[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quarta Agosto 20 22:23:24 BRT 2014

Olá Aurium e demais,

Consta no registro AAH20553 do Livro da Grande Teia que
Aurélio, em 20/08/14 escreveu o seguinte:

> Perfeito!

Perfeita foi a sua mensagem.  :-)

Quero só fazer uns pequenos adendos e comentários.

> Eu acho que isso vem do mesmo impulso que leva prefeitos a asfaltarem
> ruas em vez de investir no saneamento: Visibilidade.
>
> É claro que em algum momento histórico foi necessário uma distro
> específica pra isso ou aquilo, e distros específicas ajudam algumas
> pessoas, mas computadores, em geral, são de propósito geral. Aliado a
> isso temos que lembrar que tudo é educacional desde que vc tenha uma
> proposta pedagógica pra isso, então o que é uma distro educacional se
> não uma distro com tudo? Se tem tudo, pq ser específica?

Esse é o ponto principal que passa batido. Na verdade muitas pessoas (e
instituições de ensino) vão pelo caminho contrário. Ou seja, só é
educacional aquilo que tem esse rótulo. Com isso temos uma proliferação
de softwares pavorosos, mas como são vendidos como "educacionais", vão
parar nos computadores de um monte de escolas. Vira e mexe aparece um
caso assim aqui em BH.

> Tem um ponto que acho que não poderemos escapar. É muito mais fácil
> argumentar pelo SL na escola quando você vem com uma distro
> "educacional". Então, sabendo que a coisa vai ficar assim mesmo pq
> não educaremos esses gestores, pq as distros brasileiras não se
> fundem?
>
> Podem manter o logo e a identidade no momento de lançar (um script
> faria isso), mas os pacotes fora da distro mãe ficam num repo comum,
> os scripts são comuns e a infra também.

Mas aí o sujeito perde aquilo que você colocou lá em cima:
visibilidade. Afinal, o chique é você ter uma distro sua. Isso faz de
você um hacker!!! (só que não, como diria minha sobrinha)  ;-)

Vaidade, Aurium... Vaidade...

Aqui em BH nós fizemos isso. A Libertas, que é a distro que usamos nas
escolas, nada mais é do que uma Debian com um repositório próprio, que
tem somente os pacotes que nós homologamos (e uns pacotes extras de
personalização de interface). Quando preciso atualizar algum pacote
simplesmente pegamos diretamente no repositório oficial. Mantivemos o
nome só por uma questão de costume por parte das pessoas, mas nossa
distro tem nome e sobrenome: Libertas Debian GNU/Linux.  :-)

> O Debian tem uma proposta para distros especializadas a bastante
> tempo, de forma que todo possam ganhar juntos:
> https://wiki.debian.org/DebianPureBlends
> https://wiki.debian.org/Simple-CDD

Tenho que voltar a estudar o Simple-CDD. Minha experiência anterior com
ele não foi das melhores...  :-(

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)