[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Segunda Junho 2 16:23:52 BRT 2014

On 31/05/2014, at 18:11, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> O Bruno não está na lista?
>
> Copio ele então para que possa ver o que perguntei.

Ola Fabianne, obrigado por me copiar! Desculpe, nao estou na lista por enquanto, nao acho que eu tenha muito a agregar ao GT-educacao, mas posso entrar se o pessoal achar valido.

> Em 30/05/2014 16:59, "fabianne balvedi" <fabs em estudiolivre.org> escreveu:
> Oi Bruno, queria entender isso aqui:

> o codeacademy não tem só textos em html. Pelo que vi ele roda em algo que costuma se chamar de CMS (content management system). Um exemplo de CMS educacional é o moddle. Se eu quiser rodar um moddle no meu computador eu consigo. Se eu quiser rodar o CMS utilizado pelo codeacademy eu consigo?

A resposta simples eh: nao sei. Eu nao sei qual eh o CMS que eles usam, se eh que usam um. Pode ser que eles usem um software livre. Pode ser que tenham comprado um software proprietario. Pode ser que tenham desenvolvido in-house. Pode ser que o html deles seja feito na mao e na raca, por um bando de lumpa-lumpas. O ponto importante eh: tanto faz e isso nao tem nenhum impacto no usuario, nem na sua liberdade, e acho que essa eh a discussao importante.

Antes de dar a resposta longa, deixa eu dizer que eu nao tenho nenhum interesse no codecademy... So aproveitei a citacao sobre eles, que sao um exemplo interessante para essa discussao... Eu acredito que, nesse nosso mundo de servicos e cloud computings da vida, o entendimento e aprofundamento dessa questao eh fundamental para a nossa comunidade.

E eh uma discussao que o RMS faz com maestria nos artigos dele:

	https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html
	https://www.gnu.org/philosophy/network-services-arent-free-or-nonfree.html

Eu realmente recomendo fortemente a leitura desses artigos, e a discussao dessa questao aqui ajuda muito!

A questao levantada pela FSF de separar "servicos" de "software" nos textos acima faz muito sentido. Dado que um servico nao pode ser copiado, nao eh a mesma coisa que um software:

	"An activity (such as a service) doesn't exist in the form of copies, so it's
	not possible for a user to have a copy of it, let alone make more copies.
	As a result, the four freedoms that define free software don't make sense
	for services."
	https://www.gnu.org/philosophy/network-services-arent-free-or-nonfree.html

	"Uma atividade (como um servico) nao existe na forma de copias, portanto,
	nao eh possivel um usuario ter uma copia dele, muito menos fazer mais copias.
	O resultado disso eh que as 4 liberdades que definem software livre nao
	fazem sentido para servicos."

E outro ponto importante eh que _como_ o servico eh implementado nao afeta a _sua_ liberdade como usuario do servico. Ou seja, o servico usar software livre, software proprietario ou lumpa-lumpas, nao tem impacto nenhum sobre voce:

	"services are often implemented by running programs on computers, [...]
	In any case, the implementation is not visible to users of the service, so it
	has no direct effect on them."
	https://www.gnu.org/philosophy/network-services-arent-free-or-nonfree.html

	"servicos sao normalmente implementados executando programas em
	computadores, [...] De qualquer forma, a implementacao nao eh visivel aos
	usuarios do servico, e portanto, nao tem um efeito direto neles."

E por ultimo, ter acesso ao _software_ que implementa o servico nao quer dizer nada. Afinal, se o servico te fornece informacoes (que nao sao suas e nao fazem parte do software) ou te permitem comunicar com outras pessoas (que usam o mesmo servico), de nada adianta voce ter o software: o que voce realmente quer eh a informacao ou o acesso aas outras pessoas:

	"most services' principal functions are communicating or publishing information;
	they are nothing like running any program yourself, so they are not SaaSS.
	They could not be replaced by your copy of a program, either; a program running
	in your own computers, used solely by you, is not enough by itself to
	communicate with other people."
	https://www.gnu.org/philosophy/network-services-arent-free-or-nonfree.html

	"a principal funcao da maioria dos servicos eh comunicacao ou publicar informacoes;
	isso nao eh nada como rodar algum programa voce mesmo, entao, eles nao sao SaaSS.
	[Esses servicos] tambem nao podem ser substituidos por uma copia do programa;
	um programa rodando no seu proprio computador, usado somente por voce, nao
	eh suficiente sozinho para se comunicar com outras pessoas."

Resumindo: um servico nao eh um software e nao pode ser substituido por um software. Isso faz todo sentido: todos nos que prestamos servico sabemos que nao existe um software que substitua nosso conhecimento, networking, os dados coletados, a integracao entre programas, etc. Ou seja, esse lado do "servico" nao pode ser copiado, e portanto, nao impacta as 4 liberdades.

Um exemplo especifico, que usa software livre: a Wikipedia. A Wikimedia Foundation fornece um servico, que eh agregar, compilar e disponibilizar a informacao enciclopedica. Nao existe um "software" que instalado no seu computador substitua a Wikipedia. Porque nao basta ter o software. O que voce realmente quer da Wikipedia eh toda a informacao, as atualizacoes, as discussoes. Nada disso pode ser "copiado", e depende das pessoas que gerenciam, dos servidores, da credibilidade com a comunidade, etc, etc. O fato do software usado pela Wikipedia ser livre so ajuda a propria Wikipedia, e eh irrelevante pra voce que acessa a Wikipedia para ler informacoes, e nao afeta a sua liberdade.

Um exemplo especifico, que pode nao usar software livre: um site de um jornal que usa um CMS proprietario ou talvez uma solucao caseira para publicar informacoes. O servico que o jornal oferece (acesso aas noticias e a opinioes de jornalistas) tambem nao pode ser substituido por um software instalado no seu computador. Nao basta ter o mesmo CMS usado pelo New York Times instado no seu computador. Nao eh possivel "copiar" esse servico, com ou sem o software. O fato do software usado pelo jornal  ser proprietario so prejudica o proprio jornal, e eh irrelevante pra voce que acessa o jornal para ler noticias, e tambem nao afeta a sua liberdade.

O que nao impede que esses sites tenha outros problemas (privacidade, seguranca, espionagem, etc, etc), mas, do ponto de vista de "software livre", sites que publicam informacao, servicos de comunicacao (redes sociais, blogs, etc), nao afetam a sua liberdade.

Agora, aplicando tudo isso em relacao ao codecademy...

O codecademy eh um site de publicacao de aulas de informatica. Aulas interativas, geradas por uma comunidade de professores. O site indica que ja foram criadas mais de 100.000 aulas. Voce acessa o site para acessar esse conteudo, acessar a organizacao de aulas individuais em cursos completos, discutir com alunos e professores, etc.

Eu pessoalmente acredito que eles utilizem uma solucao propria, desenvolvida in-house. Mas, qualquer software que eles usem, nao importa ao usuario, porque ninguem vai no codecademy para utilizar um CMS, mas sim, para acessar a informacao. Nao existe um software que possa substituir os milhares de usuarios, todo o conteudo, a organizacao, etc.

Deixa eu dar um exemplo com o moodle que voce citou. Procurando aqui, achei um site (Moodle News) que indica 5 sites de moodle[1]. Um deles eh o site do Leeds City College:

	http://moodle.leedscitycollege.ac.uk

Voce acessa o site acima para acessar o servico do Leeds City College (conteudos de aulas, cursos, acesso aos professores, etc). Observe que o fato da universidade usar o moodle, nao quer dizer que voce possa "copiar" o servico deles. Instalar o moodle no seu computador nao vai te dar acesso ao conteudo dessa universidade, ou de nenhum outro site moodle. Ate porque nao sao apenas os dados, mas o usuario do site esta interessado no contato com alunos, professores, as novas informacoes, as novas aulas, etc, ou seja, o servico fornecido pelo site.

A mesma coisa em relacao ao site onde eu achei esse link, o Moodle News. Eu imagino que eles usem o moodle. Mas, o servico que eles prestam (publicacao de noticias relacionadas a moodle), nao pode ser "copiado" e voce nao vai ter nenhuma dessas noticias simplesmente ao instalar o moodle no seu computador.

Se voce precisa de aulas de universidade pode acessar o servico oferecido pelo Leeds City College. Se voce precisa de aulas de informatica, pode acessar o servico oferecido pelo codecademy. In nenhum dos casos, voce esta abrindo mao da sua liberdade, nem esta fazendo algo antietico.

Dizer que o servico do "codecademy" eh "livre" ou eh "proprietario" nao faz sentido. Assim como dizer que o servico da Leeds City College eh "livre" ou "proprietario" tbem nao faz sentido. Ambos prestam um servico (publicacao de informacao), e nem o codecademy nem o Leeds City College afrontam a sua liberdade ao fazer isso. Afinal, como o titulo do artigo do RMS diz: "Servicos na rede nao sao livres nem proprietarios".

Desculpe o longo email, espero ter ajudado!
[]s,
Bruno.

[1] http://www.moodlenews.com/2010/happy-friday-my-top-5-favorite-moodle-sites/

Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe