[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Quarta Junho 4 16:46:56 BRT 2014

On 03/06/2014, at 19:25, Rafael Pezzi <rafael.pezzi em ufrgs.br> wrote:

> Oi Fred,
> Quero dizer que cada lição teve que ser previamente ser programada. É o
> código adicional desenvolvido pelo instrutor que faz a avaliação do
> programa do aluno e também dá as dicas caso tenha algo errado:
> http://www.codecademy.com/docs/submission_tests
> Me refiro à execução da tarefa como um todo, inclusive do código de
> validação.  O código de validação sim deve ser interpretado no servidor
> do codeacademy - que roda o único interpretador destes cursos.

Obrigado Rafael! Esse lance do Codecademy esta ficando cada vez mais interessante, e como estudo de caso, eh um aprendizado e tanto.

Se estamos agora nesse detalhe do codigo criado pelo professor, seria pretencioso demais achar que concordamos que, como aluno, acessar as aulas do Codecademy nao afeta a liberdade do aluno, ja que ele esta acessando um conteudo/servico fornecido pelo Codecademy/professores? Tudo bem se nao chegamos a uma conclusao ainda, mas seria uma pena depois disso tudo nao chegarmos a uma conclusao clara, e seria melhor aprofundar mais se for necessario...

Agora, o Rafael traz um outro problema, que eh bem serio para os educadores, que seria o professor escrever codigo, que eh executado para a avaliacao do aluno. Ou seja, sera que o Codecademy fere a liberdade do professor, quando ele publica um curso no site? Sera que o Codecademy esta substituindo algum software que o professor poderia ter no seu proprio computador?

Eu ainda acho que nao, e pra mim, os professores nao tem nenhuma questao etica ou de liberdade em usar o site. Explico:

- o professor esta usando o site para publicar seu proprio conteudo. Se fosse um escritor, talvez ele usasse um blog, que permite ele escrever textos. Mas como ele eh um professor, ele precisa de mais que texto para gerar um curso (com varios exercicios, notas, acertos, dicas, etc). Esse eh o caso do Moodle[*] tambem;
- o "codigo" que o professor escreve nao eh bem um "codigo". Se voce olhar o site que o Rafael apontou [1], o "codigo" sao comparacoes de strings, para ver se o aluno escreveu algo correto. A coisa mais sofisticada que tem sao comparacoes com expressoes regulares e funcoes que retornam os metodos que o aluno escreveu no codigo. Comparacoes de strings eh o que voce faz no Moodle[*] tbem, para criar testes similares[2];
- a "aplicacao" que voce usa para criar os testes com certeza nao eh um problema, ja que nao usa Javascript proprietario (sao uma serie de formularios e o unico javascript maior eh o editor, que, ja falamos antes, eh software livre). Nesse ponto, a aplicacao do Moodle[*] de criar testes eh bem mais sofisticada;
- o site fornece um servico que nenhum software rodando no computador do professor faria o mesmo, afinal, eh uma rede educacional, que liga alunos e professores, e que se isso rodasse so no computador do professor, nao teria nenhuma utilidade;
- e finalmente, se o site nao cria problemas eticos e de liberdade para o aluno, a colaboracao do professor com o site nao prejudica o aluno;

Por tudo isso, eu acho que o site nao eh um SaaSS, e em especial, nao fere em nada a liberdade do professor.

[]s,
Bruno.

[1] http://www.codecademy.com/docs/submission_tests
[2] http://docs.moodle.org/25/en/Building_Quiz
[*] Explicando: quando eu cito o Moodle acima, estou falando por exemplo do
     professor usar o site Moodle de uma universidade para publicar aulas/exercicios

> Justamente isso. A avaliação é importante. A propósito, avaliação não é
> parte do conteúdo.
>
> Abraço,
> Rafael

Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe