[gt-educacao] inscrição de trabalhos

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Quinta Março 26 11:12:07 BRT 2015

Pessoal, segue o resumo da proposta de apresentação que enviei para o FISL.

A bancada de código aberto e os hiperobjetos

Nesta palestra será apresentada a Bancada de Código Aberto e sua
finalidade de construção de hiperobjetos e suas aplicações para a
construção de instrumentos científicos e educacionais concebidos no
paradigma dos Recursos Educacionais Abertos. A bancada consiste de uma
série de instrumentos de fabricação digital como impressoras 3D e outras
máquinas de controle numérico computadorizadas (CNCs), além dos
softwares livres necessários para facilitar o compartilhamento de
desenhos e projetos de hardware aberto/livre - chamados aqui de
hiperobjetos. Na ocasião será apresentada a primeira máquina da bancada
concebida pelo Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física da
UFRGS, a Fresadora de Placas de Circuito Impresso João-de-Barro que visa
popularizar a prototipação e fabricação em pequenas escalas de de
hardware aberto/livre.

Autores: Rafael Pezzi e Germano Postal
Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física/UFRGS

Abraço,
Rafael

Rafael P. Pezzi
Instituto de Física - UFRGS