[gt-educacao] Por que a tecnologia não revolucionou a educação

Ana Cristina Fricke Matte acris em textolivre.org
Terça Maio 12 00:19:10 BRT 2015

Excelente, Fá!
Vou repassar aos meus alunos o endereço do teu escrito.
Hoje mesmo tive uma reação incontida num fórum da turma, toda de
professores de ensino médio e fundamental (especialização), Estávamos, by
the way, discutindo justamente um comentário enviado por você, Fá, sobre
uma fala de Cory Doctorow a respeito do windows bloquear a instalação de
outros sistemas operacionais. Eu não retirei minha fala de lá porque
refleti e percebi que, se fosse de um aluno, eu jamais retiraria:

*Quando a notícia diz "máquinas", ela quer dizer que não é o Windows quem
vai bloquear, mas a própria máquina, o hardware. Se a máquina for
certificada para Windows, algum componente, se não me engano o processador,
vai ter um dispositivo que impede qualquer outro sistema operacional de ser
instalado, mesmo que se apague o Windows.É boato, sim, mas se alguém disser
que ouviu falar que uma gangue está planejando assaltar as casas do meu
bairro, você não vai procurar a polícia?Temos que viver a ditadura da
maioria? Quem somos nesse mundo? Marionetes? Não, professores, formadores
de opinião. Vocês, meus caros, tem poder. Como diz o filme do Homem-aranha,
com grande poder vem grandes responsabilidades.Ok, respiro fundo:
desculpem, eu agora me alterei. E porque? Porque eu acredito num mundo
melhor e eu acredito que cada um faz a diferença.*

bjs
Ana