[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Segunda Maio 26 17:35:09 BRT 2014

Oi Bruno,

Não é apenas publicação conteúdo educacional, pois o site tem interface
de programação: existem áreas onde o código programado pelo usuário é
enviado para o servidor e é lá executado. Este é o núcleo da metodologia
educacional promovida pelo code academy.

Veja aqui por exemplo:
http://www.codecademy.com/pt-BR/tracks/python-pt-BR -> clique em começar
e experimente uma aula.

Talvez seja baseado em alguma plataforma livre que eu desconheça - se
for o caso eu retiro minha crítica. Entretanto, me parece que estas
funcionalidades são serviços do tipo SAASS. A própria estrutura das
atividades - sua interatividade - fica vinculada ao acesso ao site, não
podendo ser utilizada em locais onde não existe acesso à internet. Outro
ponto é que o acesso ao serviço pode ser cortado a qualquer instante,
prejudicando a comunidade de usuários que utiliza esta metodologia
educacional criada pelo codeacademy. Em efeito, o grupo de usuários que
adota esta metodologia se torna refém do site, que é o que o Stallman
critica no artigo citado.

Abraço,
Rafael