[gt-educacao] Chamada de propostas de trabalhos para o FISL 15

Wilkens Lenon Silva de Andrade wlenon em softwarelivre.org
Segunda Fevereiro 24 22:34:00 BRT 2014

Olá Fátima,

Acho sempre muitíssimo salutar um bom debate, sobretudo quando isso acontece num Espaço como o Paulo Freire. Só acho que esse tema não pode ser tratado como se os professores que estarão no Espaço ignoram totalmente essas questões porque penso que não. Na verdade, senão todos, mas uma parte desses sujeitos da cultura escolar, que frequentam o fisl, já trazem na bagagem pelo menos algumas ideias sobre esses assuntos. Então, veja bem, penso o debate e a provocação precisam sempre acontecer, mas sempre com a proposta do diálogo com o público. Sobretudo, com esse público.

Abraço

----- Mensagem original -----
De: "Fatima Conti" <fatima em ufpa.br>
Para: gt-educacao em listas.softwarelivre.org
Enviadas: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 14:19:38
Assunto: Re: [gt-educacao] Chamada de propostas de trabalhos para o FISL 15

oi "Aprendendo Física "

Por mais que eu ache que vc tenha razão em muitos dos pontos que colocou
sinceramente eu mantenho a proposta.

Pois acho que a falta de conhecimento talvez das coisas mais simples é
um dos estopins dos grandes problemas de ensino no Brasil.

Somos capazes de adestrar gente pra entrar num laboratóro e saber
apertar muitos botões de muitos equipamentos, Mas talvez quando
soubermos o porquê de estarem sendo apertados não achemos que aquilo é
importante.

Ou seja, adestramos para a pesquisa , mas pra qual tipode pesquisa e pra
que?

-

Eu pensei nessa palestra ocorrendo no espaço Paulo Freire, pra dizer
pros professores que eles trabalham com arquivos. Que arquivos tem
formatos, Que os tornam dependentes de programas e sistemas. Que os
tornam usuários, quase cúmplices de uma licença. Simples assim. Direto
assim.

Tenho muita certeza que muita gente não sabe disso. Ou sabe tão pouco
que é quase como se não soubesse nada.

-

Beijins
Fa
"Tudo que acontece é natural - inclusive o sobrenatural."
- Mário Quintana

Ubuntu User number is # 32559

eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

O melhor anti vírus é usar Linux :)
Conheça o Ubuntu 13.10! http://www.ubuntu-br.org/