[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Junho 3 14:41:04 BRT 2014

>  Oi Pessoal,
>
> *Sobre o CodeAcademy:*
> O ponto principal que descordo do Bruno está ligado à interatividade. Para
> mim o Code Academy é mais do que um CMS (Content Management System) pois a
> interatividade é fruto da execução de pequenos programas desenvolvidos por
> outros usuários, e que precisam do site para serem executados.
> Se fosse apenas conteúdo (como a Wikipédia), seria possível copiar o
> material e usar em outro lugar, mesmo sem acesso à internet [1]. Agora,
> sendo o site o único interpretador destes programas (ou scripts), temos o
> [...]

pois é, o conceito de SaaSS vai mais além do conceito de CMS, mas citei
especificamente ele porque ajuda a entender que é a gerência de conteúdos
que vai promover ou não a computação dos dados do usuário (dados ==
conteúdos). No caso do Google Docs, por exemplo, eu posso usar a API de um
editor livre para modificar meus documentos, e usar o serviço meramente
como um repositório (apesar de não ser aconselhável por outras razões que
não são SaSS). Mas no caso do Moodle, se ele não fosse livre: eu teria como
utilizar uma API livre para estabelecer as equações das médias e editar as
notas de meus alunos? No caso do Codeacademy, como você mesmo ilustrou: eu
tenho como utilizar uma API livre para fazer a computação dos códigos com
que estou trabalhando e utiliza-lo meramente como um repositório? Pelo que
entendi, não tem como, certo? Então aí realmente acho que se encaixa no
conceito de SaaSS.

.