[gt-educacao] estou confusa...

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Terça Junho 10 17:16:03 BRT 2014

>  ------------------------------

então, voltei a este comentário porque não sei se entendi. A classificação
de mimimi remete a um certo descaso para com o tema, mas quero acreditar
que estou errada.

em um momento em que a neurociência está comprovando cada vez mais o poder
da imagem sobre nós, e eu mesma aprofundando meus estudos nesta área (meu
mestrado é sobre leitura de imagens em movimento), me assusta ler este tipo
de abordagem. Porque, como diria Joan Ferrés, "uma escola que não ensina
como assistir televisão é uma escola que não educa." (apud Analice Dutra
Pillar > Criança e Televisão: Leituras de Imagens)

os simulacros construídos sobre o conceito de software livre produzidos
pela rede globo são extremamente importantes para nós, porque talvez seja a
partir deles que muitas pessoas terão seu primeiro contato com o assunto. E
todo mundo aqui sabe que primeira vez a gente nunca esquece.

eu mesma já formei preconceito a partir de imagens que assisti através da
rede globo (a sociologia já comprovou que todos somos preconceituosos em
algum nível), mas ainda bem que meus pais me ajudaram a formar um espírito
crítico capaz de indentificar muitos deles. Então não é exatamente um
preconceito contra a rede globo que coloco aqui, mas uma preocupação com o
preconceito que ela mesma poderia criar em cima do tema do SL, como já o
fez com tantos outros.

saludos atentos,

.f4bs
.