[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Sexta Agosto 22 08:28:12 BRT 2014

Olá Aderbal e demais,

Em Fri, 22 Aug 2014 00:03:34 -0300
Aderbal Botelho <aderbal em gmail.com> escreveu:

> Quando o publicamos no portal do software publico, esperávamos que a
> comunidade colaborasse com isso, o que infelizmente não aconteceu.
> Como eu e a Sheyla somos funcionários públicos, fica difícil fazer
> isso sem ajuda. Já consideramos em abrir uma empresa nos afastar do
> serviço público e fazer esse software para vendermos a um baixo
> custo, afinal a conta precisa fechar, desistimos por acharmos que se
> a comunidade não for capaz de toca-lo é porque ele não deve acontecer.

Esse parágrafo é essencial pra entender o problema que atinge a maioria
das distribuições novas: as pessoas imaginam que a comunidade vai
ajudar na manutenção. E isso normalmente não acontece. Tem toda uma
discussão que já foi feita em outros fóruns sobre o Brasil ser muito
mais consumidor do que colaborador com o software livre. E isso,
infelizmente, tem se mostrado cada vez mais concreto.

E aí chegamos na questão que eu levantei originalmente. As pessoas
precisam sobreviver. Logo, quando vocês não puderem mais manter a
distro, como fica a situação? Ah, e eu realmente NÃO recomendo
trabalhar com a venda do software. Os exemplos disso aqui no Brasil não
são os melhores e acho que pode colocar vocês em uma situação econômica
complicada.

Por isso que eu continuo defendendo a manutenção de repositórios
próprios e/ou pacotes com personalizações. Isso torna o trabalho das
pessoas relativamente mais simples e permite um uso mais abrangente,
pois os pacotes podem ser utilizados em outras distros.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)