[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

"Aurélio A. Heckert" aurelio em colivre.coop.br
Quarta Agosto 20 16:55:20 BRT 2014

Perfeito!

O pessoal de arte sofre do mesmo mal. Tem gente que tem desenvoltura com
código e gasta tempo fazendo e mantendo distro usada por meia-dúzia, em
vez de contribuir com Inkscape, GIMP, Scribus, etc...

Eu acho que isso vem do mesmo impulso que leva prefeitos a asfaltarem
ruas em vez de investir no saneamento: Visibilidade.

É claro que em algum momento histórico foi necessário uma distro
específica pra isso ou aquilo, e distros específicas ajudam algumas
pessoas, mas computadores, em geral, são de propósito geral. Aliado a
isso temos que lembrar que tudo é educacional desde que vc tenha uma
proposta pedagógica pra isso, então o que é uma distro educacional se
não uma distro com tudo? Se tem tudo, pq ser específica?

Tem um ponto que acho que não poderemos escapar. É muito mais fácil
argumentar pelo SL na escola quando você vem com uma distro
"educacional". Então, sabendo que a coisa vai ficar assim mesmo pq não
educaremos esses gestores, pq as distros brasileiras não se fundem?

Podem manter o logo e a identidade no momento de lançar (um script faria
isso), mas os pacotes fora da distro mãe ficam num repo comum, os
scripts são comuns e a infra também.

Para viabilizar, adiciono uma alternativa que não estava no artigo:
Repositório extra.
É difícil fazer seu pacote chegar no repo oficial do Ubuntu e ainda mais
no do Debian, mas enquanto seu pacote passa pelo processo ele já pode
existir no repo desta distribuição especializada.

Normalmente nosso sources.list referencia apenas um repositório, mas
podemos colocar vários. A distro educacional poderia instalar um
sources.list com o repo do Debian e o dela mesma. Se ela tiver uma
versão mais aprimorada de um pacote, basta colocar em seu repo o mesmo
pacote com uma versão superior. Pacotes ainda não incorporados no Debian
ficam acessíveis neste repo também. O APT vai trabalhar transparente,
sem nenhum problema. As atualizações de segurança e novas
funcionalidades da distro mãe chegarão aos usuários sem os mantenedores
da distro educacional fazerem nada. :-)

O Debian tem uma proposta para distros especializadas a bastante tempo,
de forma que todo possam ganhar juntos:
https://wiki.debian.org/DebianPureBlends
https://wiki.debian.org/Simple-CDD

Meus dois centavos.