[gt-educacao] Dúvidas sobre OA

Guilherme Berghauser tortoyoyo em gmail.com
Quinta Maio 21 11:12:37 BRT 2015

Olá amigos, estou escrevendo meu TCC e ontem ao conversar com minha prof.
bateu um desespero, gostaria de saber ao certo com vocês.
Meu TCC é sobre um software editor de quadrinhos na web, para trabalhar com
a temática violência sexual(educação sexual), e em minha fundamentação
teórica escrevi um pouco sobre Objetos de Aprendizagem Interativa, seguindo
o que Behar diz:

Behar et al (p. 67, 2009), um objeto de aprendizagem é “qualquer material
digital, como, por exemplo, textos, animações, vídeos, imagens, aplicações,
páginas web de forma isolada ou em combinação, com fins educacionais”.

E ainda segundo Carvalho(2009), os OA são divididos em dois grupos: Ativos
e Passivos:

Assim, [Carvalo OA] (200X) classifica os OA em dois grupos: passivos e
ativos, os objetos de aprendizagem passivos, são aqueles materiais que,
segundo o autor, o aluno “recebe”, ou seja, o aluno apenas observa o
conteúdo estático, são eles: texto, livros, slides, palestras, vídeo,
imagem, áudio entre outros. Já os objetos de aprendizagem ativos, são
aqueles que o aluno pode interagir, modificar, testar e analisar, inserindo
dados na entrada e observando os resultados na saída.

Sendo no grupos dos ativos que se encontra o OAI, porém quando mostrei o
texto para ela, ela tentou me explicar sobre o que realmente era OA, e o
que eu entendi é que o material digital/ferramenta pedagógica que estou
desenvolvendo não é um objeto de aprendizagem e sim apenas uma ferramenta,
as imagens, textos, entre outros, contidas no material é que são OA.

Fiquei meio preocupado, na verdade meio perdido para saber como eu
classifico meu software que estou a desenvolver, já que ele não é um Objeto
de Aprendizagem, mas ela enfatizou para eu ler mais, porque ela fez o
mestrado(2003) na área e nunca mais pesquisou sobre o assunto.
Espero que vocês me ajudem com isso <3

Guilherme Costa Berghauser
Mozilla Brasil - QiLeverage Qualidade e Inovação
tortoyoyo em gmail.com - cel: +55 (46) 9916-8533 (Telegram e Whatsapp)