[gt-educacao] FISL faz propaganda de software educacional fechado

Breno Neves breno.listas-sl em internet100.org
Domingo Maio 25 17:29:42 BRT 2014

Eu diria que isso que está se passando pelo FISL vem e vai em um efeito cascata.

Não podemos dizer que a comunicação do FISL (leia Lis Rodrigues <http://about.me/lisrodrigues>)
vem tentando centralizar tudo em uma rede social proprietária. O fato de ter alguma coisa lá e
não ter no site oficial nem no diáspora ou em qualquer outra rede livre não é centralizar a
informação no facebook, é mera coincidência. Sem contar que o facebook é uma entidade
filantrópica que mantém milhares de servidores ao redor do mundo apenas para que o movimento
software livre possa comunicar-se melhor. Também recentemente soube que o facebook é livre,
aberto, mas infelizmente com minha ignorância sou incapaz de encontrar o código fonte.

Também notei (nas duas últimas matérias no site do fisl) que tem um bando de otários que possuem
site próprio e tudo mais, tiram fotos 360° do evento e colocam marca dágua não do fotógrafo, mas
do facebook .
http://cartola.org/360/2014/05/11/abertura-do-fisl-15-2014-cerim%C3%B4nia-oficial-em-foto-360%C2%BA/

*Boa época em que na comunicação do fisl tudo tinha que estar no domínio softwarelivre.org (até
2010)*

As pessoas continuam produzindo conteúdo para o facebook achando que estão divulgando sua
própria marca / produto / serviço, enquanto na verdade, estão apenas chamando mais usuários para
o facebook e restringindo mais conteúdo apenas a usuários que tem cadastro com eles.

Assim a coisa vai, sempre é tudo "gratuíto" basta fazer o cadastro. Tudo é "gratuíto" mas fica
online, a mercê da empresa que disponibilizou, tudo bloqueado e trancado para ser acessado
apenas em um lugar. Assim são estes cursos como divulgado.

Para esses arigós é simples dizer "cria cadastro, é grátis". Cadastra nisso, cadastra naquilo.

Não sabem quanto vale um cadastro. Os cadastros são revendidos e trocados por várias empresas.
No WhatsApp (por exemplo) cada usuário cadastrado foi vendido para o facebook por R$ 82,00.

No meio empresarial isto se chama "base" (não de clientes mas de potencial). Esta empresa
divulgada apenas está criando base, oferece curso grátis, condena os otários a passarem o resto
da vida recebendo e-mails de convites para outros cursos pagos, caros, etc, que provavelmente
usarão alguma espécie de DRM para garantir que não sejam distribuidos livremente, copiados,
melhorados, etc, todo aquele blablabla da GPL que as pessoas do movimento software livre não
querem saber.