[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Wilkens Lenon Silva de Andrade wlenon em softwarelivre.org
Quinta Agosto 28 19:46:47 BRT 2014

Rainer,

O GT-educação é uma lista da ASL e está hospedada num servidor da Associação. Não termos servidor próprio :p. Sobre aprender a empacotar e a criar distros é um antigo sonho que nutro...conta comigo quando iniciares o projeto, inclusive para ajudar no projeto de EAD.

Abraços.

----- Mensagem original -----

De: "Rainer Otto Wilhelm Krüger" <rainer em maguis.com.br>
Para: "Grupo de traballho do FISL focado em educação" <gt-educacao em listas.softwarelivre.org>
Enviadas: Segunda-feira, 25 de agosto de 2014 18:59:38
Assunto: Re: [gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Ola pessoal, estava a um tempo tentando responder este tópico...

Na minha visão, uma distro é criada principalmente por três motivos:
- Estudo acadêmico ou motivação pessoal, e que pode se transformar ao longo do tempo (é o caso do Educatux)
- A necessidade de manter muitos computadores com a mesma configuração e softwares (é o caso do Libertas, Pandorga, Linux Educacional, LabFis e muitas outras que esqueço aqui)
- A necessidade de se adaptar ou personalizar para novas realidades um distro já existente (é o caso da Conectiva e Kurumin)

O fato é, apesar de eu concordar que criar muitas distros é divisão do pouco recurso que temos disponível, é parte do modelo de software livre e parte da necessidade de quem usar, criar ou adaptar distros. Quantas vezes não fui perguntado sobre a possibilidade de fazer isto ou aquilo no Pandorga, ou de criar sub-versões para necessidades específicas?! Não temos como atender a grande gama de necessidades e realidades educacionais do Brasil. Isto só se falando de educação básica, se formos pensar em todas as necessidades que cada graduação exige, perdemos a conta...

A um tempo atrás eu pensei em fazer uma plataforma de geração de distros, nos mesmos moldes do SuseStudio ( https://susestudio.com/ ) mas faltou recurso.. hehehe O bom é as distros que temos hoje seguem basicamente o mesmo padrão de ter repositórios ou meta-pacotes do Debian/Ubuntu. Isto me faz pensar numa bos possibilidade de convergência de trabalho, se tivermos um repositório comum em que colocamos nossos esforços lá, podemos utilizar em todas as distros cada um na sua necessidade.

Quero dizer, podemos criar dentro do GT-Educação um grupo que reúne e produz pacotes comuns as distros, tendo um repositório e um ambiente de desenvolvimento compartilhado, que tal? Não sei quais são as condições de servidor do GT ou mesmo se alguém oferece a hospedagem, mas vejo um grande potencial de unir forças.

Também tenho um sonho antigo de ensinar o povo a empacotar, me disponho a preparar um curso EAD que ensine a criar meta-pacotes e gerar ISO's. Quem se interessa em ajudar e a cursar?

Grande abraços a todos
Rainer O. W. Krüger