[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Aderbal Botelho aderbal em gmail.com
Sexta Agosto 22 00:03:34 BRT 2014

Só para constar, o EducatuX sempre libera uma nova versão quando o Ubuntu
lança uma LTS. Este ano, já estamos atrasados, por diversos motivos, porem
acreditamos conseguir lança-la no mês de outubro. Contamos com ajuda
da comunidade (quem quiser). As ilustrações e temas da distro, geralmente
ficam a cargo de nossa filha e alunos de escolas públicas diversas (antes
que digam que nossos temas são feios, analisem os objetivos)

Ja estamos trabalhando na atual que deve ser publicada em outubro, desta
vez com algumas novidades como um programa para professores que funcionará
como diário de classe.

Como não temos patrocinador e tudo é feito por nossa família (pai e mãe -
educadores e filhos, um lindo casal de 8 e 10 anos) temos algumas
limitações de recursos e tempo para fechar a iso.

Uma grande dificuldade que encontramos, e a documental, como só temos
professores de ensino fundamental trabalhando conosco hoje, embora tenhamos
programas diversos e que podem ser usados ate no segundo grau, só nos
atrevemos usa-lo no ensino fundamental, quem souber e quiser pode usa-lo em
qualquer nível inclusive faculdade, pedimos a gentileza de enviar para
comunidade as documentações utilizadas, seria muito útil.

Aqui em Brasilia o EducatuX é usado em faculdades de pedagogia para
preparar futuros professores. No IESB tinham 2 salas de aulas digitais
(chamamos assim as salas onde ha computadores com EducatuX) até o semestre
passado, e na UNIP existem professores utilizando em disciplinas do curso
de pedagogia. Sei de escolas do Salesiano, Sesc, La Sale, entre outras,
fazendo uso do EducatuX.

Desde a versão 'pepela' ultima lançada não mais lançamos focando um livecd
e sim liveusb pois objetivamos que as cada criança da escola receba seu
pendrive, onde seus resultados são armazenados para no futuro consigamos
construir um software capaz de analisar os resultados que o aluno alcançou.
Já somos capazes de fazer isso manualmente, porém da muito trabalho para o
professor fazer isso em série em uma turma inteira.

Quando o publicamos no portal do software publico, esperávamos que a
comunidade colaborasse com isso, o que infelizmente não aconteceu. Como eu
e a Sheyla somos funcionários públicos, fica difícil fazer isso sem ajuda.
Já consideramos em abrir uma empresa nos afastar do serviço público e fazer
esse software para vendermos a um baixo custo, afinal a conta precisa
fechar, desistimos por acharmos que se a comunidade não for capaz de
toca-lo é porque ele não deve acontecer.

Em nosso site chamamos este BI dos resultados dos alunos de Inteligencia
Educacional ou EI, o BI dos resultados pedagógicos de uma sala, escola ou
grupo de escolas.

Para citar um resultado concreto, cito a cidade de Glória D'Oeste no
interior do MT, que conseguiu sair de 3.8 no seu ideb para 5.6 em 3 anos de
uso do projeto, alem de ficar em primeiro lugar em matemática no estado do
MT, batendo capital e outros municípios. Nesta cidade distribuímos um
pendrive a todos os moradores da cidade, provocando uma verdade
transformação na educação, vale lembrar que a cidade só tem 3mil habitantes
e vive basicamente da agricultura e pecuária.

OBRIGADO PELA PROVOCADA, TEM SEMANAS QUE QUERIA TER ESCRITO ESTE EMAIL!

Aderbal Botelho
+55 61 8210 4404
Un  85658381
www.educatux.com.br