade um fator importante.

Att.