[gt-educacao] Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Terça Setembro 9 07:59:36 BRT 2014

Olá Paulo e demais,

Em Tue, 09 Sep 2014 00:25:44 -0300
Paulo Francisco Slomp <slomp em ufrgs.br> escreveu:

> Mas existem vozes divergentes. Parece sintetizá-las a Nota que a
> CSP-Conlutas publicou – em que questiona: por que convocar uma
> constituinte exclusivamente para a reforma política? Por que não
> convocar uma constituinte para tratar de questões como o sistema
> econômico, a dívida pública, saúde e educação?

Então por que o Conlutas não puxa essa discussão da constituinte para
tratar de mais temas, ao invés de ficar só criticando o movimento que
está sendo feito? Sinceramente, eu prefiro que seja feita uma
constituinte pra discutir o atual sistema político e tentar avançar ao
menos nessa pauta, do que esperar a "Grande Constituinte Solucionadora
de Todos os Problemas Econômicos e Sociais"... que nunca vai sair do
jeito que agrade a todo mundo.

> O Plebiscito “mais confunde do que esclarece. Não tem nenhuma relação
> com apontar uma saída que questione o modelo econômico atual, que
> promova as mudanças que as manifestações de rua de junho de 2013
> trouxeram à tona”.

Mas a proposta da constituinte é discutir o MODELO POLÍTICO e não o
MODELO ECONÔMICO. Eu achei a página do plebiscito muito esclarecedora,
inclusive eles deixam claros todos os pontos em discussão. Na verdade
eu achei foi a nota da Conlutas muito confusa. Ela mistura assuntos e
quer que a constituinte atenda a uma demanda pra qual ela não foi
pensada. E o fato de ficar citando a Dilma o tempo todo na nota me
parece muito mais uma questão de oposição ao governo do que realmente
um questionamento da constituinte em si.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)