[gt-educacao] estou confusa...

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Domingo Maio 25 10:16:49 BRT 2014

Olá F4bs e demais

Consta no registro FB24346 do Livro da Grande Teia que
fabianne, em 24/05/14 escreveu o seguinte:

> meu desconcerto é com as últimas abordagens da rede globo em cima do
> tema de educação e tecnologia. A nova novela das 7 é uma comédia, com
> o protagonista imitando Steve Jobs. Tem direito a tudo quanto é
> clichê, inclusive o hacker ativista " inventor" de um computador pra
> crianças (é o raspberry pi) que vive num bairro chamado gambiarra
> (termo super usado na metareciclegem) e trabalha numa ONG chamada
> Plugar. Hoje esse tal hacker falou literalmente que defende a bandeira
> do SOFTWARE LIVRE na novela. Uh???

Bom, ele defende a bandeira do "software livre" ou do "código aberto"?
Ou, falando em outros termos ele defende a liberdade das pessoas ou a
qualidade técnica do software? Acho interessante prestar atenção nisso
pra tentarmos entender o rumo da coisa. Além disso, qual é o papel do
"Jobs" da novela? Ele é bacana e quer evoluir o mundo (como todo apple
fanboy acredita) ou quer criar uma tecnologia que faça todo mundo
depender somente da empresa dele? Por fim, existe antagonismo entre
esses personagens ou entre as ideias deles?

Acho difícil fazermos qualquer previsão do que vem por aí, mas observar
esses detalhes pode dar algumas pistas. Só espero que não seja pra
simplesmente estereotipar (mais ainda) o software livre como a opção
pra "gente estranha que gosta de fazer coisa fora do padrão".

> eu já tinha me assustado com o programa Esquenta no domingo passado
> promovendo que a escola deve ensinar a programar e levando uma
> professora que ensina Scratch em Cascavel pra falar sobre sua
> experiência. E agora essa na novela?

Pra isso aqui o Pretto já deu uma explicação bem plausível.

Só um detalhe, é interessante reparar que tanto a novela das 7 quanto o
Esquenta têm um apelo mais "popular". Ou seja, pode ser a Globo
simplesmente tentando estabelecer um diálogo com uma nova faixa de
audiência. Mas vai saber. Resta esperar.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)