[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Segunda Maio 26 18:06:47 BRT 2014

Oi Rafael,

(Nao sei se esse email chega no GT... tem filtro pra quem nao esta na lista?)

Sim, eu conheco o codecademy, e o "codigo" que executa no servidor eh basicamente os seus exercicios de aulas... E permite a colaboracao entre alunos e professores... Nao eh um servico que voce esteja abrindo mao de rodar algo no seu computador. Sao aulas, publicacao de conteudo. Interativo, mas conteudo, nada mais. E mais: voce nem poderia ter isso no seu computador, porque voce precisa dos professores que estao criando os cursos.

O ponto nao eh se tem uma plataforma livre ou nao por tras, mas, o codecademy esta substituindo o seu computador para alguma computacao? Voce esta abrindo mao da sua liberdade ao acessar esse conteudo e aprender com ele? O codecademy eh apenas uma plataforma de conteudo educacional, nao eh um ambiente para voce executar suas aplicacoes, nem voce esta deixando de executar coisas no seu computador e substituindo pelo codecademy. Voce esta assistindo aulas interativas, com um engine por tras que te diz se voce acertou ou nao.

Agora, voce talvez considere que o codigo JavaScript do codecademy seja codigo proprietario, talvez. Mas, pelo que vejo, eh basicamente interface, nao eh uma aplicacao inteira, como seria o caso do editor do GoogleDocs por exemplo. Se eles estivessem provendo uma IDE, e hosteando o seu codigo para rodar suas aplicacoes, e voce dependesses dos servicos deles pra isso... Mas nao eh o caso...

[]s,
Bruno.