[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Terça Junho 3 16:22:47 BRT 2014

On 03/06/2014, at 14:41, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> pois é, o conceito de SaaSS vai mais além do conceito de CMS, mas citei especificamente ele porque ajuda a entender que é a gerência de conteúdos que vai promover ou não a computação dos dados do usuário (dados == conteúdos). No caso do Google Docs, por exemplo, eu posso usar a API de um editor livre para modificar meus documentos, e usar o serviço meramente como um repositório (apesar de não ser aconselhável por outras razões que não são SaSS). Mas no caso do Moodle, se ele não fosse livre: eu teria como utilizar uma API livre para estabelecer as equações das médias e editar as notas de meus alunos? No caso do Codeacademy, como você mesmo ilustrou: eu tenho como utilizar uma API livre para fazer a computação dos códigos com que estou trabalhando e utiliza-lo meramente como um repositório? Pelo que entendi, não tem como, certo? Então aí realmente acho que se encaixa no conceito de SaaSS.

O conceito de SaaSS parte do pressuposto que voce eh dono dos dados, submete esses dados para alguem, que os processa e devolve pra voce um resultado. Ou seja, ele de fato esta substituindo um programa no seu computador (SaaSS = Service as a Software Substitute, Servico que Substitui um Software).

Por isso o Google Docs provavelmente nao eh um SaaSS... Afinal, no Google Docs ou voce edita os documentos usando um JavaScript proprietario, que roda no seu computador (e ai, o Google Docs eh mais exatamente um programa proprietario e nao SaaSS) ou voce usa apenas para armazenar, o que significa que eles nao processam nada pra voce, e portanto, tbem nao eh SaaSS.

Google Docs e Codecademy sao coisas bem diferentes... No Google Docs, eh um sistema para voce armazenar os seus dados. No Codecademy, eh um site para voce aprender, _com os dados dos outros_. Ou seja, sem ele, voce nao teria acesso aos dados. Do artigo do RMS:

	The original idea of web servers wasn't to do computing for you, it was to publish
	information for you to access. Even today this is what most web sites do, and it
	doesn't pose the SaaSS problem, because accessing someone's published
	information isn't doing your own computing. Neither is publishing your own materials
	via a blog site or a microblogging service such as Twitter or StatusNet.

	A ideia original dos servidores web nao era fazer a computacao pra voce, era
	publicar informacao pra voce acessar. Mesmo hoje, isso eh o que a maioria dos
	sites fazem, e isso nao apresenta o problema SaaSS, porque acessar a informacao
	publicada por alguem nao eh fazer a sua propria computacao. Assim como nao eh
	[fazer sua computacao] publicar seu proprio material via um site de blog ou microblog,
	como Twitter ou StatusNet.
	https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html

Ou seja, o Codecademy pode ser visto como:
	- um site para alunos acessarem aulas de informatica (nao eh SaaSS)
	- um site para professores publicarem aulas de informatica (nao eh SaaSS)

A outra opcao de problema seria se o Javascript usado no Codecademy fosse proprietario (caso do Google Docs acima). O que voce usa durante as aulas eh o editor Ace, que eh livre[1]. E, o resultado do que voce criou no Codecademy nao executa no Codecademy, voce pega o que esta la e coloca no seu site[2]. E, se voce quiser, o Codecademy ainda distribui como software livre um sistema que eles criaram de analise de testes A/B, para ajudar startups a montar seu funil de vendas[3].

Eu tentei evitar falar que o editor eh software livre, porque isso pode convencer: "ah, entao beleza"! Mas nao eh esse o ponto. Mesmo que todo o software fosse livre (ou proprietario), o importante eh entender em que sentido um sistema que te fornece acesso a um conteudo que voce nao criou pode afrontar a sua liberdade? Entender isso eh fundamental. Se voce acessa conteudo de outro, nao importa o que ele usa. Sem ele, voce nao teria o conteudo.

Nessa nossa discussao, a gente esta indo a fundo em _um_ servico (que no final das contas nao eh servico critico pra ninguem, ja que eh um site de aprendizado, o que voce apende la eh seu, e so vai te libertar ainda mais!), e ainda assim, gera uma polemica infinita :-)

Isso eh importante, porque um grande numero de pessoas e empresas que fazem parte dessa nossa comunidade fornecem servicos, sites, material, conteudo, etc. Aqui no GT-educacao, tenho certeza que muita gente mantem sites de informacoes ou escolas ou mesmo cursos online. Muitos desses sites usam e distribuem informacoes criadas por outros. Muitos desses sites utilizam Javascript para criar uma maior interatividade. E eh importante para todos nos irmos a fundo, e entendermos como isso funciona, o que limita a liberdade e o que nao. Caso contrario, mesmo quando alguem tenta fazer algo que seja bacana, util _e_ etico, ele acaba misturado com o resto e considerado invalido.

E nao, nao estou dizendo que o Codecademy nao tenha nenhum problema! Nao conheco eles a fundo. Mas isso eh verdade para qualquer site que voce acessa, e eles sao um otimo estudo de caso. Acho que essa nossa discussao ilustra o exemplo de como o mundo esta cada vez mais complicado, e como eh muitas vezes dificil em entender. Por isso mesmo que eh importante "ficar de olho", e saber onde voce esta colocando seu destino computacional, e saber decidir o que voce faz que atrapalha a sua liberdade, e o que nao. Como usuario, no final das contas, eh voce quem vai decidir. E nos precisamos entender, porque se nao entendemos, como vamos explicar?

E so um ponto especifico colocado pelo Rafael:

> O ponto principal que descordo do Bruno está ligado à interatividade. Para mim o Code Academy é mais do que um CMS (Content Management System) pois a interatividade é fruto da execução de pequenos programas desenvolvidos por outros usuários, e que precisam do site para serem executados.
> Se fosse apenas conteúdo (como a Wikipédia), seria possível copiar o material e usar em outro lugar, mesmo sem acesso à internet [1]. Agora, sendo o site o único interpretador destes programas (ou scripts), temos o problema.

Para um servico respeitar a sua liberdade nao eh necessario que voce possa copia-lo para outro lugar, ou mesmo que voce possa usa-lo sem acessar a internet. Ao contrario! Um servico eh exatamente "nao copiavel", e sim, tbem nao disponivel sem a rede! Senao, seria um software, e nao um servico! A Wikipedia te fornece conteudo, mas o servico que eles fazem (juntar, coordenar, corrigir, atualizar) nao eh copiavel e nem disponivel fora do site deles! Mas mesmo assim... No codecademy, eh voce quem escreve o codigo... Em varias linguagens (Ruby, Phyton, Java, etc). E portanto, se voce quiser copia-lo para outro lugar, voce pode[2]. Nao eh verdade que o site eh o "unico interpretador" desses programas.

[]s,
Bruno.

[1] http://ace.c9.io/
[2] http://www.codeconquest.com/how-to-get-your-project-off-codecademy-and-onto-the-world-wide-web/
[3] http://www.codecademy.com/blog/143-eventhub-open-sourced-funnel-analysis-cohort-analysis-and-a-b-testing-tool

Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe