[gt-educacao] MEC receberá propostas de aplicativos para tablets

breno.listas-sl em internet100.org breno.listas-sl em internet100.org
Quarta Setembro 18 20:20:38 BRT 2013

Mas também, quem se preocuparia, desde que seja grátis, se envia a geolocalização, id do
aparelho, ligações recebidas, enviadas, mensagens sms e a lista de contatos ao desenvolvedor, ou
se cadastra automaticamente a pessoa em algumas interatividades, como muitos jogos grátis fazem,
quem se importa?

Não seria mais fácil o mec separar uma verba e financiar o desenvolvimento de algo realmente
digno? De uma forma que a equipe de desenvolvimento receba pelo trabalho feito, para que possa
ser distribuido de forma grátis, realmente grátis, ou até livre?

Lembre-se, há várias formas de se dizer "grátis". Se olhar na marquete do android estão entre os
mais rentáveis os aplicativos grátis, de onde vem essa renda? Tente instalar um deles, se é um
jogo, que usa apenas imagem e som, eles vão pedir: imei do telefone, lista de contatos, acesso a
internet, camera, microfone, gps, wps, enviar e receber sms, entre outras permissões absurdas,
as quais usarão das formas mais obscuras possíveis.

Quanto a distribuição, nada precisa ser gratuíto, há convênios entre fabricantes e
desenvolvedores de aplicativos, o aplicativo fica gratuíto em uma determinada plataforma, nas
demais, é pago.

A positivo mesmo usa isso, o dicionário dela custa mais de R$ 60,00, mas em alguns modelos de
tabletes deles vem incluso.