[gt-educacao] sobre o portal de participação na educação e o noosfero

Fa fconti em gmail.com
Quinta Junho 11 01:20:48 BRT 2015

Oi Ana Oi gente :)

Sabe o que sinto quando alguém me fala de entrar em mais uma rede?
Ou em outro grupo?

Quase medo.

Não é que eu não goste de conhecer. Gosto.

E, muitas vezes, o novo local de encontro oferece recursos
muito interessantes que, de fato, tornam a interação melhor.

Mas, é mais uma rede / grupo, mais um endereço de que vou ter
que me lembrar de verificar e para o qual tenho que me lembrar
de mandar contribuições. E de responder sobre o que souber.
MAIS UM.

E tenho que estabelecer uma nova rotina, incluindo aquele endereço
e pensando o que eu vou mandar pra ele, o colocando numa ordem de
prioridades.

Veja, eu pertenço a vários grupos no FB e já esqueço de mandar para
eles. E de ver os comentários depois, se houver.
E acesso o FB todos os dias.

Por exemplo, sempre esqueço de mandar pro grupo de software livre.
No máximo coloco uma tag.

Várias vezes vejo algo que já coloquei na minha página muito tempo
depois e penso: Nossa, devia ter enviado isso para o grupo tal...
Mas agora o tempo já passou e já não é mais tão interessante.

-

Mas Grupos ajudam muito. O diaspora ainda não tem.
(Foi uma das primeiras coisas que perguntei pro Anahuac.)

Pois, numa rede social o conceito de grupos é importante,
pois congrega as pessoas interessadas naquele tema.

E mais: nos libera de trabalho, pois a rede nos avisa quando chegou
uma comunicação nova, e isso nos libera de lembrar de checar,
DESDE QUE ESTEJAMOS ON LINE ( mas ninguém fica on line 24h por dia,
todos os dias, né? )

-

Será que me fiz entender?

O grupo pode ser ótimo. Os recursos podem ser excelentes. Mas,
se as pessoas não acessarem sempre, não funcionará.

O acesso ao grupo tem que estar com prioridade alta para seus
integrantes. As pessoas tem que se acostumar a acessar sempre.

Seja em que rede for, é esse compromisso que temos que conseguir
primeiro: as pessoas tem que acessar sempre. Talvez 2 vezes por dia.

Será que nós queremos / podemos / temos tempo para isso?

-

Beijins
Fa
"Crianças americanas são tão inteligentes que, aos 4 anos,
quase 100% já falam inglês!"

eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

O melhor anti vírus é usar Linux :)