[gt-educacao] Dúvidas sobre OA

Tel Amiel tel em amiel.info
Quinta Maio 21 15:08:52 BRT 2015

É uma questão de granualirade e propósito. Se o seu software é o que, em si, será usado pelos alunos, ele poderia ser um OA. Se ele gera recursos, e esses serão usados pelos alunos, os recursos em si poderiam ser OAs.

Mas esse é um bom exemplo do porque se fala cada vez menos em “Objetos de Aprendizagem”. Depois de mais de uma década de discussões ninguém chegou a um consenso, e acho que já passamos dessa fase. Não a toa, em REA (Recursos Educacionais Abertos, que pegou carona no OA), as definições são muito abertas - tanto o software quanto o seu produto são recursos, e não se perde tanto tempo tentando qualificar o objeto pela sua granularidade mas sim pelas suas qualidades e seu uso (o que as pessoas estão fazendo com os recursos).  Isso não invalida tentar qualificar/categorizar o que você está criando e fazer essa relação com diversas definições de objetos/recursos (incluindo objetos de aprendizagem).

abraços,

tel

Essa discussão excessiva do que e do que não é foca mais na classe do que no propósito. Eu não perderia tempo tentando convencer se o teu software ou o produto são um OA estritamente (iss