[gt-educacao] estou confusa...

Prof. Sérgio Lima - Aprendendo Física contato em aprendendofisica.pro.br
Terça Junho 10 23:31:47 BRT 2014

Olá Fabs e todos,

No final da sua mensagem que abriu este tópico, você disse/perguntou:

Novelas (folhetins televisivos  - que são  obras de ficção, de
entretenimento ou recreativas) não têm como foco discutir ou apresentar
didaticamente, cientificamente, ou a verdade final sobre um tema!

Qualquer que seja o tema levantado/discutido/ventilado/etc é sempre uma
visão dos autores... não me parece (minha opinião manifestada na minha
mensagem) que devamos patrulhar a visão de software-livre da novela!

Veja bem :-)  se em nossos espaços de vida/trabalho/lazer/etc o tema
vier a tona, no contexto da novela, sempre poderemos pegar o gancho
sobre a discussão e problematizar e etc...

Mas do jeito que você levantou a questão eu fiquei com a impressão que
uma novela, ao levantar o tema software -livre, precisa fazê-lo na
perspectiva hegemônica do conceito ou algo assim...

Remete simplesmente a minha surpresa de se discutir numa lista de
discussão sobre software-livre e educação como uma obra de
ficção/recreativa/entretenimento toca no assunto. Devemos estar atentos
e devemos  patrulhar e investigar se a mesma  está falando corretamente
sobre o tema...

Várias pessoas na lista consideraram a discussão válida/pertinente e
etc... e a vida seguiu... Até onde eu sei, esta é a dinâmica de listas
de discussões... Quem acha válido/mobilizado se envolve quem não (mesmo
que emita uma opinião sobre a discussão)! Fica quieto :-)

É como eu vejo as coisas... Desculpe a minha ignorância, mas eu (e é só
a minha opinião ok, já que todo mundo se milindra como opiniões
divergentes) discordo do Ferrés (que não conheço)... Pessoalmente não
tenho nenhuma pretensão de ensinar ninguém a ver televisão! Sério! Ainda
que eu tente ser educador :-)

abraços cordiais

Sérgio Lima

Em 2014-06-10 17:16, fabianne balvedi escreveu:

> [...]
> primeiro contato com o assunto. E todo mundo aqui sabe que primeira
> vez a gente nunca esquece.
>
> eu mesma já formei preconceito a partir de imagens que assisti
> através da rede globo (a sociologia já comprovou que todos somos
> preconceituosos em algum nível), mas ainda bem que meus pais me
> ajudaram a formar um espírito crítico capaz de indentificar muitos
> deles. Então não é exatamente um preconceito contra a rede globo
> que coloco aqui, mas uma preocupação com o preconceito que ela mesma
> poderia criar em cima do tema do SL, como já o fez com tantos

---
Sérgio F. Lima gestor do Aprendendo Física
http://aprendendofisica.net/rede
http://aprendendofisica.pro.br/pmwiki.php