[gt-educacao] Chamada de propostas de trabalhos para o FISL 15

Aprendendo Física contato em aprendendofisica.pro.br
Quarta Fevereiro 19 16:19:31 BRT 2014

Olá Fa e todos

Em 2014-02-18 03:16, Fa escreveu:
> Oi gente :)
>

> Gostaria muito que houvesse uma mesa onde discutíssemos a falta de
> conteúdo dos professores, mas de um modo bem prático, o que realmente
> se percebe na sala de aula.

Este tema é interessante, mas não seria fora de tópico para o FISL?

> Acho que esse é um dos maiores problemas, que temos. Professores mal
> formados, sem conhecimentos. Professores que não querem ser
> professores, mas só a dar um jeito de fazer pesquisas que, muitas
> vezes só interessam a eles mesmos.

Me parece tema para cursos de licenciatura ou eventos ligados a
educação/formação de professores... não num FISL!

> Alguém se habilita a estar nessa mesa? E propõe qual sub tema?
>
> Eu gostaria de falar sobre utilização de recursos de Informática.
> sobre formatos de arquivos, aprisionamento a sistemas e programas
> proprietários.

Pode ser só uma impressão minha, mas este tipo de tema é um pouco
recorrente no FISL. O que eu que estou na sala de aula gostaria de ver
são palestras/oficinas mostrando como inserir os softwares XYZ
(supostamente livres) no cotidiano real da sala de aula!

Por exemplo, possibilidades de uso do Androzic em atividades de física,
geografia, matemática, etc... troque Androzic por OpenOffice, Friendica,
B2evolution, Wordpress, seu software livre de estimação uso no dia-a-dia
:-)

> As pessoas começam a usar computadores sem nenhuma informação e/ou
> reflexão e logo se veem, sem nem saber como, enredados nesses
> problemas.

Se elas estiverem usando um software livre, *provavelmente* o formato
utilizado não será um formato padrão proprietário! Me parece que
enfatizar o uso (ou forcecer os primeiros passos para o uso) de
softwares livres antecede a questão dos formatos (que também são
importantes mesmo!).

Meus dois centavos!

> [...]
> Fa
> "Ainda não foram encontrados os restos mortais do chinês
> que inventou a pólvora." - Max Nunes
>
> Ubuntu User number is # 32559
>
> Se houver documentos de escritório incluídos neste e-mail,
> eles poderão estar no formato ODF,
> um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
> Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
> LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
> Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/
>
> Cansou de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?

Aprendendo Física
http://aprendendofisica.net/rede
http://aprendendofisica.pro.br/pmwiki.php