[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Quarta Junho 4 22:02:10 BRT 2014

Olá Rafael e demais,

Consta no registro RP03252 do Livro da Grande Teia que
Rafael, em 03/06/14 escreveu o seguinte:

> Quero dizer que cada lição teve que ser previamente ser programada. É
> o código adicional desenvolvido pelo instrutor que faz a avaliação do
> programa do aluno e também dá as dicas caso tenha algo errado:

Ao invés de criar um código de avaliação o instrutor poderia fazer isso
manualmente, corrigindo um por um. Um curso no Moodle, por exemplo,
funciona normalmente desse jeito. Ou seja, o código, nesse caso, foi
usado somente para agilizar o trabalho para os humanos.

> Me refiro à execução da tarefa como um todo, inclusive do código de
> validação.  O código de validação sim deve ser interpretado no
> servidor do codeacademy - que roda o único interpretador destes
> cursos.

De novo, deve ser assim somente para facilitar o processo. Você poderia
colocar dezenas de pessoas fazendo a verificação dos códigos dos
alunos, mas aí provavelmente não daria pra oferecer cursos gratuitos. O
código aqui tem um papel de facilitar o trabalho de correção e não de
"travamento" do curso propriamente dito.

> Justamente isso. A avaliação é importante. A propósito, avaliação não
> é parte do conteúdo.

Depende do que você está chamando de "conteúdo". Acho que você está
pensando no modelo escolar clássico, em que existe o conteúdo a ser
aprendido e a avaliação desse conteúdo. Aqui eu estou me referindo à
atividade online em si e não somente ao conteúdo a ser aprendido. Ou
seja, tudo aquilo que está disponível no Codeacademy, pra mim, é
conteúdo. Inclusive os scripts de correção das atividades. Logo, a
avaliação também é conteúdo.  :-)

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)