[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Quinta Junho 5 10:25:20 BRT 2014

Em 04-06-2014 22:02, Frederico Goncalves Guimaraes escreveu:
> tudo aquilo que está disponível no Codeacademy, pra mim, é
> conteúdo. Inclusive os scripts de correção das atividades.
Fred, entendo que, na sua abordagem, o código que o professor
desenvolveu para testar o programa do aluno (que também dá feedback - a
dica baseada no tipo de erro que o aluno cometeu) também é conteúdo.
Entretanto, este código não está disponível para quem está fazendo o
curso, mas sim, apenas a sua execução. Então o codeacademy oferece um
serviço de execução de código desenvolvido pelo professor - não é
propriamente acesso ao conteúdo desenvolvido pelo professor.

Eu acharia adequado que o aluno pudesse além de utilizar todos os
códigos desenvolvidos pelo(s) professor(es), também pudesse executá-lo
em seu computador, estudá-lo e modificá-lo. Entretanto, além do código
que o professor cria a convite do site não ser software livre, nem fica
disponível para estudo.  Um agravante é que pelos termos de uso do site,
todos os direitos dos materiais desenvolvidos no site são transferidos
para a empresa por trás do codeacademy. Ou seja, estão fazendo um grande
crowdsourcing de conteúdo proprietário.

Também acho que fere a liberdade do professor que desenvolve o código de
correção (e dicas - feedback), pois este código só pode ser utilizado
on-line. Eu, como professor, nem tenho como aplicar o código que
desenvolvi no codeacademy em uma escola sem acesso a internet, ou para
alunos que falam outro idioma.

Quero deixar claro que acho a metodologia pedagógica do codeacademy
genial e promissora - apenas não aprovo a maneira na qual o site
funciona. Para estar de acordo com o que imagino seja uma educação
adequada bastaria o seguinte:

    I) a possibilidade de baixar os códigos integrais de cada aula
(idealmente em pacotes como todo o curso de python com um click);
    II) que estes códigos estejam disponíveis sob termos de licença de
software livre;
    III) a existência de um interpretador off-line (e livre) para
executar estas aulas.

Abraço,
Rafael