[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quarta Agosto 20 22:39:40 BRT 2014

Olá Thiago e demais,

Consta no registro TZ20143 do Livro da Grande Teia que
Thiago, em 20/08/14 escreveu o seguinte:

> Ok, então se eu desistisse de, um dia, contratar alguém ou eu mesmo
> fizesse uma distribuição Debian-based chamada "Brasix" com Mate como
> no Linut Mint mate, existe questões positivas a se considerar:
>
> - A quem você terceiriza seu trabalho e não precisa de Brasix, mesmo
> que Brasix e Debian fossem a mesma coisa. A mão-de-obra qualificada
> não encontra emprego e se falta emprego é que o Brasix seria
> necessário, inclusive;

Não entendi nada desse parágrafo.  :-)

> - Controle sobre seu próprio sistema operacional quando é
> personalizado para algum determinado objetivo como Governos, etc, ou
> seja, software público;

Você não precisa de criar uma distro pra isso. Como disse o Aurium,
faça um repositório próprio e acrescente-o à sua lista. Ou faça como
nós aqui em BH e cria um repositório exclusivo, somente com pacotes
oficiais, mas incluindo somente os que serão utilizados.

> - Liberdade de empresa também é liberdade de oferecer um sistema
> operacional próprio, não precisa apenas estar oferecendo o que o
> "mercado indica";

Ok. Mas o que se ganha com essa liberdade? Geralmente o que acontece
nesse caso (e aqui no Brasil temos vários exemplos, alguns inclusive
bem famosos) é que no dia que a pessoa desiste de manter a distro, seus
usuários entram em pânico, pois ficam na mão.

Acho muito mais libertador saber que a distribuição que eu uso é
mantida por um grupo de pessoas que possui, inclusive, um contrato
social garantindo a sua manutenção.

> - Crescimento econômico também envolve crescimento das distribuições
> que são iniciativas locais, com repositórios sendo contruídos na raíz
> (Debian).

Não vejo relação nenhuma de uma coisa com a outra. Pra dizer a verdade,
acho inclusive que o efeito é o contrário. Se fortalecêssemos algumas
poucas distribuições, poderíamos ter uma mão de obra bem qualificada
que poderia dar conta de uma gama maior de problemas. Isso é melhor do
que pulverizar o conhecimento em várias pequenas distros que meia dúzia
de pessoas conhecem.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)