[gt-educacao] informes GT Educação

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Quinta Junho 11 11:02:28 BRT 2015


Olá, para contribuir um pouco.

Me parece que é preciso separar a discussão em 3 segmentos para entender melhor qual é exatamente o problema na proposta.

1) Ferramenta:
Pelo que li, a proposta é usar o noosfero, por "n" motivos que já foi dito aqui, entre eles um que o Ronald destacou de ser um software genuinamente nacional, inclusive desenvolvido por muitos amigos nossos.
Se o noosfero não atender a necessidade do projeto, quais as alternativas? Wordpress? Joomla? Drupal? outra coisa?
Mas é importante enteder que "noosfero" é uma coisa, é o software livre e é a comunidade. Outra coisa bem diferente é o "participa.br", "dilmanarede", e qualquer outro projeto que foi desenvolvido para órgãos do governo ou partidos. Não se pode associar o projeto de software livre desenvolvido pela comunidade noosfero com projetos desenvolvidos para clientes específicos.

2) Hospedagem:
Muitos projetos de software livre já se beneficiaram da ajuda do Serpro, da Celepar, da Procergs, e de outros órgãos governamentais para hospedar seus projetos, e nem por isso foram associados a qualquer partido político. Pensar que agora qualquer projeto que fique hospedado no Serpro significa que é um "projeto do PT" é de uma bobagem danada. Aliás, muito provavelmente essa hospedagem será transparente para os usuários, eles vão usar a ferramente e nem saber onde está hospedado. Tenho certeza que o pessoal do Serpro não vai pedir para os representantes do GT-Educação assinarem um contrato com uma gota de sangue dizendo que se comprometem a votar no PT nas próximas eleições em troca da hospedagem :-)
Mas novamente, se é ruim hospedar no Serpro, quais as alternativas?

3) Domínio
Essa parece ser a parte mais conflitante que é usar o "participa.br". Se algumas pessoas não se sentem confortáveis em usar um ambiente desenvolvimento pelo governo, me parece que será preciso pensar uma alternativa que ajuda a construir um consenso.

Então, me parece que é perfeitamente viável usar o noosfero como ferramenta, hospedar essa ferramenta no Serpro, e se for necessário criar um domínio próprio para desvincular a qualquer ação do governo.

Abraços,

-- 
Paulo Henrique de Lima Santana
Curador de Software Livre da Campus Party Brasil
Tim:  (41) 9638-1897
Vivo: (41) 9198-1897
Site: http://www.phls.com.br
Jabber: phls em jabber.org
Twitter: http://www.twitter.com/phls00
GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450


More information about the Gt-educacao mailing list